segunda-feira, janeiro 23, 2012

Açude de intrigas - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 23/01/12




FÁBIO ZAMBELI (interino) 


Palco de novo embate entre PSB e PMDB e mergulhado em denúncias de superfaturamento de obras, o Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas) tem sua gestão colocada à prova por relatório recém-concluído pela CGU. Auditores constataram um rombo estimado em R$ 192 milhões, além de indícios de sobrepreço e direcionamento de licitações.

O texto qualifica a atual direção da autarquia federal como "deficiente" e "com pouca efetividade na adoção de providências". O Dnocs é presidido por Elias Fernandes Neto, ex-deputado indicado pelo líder peemedebista na Câmara, Henrique Alves (RN).

Vaivém A exemplo do que ocorreu na transição para o governo Dilma Rousseff, o escritor Fernando Morais voltou à bolsa de apostas para o Ministério da Cultura. As tratativas, contudo, não avançaram. A presidente insiste em indicar uma mulher para substituir Ana de Hollanda. Marta Suplicy e Marta Porto figuram na lista.

Glossário Técnicos do governo se surpreendem toda vez que Edison Lobão (Minas e Energia) concede entrevistas sobre o Código da Mineração, em gestação na pasta. Alegam que o ministro não participou das reuniões para discutir o assunto nos últimos meses. Quem toca o projeto é o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Claudio Scliar.

Consultoria O governo terminou 2011 sem contratar oficialmente nenhuma pesquisa para aferir a imagem e a aceitação popular de Dilma. Na ausência de dados oficiais, a presidente recorre às sondagens do publicitário João Santana, repassadas informalmente ao Planalto.

Tela quente 1 O TSE analisa mudança explosiva na propaganda de TV em regiões metropolitanas. Como opção ao bloqueio de sinal das emissoras que invade cidades vizinhas, a Corte estuda contemplar os três polos mais populosos do raio de alcance da geradora com a veiculação do horário gratuito.

Tela quente 2 Se aprovada, a medida levará o palanque eletrônico a municípios do entorno das capitais que hoje não contam com o recurso. Os três canais de maior audiência compartilhariam a difusão dos programas.

Bala perdida A ação da PM paulista na reintegração de posse do Pinheirinho esfriou o clima de namoro institucional de Geraldo Alckmin com Dilma. Emissário oficial do Planalto na operação, o secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, foi atingido na perna por um tiro de borracha.

Monitor Em atrito com o governo paulista desde a intervenção policial na cracolândia, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos designou sua ouvidoria para colher os relatos de sem-teto expulsos ontem da área invadida em São José dos Campos.

Timing Maria do Rosário (Direitos Humanos) destacou assessores para acompanhar in loco a negociação com invasores. A estrutura foi desmobilizada na sexta-feira passada, diante da perspectiva de acordo judicial.

Só vendo Em privado, Alckmin diz não acreditar que a manifestada indisposição de José Serra em concorrer à Prefeitura de São Paulo este ano seja definitiva.

PT saudações Ciente da resistência de setores petistas a seu nome, Gilberto Kassab telefona diariamente para deputados e dirigentes do partido. A eles, enfatiza seu distanciamento de Serra e procura demonstrar proximidade com Dilma.

Tiroteio

Com seu apoio à ação na cracolândia, d. Odilo Scherer, ecumênico e generoso, deixa sem discurso os radicais de ocasião da Igreja que protestam contra a presença do Estado.

DO SECRETÁRIO PAULISTA DE ENERGIA, JOSÉ ANÍBAL (PSDB), sobre a declaração do arcebispo de São Paulo, para quem a operação da PM na região central, criticada pelo padre Julio Lancelotti, foi "um presente para a cidade".

Contraponto

Álbum de família
Antes de ser chamado ao palco do segundo debate entre os pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de São Paulo, segunda passada, Andrea Matarazzo, sentou-se à plateia. Ficou incomodado com uma mulher que fotografava freneticamente Bruno Covas. Sem perceber que era Karen Ichiba, mulher do seu adversário nas prévias, perguntou:

-Por que você só tira fotos dele, hein? Eu também sou candidato. Não vai tirar de mim?

Sem jeito, a vizinha de cadeira respondeu:

-Claro que não. O Bruno é meu marido.

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA

Nenhum comentário: