quinta-feira, dezembro 22, 2011

Também quero - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 22/12/11


Enquanto o Supremo Tribunal Federal enquadra a Corregedoria Nacional de Justiça, esvaziando suas atribuições e trancando, entre muitas investigações país afora, a que havia identificado irregularidades na folha de pagamentos do TJ de São Paulo, um outro conflito ganha corpo dentro do tribunal.

O clima entre a maioria dos desembargadores é de faca nos dentes em relação aos 17 felizardos que conseguiram receber, em parcela única, valores de até R$ 1 milhão referentes a pagamentos retroativos reconhecidos pelo STF em 2000. No momento, a ira contra eles é igual ou maior do que a dedicada aos corregedores.

A muralha 1 Há quem alimente a ideia de tentar derrubar a liminar de Marco Aurélio Mello que asfixiou a corregedoria na segunda quinzena de janeiro, quando, em princípio, Carlos Ayres Britto, vice do Supremo, estaria à frente do plantão. Ao contrário de Mello, o ministro é considerado sensível à causa dos agora derrotados.

A muralha 2 Ocorre que o presidente da Corte, Cezar Peluso, já indicou que pretende responder pelo plantão durante todo o período de recesso. E ele seria o último ministro a restabelecer o suprimento de oxigênio para a corregedora Eliana Calmon.

Saindo... A Infraero negociou redução de 20,33% em relação a proposta inicial do consórcio que tocará a reforma do terminal de passageiros 1 do aeroporto do Galeão, no Rio, primeira grande obra a ser feita dentro do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para a Copa e a Olimpíada. Agora, o valor previsto é de R$ 153 milhões.

...do forno A Comissão de Licitação da Infraero já avaliou e aprovou os documentos de habilitação apresentados pelo consórcio Novo Galeão, que reúne as empresas MPE, Consbem, Paulo Octávio, IC Supply e RV). A obra deve começar em abril, e a conclusão está anunciada para dezembro de 2013.

Ghost Se dúvida ainda havia, ficou claro para os presentes à cerimônia de contratação de obras de saneamento do PAC 2, ontem no Planalto, que Mario Negromonte está só cumprindo tabela até a reforma ministerial. O titular das Cidades discursou. Ninguém prestou atenção.

É Natal Dilma Rousseff puxou uma salva de palmas para as ministras palacianas Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) no evento do PAC. A primeira se mostrou feliz. A segunda, exultante.

Corretivo A efusividade nos cumprimentos a auxiliares está longe de ser o padrão da presidente. Segundo piada que circula em Brasília, a Lei da Palmada foi criada para proteger os ministros da mão pesada de Dilma.

Olha lá O PSDB paulistano publica hoje no "Diário Oficial" a lista dos 21.888 filiados aptos a participar das prévias. Quem não estiver na relação e quiser votar na consulta que definirá o candidato tucano à prefeitura terá até o próximo dia 29 para pleitear sua inscrição por meio de formulário no site do partido.

Lipo Casos excepcionais serão avaliados por uma comissão. O militante precisará explicar por que não se recadastrou em 2009. Antes dessa triagem, a sigla contabilizava 47.500 filiados na cidade, de acordo com o TRE.

Onde pega O tamanho do colégio eleitoral é um nó no processo das prévias. Os quatro pré-candidatos têm feito suas campanhas com um universo "virtual" de votantes, o que aumenta a imprevisibilidade do resultado.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Quem conhece a Dilma recomenda: é melhor todo mundo calçar as sandálias da humildade e dar um basta a este clima de conflagração."

DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR), advertindo correligionários e peemedebistas para os riscos da escalada de hostilidades entre os dois partidos na cúpula da Caixa Econômica Federal.

contraponto

Aí já é demais

No sábado passado, foi lançada em Belo Horizonte a seção mineira do Movimento da Nova Política, liderado pela ex-senadora Marina Silva.

Ao chegar com certo atraso ao evento, a sindicalista e professora Vanessa Portugal (PSTU) procurou se justificar. Explicou aos presentes que viera direto da escola, onde havia reposto aulas relativas ao período de 112 de dias de greve na rede estadual:

-Se fosse um dia normal de aulas, até daria... Mas faltar em dia de reposição eu não posso!

Nenhum comentário: