terça-feira, dezembro 27, 2011

Sem sobressaltos - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 27/12/11


A gestão de Aloizio Mercadante no Ministério da Educação será de continuidade. Serão mantidos os integrantes dos principais cargos da pasta: o secretário-executivo, José Henrique Paim; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos de Freitas; e o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Luís Fernando Massonetto.

Mercadante já se sentou na cadeira
O anúncio oficial de que Mercadante assumirá o MEC deverá ocorrer após o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15. Só então Fernando Haddad deve deixar o ministério para se dedicar à campanha para a prefeitura de São Paulo. A presidente Dilma não gostou de Mercadante ter se antecipado e divulgado que será o novo ministro da Educação. No coquetel com lideranças partidárias na semana passada, no Palácio da Alvorada, o petista falou abertamente sobre o assunto. O MEC servirá como vitrine para Mercadante, que quer disputar o governo de São Paulo.

DESTAQUE. A ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) está na lista das cem personalidades do ano do jornal espanhol "El País", que será divulgada no final desta semana. O destaque é a aprovação da Comissão da Verdade. O texto de apresentação de Rosário é assinado pelo ex-presidente Lula, que fala em "momento histórico da causa dos Direitos Humanos e da consolidação cada vez mais forte da democracia no Brasil".

"Quanto mais tarde a gente fizer essa regulamentação, mais difícil será o entendimento” — Wellington Dias, senador (PT-PI), sobre a redistribuição dos royalties do petróleo, que deve ser votada até abril

Férias
A presidente Dilma levou uma mala de livros para as férias, entre eles "A vida quer é coragem", sobre sua própria trajetória, escrito pelo jornalista Ricardo Amaral. A presidente também quer curtir o neto durante sua estada na Bahia.

Dança das cadeiras
Presidente da Funai, Márcio Meira pediu ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) para deixar o cargo. E o presidente da Conab, Evangevaldo dos Santos, deve cair. Ele não tem afinidade com o ministro Mendes Ribeiro (Agricultura).

Insatisfação na base aliada
O governo deve liberar até o dia 31 apenas 20% das emendas parlamentares ao Orçamento da União de 2011. Na semana passada, o Subchefe de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais, Paulo Argenta, se reuniu com um grupo de 20 parlamentares para garantir que esses recursos seriam liberados e pedir que eles aprovassem o Orçamento do ano que vem. A insatisfação na base é grande.

Rodízio
Os senadores Wellington Dias (PI) e Walter Pinheiro (BA) disputam a liderança da bancada do PT no Senado. A decisão será tomada em 31 de janeiro. Até lá, haverá tentativa de acordo para evitar que a disputa seja decidida no voto.

Sem festa
Com o Congresso em recesso, a posse de Jader Barbalho (PMDB-PA) amanhã será um ato meramente burocrático. "O que tínhamos que comemorar, já comemoramos", disse Barbalho. Ele havia sido barrado pela Lei da Ficha Limpa.

PRESSÃO. Associações de juízes estão caindo em cima de parlamentares que criticaram o esvaziamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

RECESSO. O vice-presidente Michel Temer vai passar o fim de ano na Praia de Itacaré, na Bahia.

SUSTO. A presidente Dilma levou um susto na semana passada. Tia Arilda sofreu um tombo durante a noite, no Palácio da Alvorada, e teve que ser examinada por um médico.

Nenhum comentário: