terça-feira, dezembro 06, 2011

Recuo preventivo - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 06/12/11

Cientes das divisões internas do PDT e preocupadas com o interesse de alguns petistas e da CUT na substituição de Carlos Lupi, as demais centrais, lideradas pela Força, já admitem patrocinar uma indicação "estrangeira" ao Ministério do Trabalho. O nome em discussão é o do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que chegou a ser sondado pelo Planalto como opção para a prevista reforma no primeiro escalão.

Com a manobra, os não-cutistas se protegeriam de perdas com eventuais mudanças na pasta, responsável pela aferição da representatividade das centrais, base de cálculo para os repasses da contribuição sindical.

Semântica Na carta de demissão, Lupi usou o termo "divulgação" ao mencionar o parecer da Comissão de Ética, decisivo para sua degola. Assim como Dilma, ele questiona a publicidade dada aos trabalhos do colegiado.

Intervalo No domingo, Lupi se dividiu entre a redação da carta e a rodada final do Campeonato Brasileiro.

O alvo Chama a atenção do Planalto o fato de que a reforma ministerial dos sonhos do PT sacrifica sobretudo o PSB. A sigla de Eduardo Campos perderia Integração e Portos, ganhando em troca apenas Ciência e Tecnologia.

Quero ser grande Petistas lembram que Campos avisou, na convenção feita para reconduzi-lo à presidência do PSB, que lançará 1.500 candidaturas em 2012 e não aceitará ingerência de aliados nas escolhas regionais.

Anote aí De um aliado, ao saber que Dilma rejeita acordo com a oposição na votação da emenda 29, enquanto o Planalto se dispõe a resolver pendências individuais de senadores: "Eles vão agir no varejo".

Meio mundo Ministros foram escalados para controlar o apetite da base aliada por emendas à DRU. Se a oposição conseguir 27 assinaturas para qualquer aditivo, a tramitação terá novo atraso.

Vermelho vivo O presidente do PT, Rui Falcão, e o marqueteiro João Santana mostraram ontem a Lula o programa de TV que o partido levará ao ar nesta quinta-feira. Trata-se, segundo Falcão, do programa "mais petista" feito pela sigla em anos recentes. Lula aprovou.

Menos, menos A tática de adotar Fernando Haddad (PT) como alvo imediato e prioritário, exercitada pelos pré-candidatos Bruno Covas e Ricardo Trípoli na sabatina Folha/UOL, não é consenso no PSDB. Os críticos apontam duas contraindicações: assumir prematuramente a necessidade de aliança com o PSD e empurrar Gabriel Chalita (PMDB) para o bloco petista.

Afinidades 1 Alberto Goldman procurou dirigentes do PSDB-SP para reclamar de Bruno Covas. Para o ex-governador, ele estaria dinamitando pontes com Gilberto Kassab (PSD) ao criticar a "política higienista" que teria sido praticada na capital.

Afinidades 2 Embora o senador Aloysio Nunes, defensor da aliança com o PSD, ainda não tenha declarado apoio a nenhum dos pré-candidatos tucanos, sua equipe está mergulhada na campanha de Andrea Matarazzo.

Percepções Após levantamento de intenção de voto, a Analítica Consultoria fará pesquisas qualitativas sobre os pré-candidatos do PSDB. Aparições em sabatinas e seminários serão usadas para testar a imagem dos quatro.

Pai da matéria O juiz Fausto de Sanctis fala amanhã em seminário do Ministério da Justiça sobre lavagem de dinheiro no futebol.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"A mulher que demitiu Carlos Lupi do Ministério do Trabalho não foi a presidente Dilma Rousseff, e sim a baiana Marília Muricy."

DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), creditando o desfecho da arrastada novela à relatora da Comissão de Ética que recomendou a exoneração tanto pelo acúmulo de irregularidades como pela "falta de zelo" do pedetista.

contraponto

Maior absurdo

Em sessão da Assembleia paulista, na quinta-feira passada, deputados discutiam os reflexos do caso Controlar, que resultou no bloqueio de bens de Gilberto Kassab (PSD), a partir de ação movida pelo Ministério Público para contestar a licitação da inspeção veicular.

Disposto a mostrar solidariedade ao prefeito paulistano, seu aliado Gilmaci Santos, do PRB, foi à tribuna e disparou, cheio de indignação:

-O que fizeram com o prefeito Kassab não se faz nem com um ser humano!

Nenhum comentário: