quinta-feira, dezembro 29, 2011

Radicalismos - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 29/12/11


Há grande expectativa em torno da indicação, pela presidente Dilma, dos integrantes da Comissão da Verdade no início do próximo ano. Antes mesmo de entrar em funcionamento, a comissão já provoca polêmica. Os militares temem revanchismo, e a esquerda, que ela seja superficial. Familiares de mortos e desaparecidos defendem, por exemplo, a revisão da Lei da Anistia, o que já foi descartado pelo Supremo Tribunal Federal.

Comissão do B
Militantes da esquerda já criaram uma subcomissão de acompanhamento da Comissão da Verdade. Ela pretende estimular a criação de grupos de trabalho nas Assembleias Legislativas para levantar informações sobre o período da ditadura e pressionar a Comissão da Verdade. A subcomissão também vai realizar audiências públicas, mantendo uma agenda paralela. A subcomissão já está agindo em articulação com o Ministério Público para colher documentos enviados por familiares de mortos e desaparecidos. O objetivo é encaminhar à Justiça se ficarem comprovadas responsabilidades por crimes cometidos.

"Temos que passar o país a limpo” — Luiza Erundina, deputada federal (PSB-SP) e presidente da subcomissão de acompanhamento da Comissão da Verdade

NO ENCALÇO. Em tempo de romaria de parlamentares para liberação de emendas ao Orçamento, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) não tem refresco. Ontem, ela foi ao Ministério do Planejamento, para reunião com o governador Raimundo Colombo (SC), quando foi surpreendida, no elevador, por deputados em busca de recursos. O prazo para autorização de emendas foi prorrogado de amanhã para 14h do dia 31.

Pulando fora
O PT de Niterói decidiu lançar candidatura própria para a prefeitura. Haverá prévias entre o deputado federal Chico D´Ângelo e o deputado estadual Rodrigo Neves. O partido entregou a secretaria municipal de Assistência Social.

Carona
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) estampou na traseira dos ônibus, no Rio, propaganda de seu livro "Royalties do Petróleo - As Regras do Jogo", sobre a polêmica redistribuição desses recursos. Ele quer disputar o governo do Rio.

Espírito natalino
Além de agradecer aos aliados, a presidente Dilma também demonstrou gratidão à oposição neste final de ano. "Nós não temos aquela oposição que levou, por exemplo, os Estados Unidos a ver rebaixada a sua nota nas agências de rating por conta da briga entre os republicanos e os democratas. Nós temos a capacidade de brigar quando devemos e de fazer acordo também quando devemos", disse ela, em solenidade neste mês.

Patrimônio
Portaria do Ministério da Cultura, publicada ontem, homologou o tombamento do Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial, conhecido como Monumento aos Pracinhas, no Parque do Flamengo, no Rio.

Em banho-maria
A briga entre PT e PMDB na direção da Caixa Econômica se acalmou. "Não teve mais tititi", diz um peemedebista. Um dos focos de desentendimento era sobre o uso do FGTS para financiar obras da Copa, vetado pela presidente Dilma.

FELIZARDO. Enquanto o Congresso virou um muro de lamentações, o deputado André Vargas (PT-PR) diz que conseguiu autorizar a liberação de quase todas as suas emendas ao Orçamento.

LÍDERES aliados dizem que, em vez de receber telefonemas de boas festas, não param de atender deputados reclamando da não liberação de emendas.

PADRINHO. A presidente Dilma tomou a decisão de deslocar Aloizio Mercadante para o MEC depois de uma conversa com o ex-presidente Lula.

Nenhum comentário: