sexta-feira, dezembro 23, 2011

Passando o bastão - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 23/12/11


Começou a transição no MEC. Na quarta, Aloizio Mercadante, futuro titular, reuniu-se no ministério com Fernando Haddad, que deixará o cargo para disputar a eleição municipal. Ontem, em viagem a São Paulo, os dois tiveram conversa reservada com Dilma Rousseff.

Mercadante pretende manter pelo menos dois integrantes da atual cúpula: o secretário-executivo, José Henrique Paim, e o secretário de Regulação e Supervisão do Ensino Superior, Luís Fernando Massonetto. Planeja também levar alguns de seus atuais auxiliares na Ciência e Tecnologia, mas não muitos, porque a presidente não quer ver a pasta esvaziada.

Climão Removida da disputa paulistana e prestes a perder a vice-presidência do Senado, Marta Suplicy acusou o golpe da escolha de Mercadante para o Ministério da Educação. No Natal dos catadores, ontem, os dois nem se cumprimentaram.

Filho pródigo Dada a guerra entre facções do PP e o olho gordo do PT sobre as Cidades, passou a ser considerada a volta de Márcio Fortes - descontente na Autoridade Pública Olímpica- para o comando da pasta.

Sonho distante Os petistas, que também veem subir a cotação de Fortes, reconhecem que será difícil abiscoitar Cidades na reforma, pois isso desencadearia um efeito dominó de partidos e pastas que Dilma quer evitar.

Só pensa naquilo No jantar de fim de ano oferecido anteontem aos líderes da base aliada, Dilma fez graça com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS): "Ele agora fica ligando toda hora para saber se eu e o Temer não vamos viajar".

Fast food A confraternização durou apenas das 20h às 21h30. A senha para os convivas se retirarem, como está virando tradição na era Dilma, é a convocação para posar para a foto oficial na rampa do Alvorada uma vez encerrada a fala presidencial.

Assopra... Embora tenha cuidado de frisar que não quebrou sigilo de ninguém em suas investigações, na contramão do que alegam entidades de magistrados, a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, foi para lá de cuidadosa em relação aos ministros do Supremo em entrevista coletiva ontem.

...e assopra Eliana sabe bem que, tal como ficaram as coisas depois da liminar de Marco Aurélio Mello, ela agora depende da boa vontade do plenário para restaurar, ainda que parcialmente, as atribuições da corregedoria.

#fail Ironicamente, Marco Aurélio Mello só concedeu a liminar polêmica depois de pregar no deserto durante semanas para levar o assunto ao plenário, no que esbarrou no desejo de Cezar Peluso de fazer uma "pauta positiva" para o STF no fim do ano.

Repatriado O ex-senador Arthur Virgílio (AM) deixará seu cargo na embaixada do Brasil em Lisboa para assumir uma nova secretaria de relações internacionais no PSDB. Paralelamente, vai viajar o país para ajudar a organizar as candidaturas tucanas nas capitais.

Pesos... Dirigida por Paulo Skaf (PMDB), a Fiesp vai patrocinar um novo indicador de desempenho do Legislativo. A primeira experiência se dará na Câmara paulistana até junho de 2012.

...e medidas Encerrada a varredura do trabalho dos vereadores, Skaf, que pretende disputar o governo paulista em 2014, espera adaptar o instrumento para medir também a produtividade de deputados e senadores.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Transparência com dinheiro público não se presta a hipocrisia. Não dá para ser agressivo quando se trata do PT e contemporizar quando alguém da oposição é questionado."

DO PRESIDENTE DO PT PAULISTA, EDINHO SILVA, sobre o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), que disse não ver problema em usar um motorista pago pela Casa para transportar os filhos em sua base eleitoral.

contraponto

Brigada anti-incêndio

Surpreendidos com a ordem de Dilma Rousseff para que fossem conferir in loco o incêndio na favela do Moinho, ontem, os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), Tereza Campello (Desenvolvimento Social) e Maria do Rosário (Direitos Humanos) se reuniram antes de ir.

-Alguém aí tem um Google Maps para a gente ver onde é?- pediu Maria do Rosário.

-Perto do aeroporto, eu vi a fumaça- disse Tereza.

Foram salvas por um dos presentes, que fez o favor de explicar que Campos Elíseos fica bem longe de Congonhas.

Nenhum comentário: