sábado, dezembro 03, 2011

O preço - ILIMAR FRANCO



O GLOBO - 03/12/11

Além dos senadores Clésio Andrade (PR-MG) e Zezé Perrella (PDT-MG), Ivo Cassol (PP-RO) também assinou emenda da oposição à prorrogação da DRU. Cassol quer emplacar o presidente da Ceron, a companhia energética de Rondônia, que é uma empresa federalizada. Sugeriu o nome de dois ex-secretários de sua gestão no governo do estado: João Carlos Ribeiro e Alceu Ferreira.

Para Mantega com carinho
A Receita Federal editou instrução, em setembro, adiando para 2015 a obrigatoriedade de um selo fiscal para as garrafas de vinho comercializadas no país. O selo foi criado para coibir o contrabando e a pirataria. Os produtores reagiram e, em seu nome, o governador Tarso Genro (RS) falou com a presidente Dilma. O adiamento era pleito dos importadores. A presidente voltou a Brasília e chamou o ministro Guido Mantega (Fazenda) para discutir a decisão da Receita. No fim da reunião, Dilma determinou: "Guido, revoga isso". A instrução foi revogada e o selo fiscal para o comércio do vinho entra em vigor em primeiro de janeiro.

"A ‘grande realização’ de fim de ano da presidente Dilma foi tornar a Comissão de Ética um organismo decorativo, cujas posições, quando mais firmes, são desconsideradas” — Chico Alencar, deputado (PSOL-RJ)

MOTIVAÇÃO. Assessores da presidente Dilma atribuem a atitude do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de colocar em pauta a regulamentação da Emenda 29, à sucessão na Agência Nacional de Petróleo. Sarney e o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) gostariam que o atual presidente da ANP, Haroldo Lima, fosse substituído pelo diretor Alan Kardec. O governo foi surpreendido com a decisão de Sarney.

Visibilidade
Todos os atos do Ministério da Agricultura e dos órgãos vinculados passarão a ser divulgados num novo Portal da Transparência. "Tem que colocar tudo na internet, para que todo mundo seja fiscal", justifica o ministro Mendes Ribeiro.

Pressão
Os petistas querem mais dinheiro para a Saúde, na votação da Emenda 29. O senador Wellington Dias (PT-PI) questiona: "Como vamos fixar 15% obrigatório para os municípios? Fixar 12% para os estados. Como não fixar 10% para a União?".

Caça às bruxas no PSB
O auditório que sediou o congresso nacional do PSB, ontem, em Brasília, estava repleto de faixas contra o governador Cid Gomes (CE) e seu irmão Ciro Gomes, chamados de "coronéis". A mais agressiva dizia: "O PSB tem história. Os Ferreira Gomes têm várias estórias: Arena, PDS, PMDB, PSDB e PSB". A faixa foi retirada da parede. A Juventude do PSB-DF apareceu com esta: "Diga-me com quem andas... PSD não". Ciro foi vaiado.

Condição
Dirigentes do PT estão dispostos a reeditar a aliança com o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), mas avisam: "Quem vai escolher o vice é a gente". Lacerda e seu atual vice, Roberto Carvalho (PT), andam em pé de guerra.

Projeção
A direção do PSDB acaba de concluir uma avaliação sobre as perspectivas para as eleições nas capitais em 2012. Chegaram à conclusão que as melhores chances de vencer são em João Pessoa, Maceió, São Luís, Teresina e Rio Branco.

A SECRETARIA de Direito Econômico do Ministério da Justiça pode mudar de nome. A ideia é rebatizá-la de Secretaria do Consumidor, única área de ação do órgão que não passou para o Cade.

NA LUA. O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), não conseguiu embarcar em avião de carreira, na quinta-feira, para Recife. Ele não tinha documento de identificação com foto.

O EX-GUERRILHEIRO Bona Garcia vai assumir a diretoria financeira da Conab e não a presidência da companhia, que continuará sendo exercida por Evangevaldo Moreira dos Santos.

Nenhum comentário: