domingo, dezembro 11, 2011

O Natal de Dilma - SUELY CALDAS


O ESTADÃO - 11/12/11


Neste final de ano o bom velhinho do Natal reservou para a presidente Dilma um difuso saco de presentes: uma miscelânea que deu ao governo alívio, com a aprovação da prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) no Senado; angústia, por uma economia estagnada, inflação alta e investimento em recuo; e um inquieto temor, com pressões por aumentos salariais do Judiciário e do Legislativo, a votação do Código Florestal no Congresso e o efeito do reajuste de 14% do salário mínimo, em janeiro, nas contas da Previdência.

O bom velhinho até gostaria de dar um presente mais grandioso a ela e ao País - um plano de ação ordenado, com metas e diretrizes para os próximos três anos -, mas o governo não ajudou. Não perdeu o rumo pois nem sequer buscou encontrar um para o País, caminhou trôpego, concentrando ações no imediatismo, apagando incêndios políticos herdados do antecessor e agindo desordenadamente na economia. E a desordem chegou até o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a vitrine mais vistosa do governo, que empacou e é criticado até pelo ex-presidente Lula.

Entre a vitória eleitoral e a posse na Presidência, Dilma teve tempo de sobra para definir rumos e prioridades, organizar um plano de ação com metas de curto, médio e longo prazos. Afinal, ela não era novata, acumulou quatro anos de experiência e boa parte na Casa Civil, coordenando o governo inteiro. Perdeu precioso tempo. Ao sentar na cadeira maior do Palácio do Planalto, ela não sabia o que fazer para estimular o setor privado a investir em infraestrutura - portos, estradas, ferrovias, geração de energia. Às pressas, com a proximidade da Copa, o ex-ministro Antonio Palocci preparou um improvisado plano de privatização de três aeroportos, cujas licitações vêm sendo seguidamente adiadas.

Não há nenhuma estratégia para superar o vergonhoso e gigante déficit de saneamento básico, que deixa 45% dos municípios do País sem esgoto e água tratada. Lançado no início de agosto, o Plano Brasil Maior ainda não produziu resultados e seu principal mentor, o ministro Fernando Pimentel, se ocupa agora em explicar-se de denúncias de corrupção. É o sétimo ministro acusado de práticas ilícitas. Seis foram demitidos.

Aliás, administrar crises políticas decorrentes de corrupção de ministros tomou semanas, meses da presidente nesse primeiro ano de governo. Ela passou mais tempo consertando do que construindo. Os herdados de Lula, a escolha errada de políticos indicados por partidos aliados, sem nenhum preparo técnico e com o único propósito de extrair do cargo vantagens e recursos para os partidos, custaram muito caro a Dilma. E deixam um aprendizado que, se ela souber e quiser tirar proveito, vai aplicar na reforma ministerial que vem por aí.

Na economia, dias melhores com certeza não virão. Todos os diagnósticos apontam para recessão na Europa em 2012. A estagnação econômica constatada pelo IBGE entre julho e setembro persistiu em outubro. São Paulo, o Estado mais industrializado do País, acumulou perdas de 7,6% em setembro e outubro e não há fatos que indiquem melhora no curto prazo. O consumo até aqui foi menos afetado, mas o emprego industrial caiu 0,4% entre setembro e outubro, indicando um cenário nada animador.

Na melhor das hipóteses, a inflação de 2011 ficará no limite do teto da meta, de 6,5%, com forte risco de ultrapassá-la. A valorização do dólar em relação ao real levou o Índice de Preços ao Produtor a disparar para 1,23%, em setembro, e 0,85%, em outubro, com reflexos perversos nos preços de varejo nos próximos meses. Mas o pior indicador da pesquisa do PIB do 3.º trimestre foi o recuo de 0,2% dos investimentos, em relação ao trimestre abril-junho, um reflexo da queda na produção industrial. No Brasil, o investimento tem avançado só em momentos de crescimento na indústria e é fraco e desordenado na infraestrutura, justamente onde há maior deficiência e onde o governo deveria ter, e não tem, um plano de ação de longo prazo.

Por isso o Brasil vai fechar 2011 com o pior desempenho econômico entre os países do Brics e um dos piores da América Latina.

Nenhum comentário: