quinta-feira, dezembro 01, 2011

O fator apicuns - ILIMAR FRANCO





O GLOBO - 01/11/11



Inconformado com a decisão do relator do Código Florestal no Senado, Jorge Viana (PT-AC), em considerar os apicuns (criatórios de camarão) áreas de manguezal, o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), já cogita resgatar o texto votado na Câmara. Mesmo legalizando as áreas de apicuns em atividade até julho de 2008, Alves alega que permanece a insegurança jurídica. Na semana que vem, senadores do Rio Grande do Norte e do Ceará e os ruralistas vão tentar liberar essas áreas.

Flagrante no cafezinho do Senado
Os deputados ruralistas Paulo Piau (PMDB-MG), cotado para relatar o Código Florestal na Câmara, e Abelardo Lupion (DEM-PR) conversavam, quando chegou a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura. Entusiasmada, disse: "Conseguimos tudo o que a gente queria. Dilmão concordou com tudo." E, empolgada, acrescentou: "Um dos nossos (ruralistas) tem que ser o relator lá (na segunda votação na Câmara). O Aldo Rebelo (relator na primeira votação na Câmara) é socialista. O Jorge Viana (relator no Senado) é um verdinho. O Luiz Henrique (relator na CCJ do Senado) não é mais nosso. A relatoria agora é nosso direito." Fecha o pano.

"Não deve ter porteira fechada em nenhum lugar” 
— Rui Falcão, presidente do PT, sobre o preenchimento dos cargos de segundo escalão dos ministérios

GANHANDO TEMPO. A presidente Dilma pediu ao ministro Guido Mantega (Fazenda) uma solução técnica para a proposta de redistribuição dos royalties do petróleo. O projeto relatado no Senado por Vital do Rego (PMDB-PB) está agora em tramitação na Câmara. Lideranças de partidos aliados estão enrolando para indicar os integrantes da comissão especial, com o objetivo de empurrar a discussão para o ano que vem.

Jogo de corpo
Quando soube que o presidente do PT, Rui Falcão, passaria os próximos dias em Belo Horizonte, para tratar das eleições do ano que vem, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) foi logo avisando: "Vou estar na Venezuela".

Menos uma prévia
A retirada da candidatura à prefeitura de Porto Alegre do deputado estadual Raul Pont (PT) foi um alívio para a direção nacional petista. A avaliação é que o presidente da Assembleia, Adão Villaverde (PT), tem condição de reunir mais apoios.

Todos unidos para endurecer a Lei Seca
A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) vai reunir hoje os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e os senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Demóstenes Torres (GO), líder do DEM. Eles, representantes do governo e da oposição, vão sentar para discutir uma proposta comum que torne a Lei Seca ainda mais rigorosa. "Esse é um tema em que há convergência", resume Demóstenes.

Urgência
Com 289 assinaturas, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) deu entrada ontem, na Mesa da Câmara, em requerimento de votação em regime de urgência da proposta que trata da redistribuição dos royalties. A pauta está trancada.

Enigmático
O ex-governador José Serra, de passagem por Brasília ontem, negou-se a responder perguntas sobre as eleições para a prefeitura de São Paulo. Não quis falar do tema nem com deputados e senadores tucanos que o procuraram.

O VICE Michel Temer dá aula magna hoje, na Universidade de Columbia (EUA), sobre "O Estado social de direito", referente à incorporação dos direitos sociais à Constituição brasileira.

OS GOVERNADORES Eduardo Campos (PE) e Cid Gomes (CE), ambos do PSB, querem manter a aliança com o PT nas prefeituras de Recife e Vitória.

ESTRATÉGIA. Sobre as eleições do próximo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) explica que seu "projeto é retribuir a indicação do meu partido, fazendo um bom trabalho à frente da Comissão de Constituição e Justiça".

Nenhum comentário: