quarta-feira, dezembro 21, 2011

Conciliação - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 21/12/11

O PMDB e o PT estão fazendo um esforço para despolitizar as divergências na diretoria da CEF. Dirigentes dos dois partidos se reuniram nos dois últimos dias. O PMDB deu o recado: “Quando a Maria Fernanda era presidente, nunca teve problema.” A expectativa é que a Vice-Presidência de Loterias da CEF seja mantida no Conselho Curador do FGTS. O PT assumiu para si a tarefa de conversar com o presidente da CEF, Jorge Hereda.

É dura a vida do DEM

A direção do DEM acaba de descobrir que a sua sigla não significa nada para os eleitores e que o partido terá de fazer uma ofensiva para ficar conhecido como DEMOCRATA. A constatação foi feita por pesquisa qualitativa aplicada em cinco capitais. O partido é reconhecido como de oposição, e seu recente programa na TV agradou às classes C e D, sobretudo quando defendeu a redução dos impostos. Chamou atenção também o desinteresse dos eleitores pela política partidária. Num desses grupos, um cidadão disse: “O PSDB, o partido do Fernando Henrique, é o partido do Michel Temer (vice-presidente no governo Dilma).”

A decisão do ministro Marco Aurélio de Mello (STF) representa um retrocesso na busca por um sistema judiciário mais eficiente, mais transparente e mais ético” 

— Ana Amélia, senadora (PP-RS), sobre a retirada de poderes do Conselho Nacional de Justiça

VIRANDO O JOGO. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), depois de passar um sufoco, terminou o ano com o saldo de ter aprovado todas as leis de interesse do governo. Com esforço e boa vontade das partes, ele reconstruiu as relações com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Vaccarezza foi candidato a ocupar o cargo exercido por ambos.

Rombotur
A Controladoria-Geral da União concluiu a investigação sobre os convênios com irregularidades firmados pelo Ministério do Turismo. A CGU anuncia hoje o tamanho do rombo que ajudou a derrubar o ex-ministro Pedro Novais.

Divã
Sobre as dificuldades na bancada do PMDB no Senado, um dirigente do partido explica: “Temos uma bancada de ex-governadores. Eles chegam ao Senado com grande expectativa. Frustrados os planos, eles viram dissidentes.”

O sufoco do senhor embaixador
Os deputados e senadores, sobretudo dos partidos de esquerda, passaram o dia de ontem recebendo ligações de funcionários da Embaixada da Coreia do Norte no Brasil. O embaixador Ri Hwa Gun abriu um Livro de Condolências a propósito da morte do ditador Kim Jongil. E, para seu desespero, muitos dos parlamentares procurados, visivelmente constrangidos, não quiseram ir até a representação para registrar seus pêsames.

Revoada

Vários militantes do PCdoB que foram mantidos em seus cargos no Ministério do Esporte, após a entrada do ministro Aldo Rebelo, estão pedindo demissão de seus cargos. Eles estão saindo alegando incompatibilidade de estilos.

Sobrevivente
Depois de passar por situações de sufoco junto à presidente Dilma, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) termina o ano em alta. Ela entregou para a presidente tudo o que lhe foi pedido para aprovar no Congresso.

A PRESIDENTE Dilma não tem falado de reforma ministerial com ministros e políticos que tentam arrancar alguma informação.

CARIMBO.
 A pesquisa qualitativa encomendada pelo DEM revelou que, apesar do tempo, o partido continua com imagem negativa no Rio e na Bahia. O motivo: o ex-senador ACM, que faleceu em 2007.

O GOVERNADOR
 Jaques Wagner cria hoje o Prêmio de
Desempenho Policial. A ideia é reduzir violência e criminalidade. Os policiais que atingirem as metas vão receber prêmios de R$ 360 a R$ 4 mil.

Nenhum comentário: