segunda-feira, dezembro 12, 2011

CLAUDIO HUMBERTO

"Definitivamente, Passos não representa o PR"
 Senador Blairo Maggi (PR-MT), sobre o ministro Paulo Sergio Passos (Transportes)


Crises fazem dilma reavaliar reforma ministerial

Duas encrencas que explodiram dias atrás complicaram o desenho da reforma ministerial pretendida pela presidenta Dilma. Primeiro, as acusações ao ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento). Depois, o vazamento da informação de que a gerência do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sairia do Ministério do Planejamento para a Casa Civil. Com as confusões, o projeto voltou à gaveta.

GLEISI NO PAC

O plano de Dilma era entregar à ministra Gleisi Hoffmann o comando das ações do PAC, com sua conhecida mão de ferro.

IDELI VENDIDA

Outra mudança seria Fernando Pimentel substituir Ideli Salvatti (Relações Institucionais) na articulação política do governo.

QUEM? COMO?

Ideli Salvatti anda tão perdida na articulação política que só apareceu no Senado quando a prorrogação da DRU já tinha sido aprovada.

SARNEY FEZ O TRABALHO

Ideli virou piada no Planalto: após a votação da DRU, ela entrou no plenário e deu continência a Sarney, o articulador da vitória governista.

LEWANDOWSKY DEVE ANTECIPAR SUA SAÍDA DO TSE

No meio jurídico é dado como certo que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandoswski, sairá do cargo logo após inaugurar o luxuoso e espaçoso prédio do tribunal. A saída de Lewandoswski ocorreria somente em abril. Com isso, assumirá imediatamente o cargo a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, a quem caberá o comando das próximas eleições municipais, em 2012.

PIONEIRA

Cármen Lúcia, que é ministra do Supremo Tribunal Federal, será a primeira mulher a assumir a presidência da Justiça Eleitoral.

PAÍS RICO

O novo prédio do TSE custou meio bilhão de reais e vai abrigar apenas sete ministros (que têm outras atribuições), às terças e quintas à noite.

OUSADIA

Bolivianos acham inúteis os 40mw que o Brasil ofereceu contra seus apagões. Para Evo Morales, o Dilma teria que gastar mais... na Bolívia.

DOIDO POR JATINHO

O ministro Celso Amorim (Defesa) não perdeu tiques de ex-chanceler: só voa no jato Legacy, da presidência da República, desbancando, sem constrangimento, a prioridade de outros ministros. Ele decide e ponto.

PRATO QUENTE

A presidenta aguarda uma chance para dizer ao governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), com o jeito Dilma de manifestar desagrado, que não esquecerá o ataque de seu irmão, Ciro, ao ministro Fernando Pimentel.

ELA DECIDIRÁ

Bem que o PMDB de José Sarney se assanhou, mas foi avisado de que a presidenta Dilma não abre mão de indicar o substituto de Haroldo Lima na presidência da Agencia Nacional de Petróleo (ANP).

INCAPACIDADE

Clamor do senador Delcídio Amaral (PT-MS) na audiência pública com a ministra Miriam Belchior (Planejamento): "A Infraero é incapaz de preparar os aeroportos para a Copa!" Só o governo não sabia disso.

GRITO NO DESERTO

O ministro Fernando Haddad (Educação) faz de tudo para não ter de sair junto com os demais, na reforma de janeiro. Amigos afirmam que, desse modo, ele poderia ser confundido com ladrões, coisa que não é.

FALA, TORCEDOR

Votos para 2012 do presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, vascaíno doente: democracia e apuração das denúncias na CBF, árbitros que não prejudiquem equipes e campeonatos disputados com lisura.

'EU EXISTO'

Eduardo Braga (PMDB-AM/foto) parece haver concluído que o Senado não é sua praia, e cansou de se oferecer para ocupar um ministério importante. Agora admite disputar a prefeitura de Manaus, em 2012.

PREVENÇÃO

O gibi "Turma Legal", destinado a prevenir acidentes domésticos com armas de fogo, será lançado na Câmara dos Deputados, nesta terça, pela Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam).

PENSANDO BEM...

...Pimentel nos olhos de Dilma até agora é refresco.

PODER SEM PUDOR

PASSANDO A SACOLINHA

Jânio Quadros reuniu empresários para pedir dinheiro para sua campanha. Advertiu para o "perigo comunista" ( Eduardo Suplicy, do PT, e Fernando Henrique Cardoso, PMDB, eram os adversários na disputa para prefeito de São Paulo) e pediu apoio "para salvar os próprios pescoços" dos empresários, que, no entanto, permaneciam relutantes. Jânio radicalizou:

- Os senhores são tão usurários, tão miseráveis, que quando veem um pobre lhe pedem as horas!

Eles deram muitas risadas. E muito dinheiro.

Nenhum comentário: