segunda-feira, novembro 07, 2011

VINICIUS MOTA - Os bebês da USP


Os bebês da USP
VINICIUS MOTA
FOLHA DE SP - 07/11/11 

SÃO PAULO - A implantação da USP, em 1934, foi um dos maiores acertos da oligarquia paulista. Era um projeto elitista, no sentido modernizador, que agregou núcleos universitários já existentes (direito, medicina e engenharia) em torno de um novíssimo centro nervoso, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Ali, em razão das missões estrangeiras que moldaram professores nativos, deu-se um salto intelectual. A profissionalização de pesquisadores, a adoção de metodologias exaustivas e o mergulho sistemático na tradição filosófica do Ocidente espantaram o diletantismo bacharelesco.

Na FFCL, jovens da classe ascendente -muitos oriundos de famílias imigrantes- fizeram-se intelectuais capazes de influir no destino da nação. A escola formou quadros que tomaram posições em governos. Formou Fernando Henrique Cardoso, mais tarde presidente da República.

É triste testemunhar a decadência sem elegância a que se entrega a faculdade de filosofia, rebatizada de FFLCH. Deixa-se permear por grupelhos semialfabetizados e violentos que impõem a sua agenda sem encontrar resistência à altura. Encanta-se por um bordão do passado, mera forma sem conteúdo, quando clama pela saída da PM do campus.

A polícia representa a tirania? Ou a força legítima que mantém a ordem na democracia? Defendem-se privilégios no campus. Por que razão mágica alguém pego com maconha ali não deveria ser levado à delegacia?

Está livre para o uso de drogas a Cidade Universitária? Significa liberá-la para o tráfico, sem o qual não há consumo -e o tráfico não existe sem crimes conexos, como homicídios.
Instauraremos também a impunidade no campus? Quem destruiu a reitoria pode continuar estudando e trabalhando livremente na USP?

Chega de paternalismo na faculdade de filosofia. Chega de tratar depredadores como bebês inimputáveis. Chega de defender privilégios no campus.

2 comentários:

Tooomas disse...

Como alguem pode ser tao cavalo desse jeito , voce tem que olhar com outros olhos , o governo se aproveita das pessoas , quando se tem uma opniao e procura defender uma idéia a liberdade de expressao vem primeiro. A palavra é descriminalizar o usuario nao legalizar as drogas !

Anônimo disse...

Liberdade de expressão, não é compatível com destruição de prédios usados em sua maioria, pela população.
Concordo plenamente com Vinicius Mota quando ele diz ser a favor da legalização, porque isso desfavoreceria o tráfico e as consequencias decorrentes deste.
Reivindicar os direitos sim, reivindicar algo em favor do uso livre de drogas não. Ainda mais dessa forma.