quarta-feira, novembro 02, 2011

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE


Voando alto
SONIA RACY
O ESTADÃO - 02/11/11

São Paulo se programa para investir mais em seus 31 aeroportos regionais. “As cidades crescem em torno deles”, constata Geraldo Alckmin, lembrando que a capital é a maior cidade do Estado, seguida por Guarulhos e Campinas. E Viracopos é o segundo aeroporto que mais cresce no mundo. “Não chamo mais essas cidades de metrópoles, mas de aerotrópoles”, diz, bem humorado, ponderando que as aerovias fazem, hoje, o papel que foi das ferrovias no século passado.

Em 2010,1,7 milhão de passageiros passaram por esses aeroportos. Até setembro de 2011, já foram 1,9 milhão, por meio de nove empresas aéreas regionais.

Maomé vai à...
E não é que o Fedvem ao BC? Dennis Lockhart, de Atlanta, estará em Sampa no fim do mês para conhecer melhor o modelo de supervisão bancária do País. Bem como nosso sistema de pagamentos.

Começará o dia em um café da manhã com banqueiros; depois, almoçará com Alexandre Tombini.

Fumacê
A respeito da flexibilização das leis anti-fumo, a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas questiona: o governo pretende compensar a indústria do tabaco onerando ainda mais a saúde pública?

Números oficiais: o fumante passivo custa R$ 37 milhões por ano aos cofres da União. Até o fim de 2011, o Ministério da Saúde destinará outros R$ 45 milhões a programas que ajudam quem deseja parar de fumar.

Batuta

Marin Alsop, da O se sp, é fundadora de programa de incentivo a novas mulheres na regência – o Taki Concordia Conducting Fellowship.

Este ano, a vencedora foi Alexandra Arrieche, uma brasileira. Que trabalhará com Marin por aqui em 2012-13. Bem como com orquestras americanas.

Martelo batido
Novo livro de ficção de Alain de Botton – sobre casamento–já tem editora brasileira e data confirmadas. Sairá em 2014, pela Intrínseca.

Olho na Copa
Fábio Lepique, assessor de Alckmin, se programa para visitar os 32 municípios pré-selecionados para receber os times que participam da Copa de 2014. Conversa com os prefeitos buscando centros de treinamento para acomodá-los.

O Comitê Paulista fará seminário envolvendo essas cidades. Em janeiro.

Cacau brasileiro
Diego Badaró e Luiza Olivetto, do chocolate AMMA, foram centro de festa, semana passada, na embaixada brasileira em Paris. Com direito a Jaques Wagner e secretários.

Comemoraram acordo com o Salon du Chocolat, que será realizado pela primeira vez no Brasil, em 2012. Tema? Preservação da Mata Atlântica. Afinal, o cacau é sistema agroflorestal competente para tanto.

Cacau 2
O chocolate brasileiro ecológico também entrou para a seleta academia francesa... do chocolate. Sim, ela existe: Académie Française du Chocolat et de la Confiserie.

Posicionamento
Mohsen Maklmalbaf, cineasta iraniano que ganha homenagem na Mostra de Cinema de SP, fez um pedido especial aos organizadores do evento.

Crítico da aproximação de Lula como regime de Mahmoud Ahmadinejad, assiste hoje à palestra de FHC na Sala São Paulo.

“Desinformatizado”
Quem entrou anteontem, às 21h, no site do Ministério do Esporte não entendeu nada. Lá estava Dilma empossando Aldo Rebelo. E na janela “ministro”,foto e biografia de... Orlando Silva.

Na frente
• Apesar das sessões de quimioterapia e tudo mais, a presença de Lula continuava ontem confirmadíssima na entrega do Prêmio Raça Negra. Dia 13, na Sala São Paulo.
• Patrícia Pillar e José Wilker entregam o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Dia 8, na Casa Fasano Itaim.
• Carolina Brandão e Ana Noronha estreiam o espetáculo de dança Espelho D’Água. E Natureza, parceria de dançarinos residentes no Brasil e em Mônaco, tem apresentação única. Ambos amanhã, no Sesc Pinheiros.
• Eduardo de Souza Ramos, da Mitsubishi, foi escolhido administrador emérito de 2012 pelo CRA-SP. Ganha, dia 8, almoço do presidente do conselho Walter Sigollo.
• Cidade, de Fernando Lee, segue para a Sala Crisantempo. A partir de sexta.
• Léa Michaan lança Maly. Dia 20, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis.
• E não é que a Tunísia está entre os destinos mais cobiçados para o réveillon? A Primavera Árabe é a principal causa da procura pelo país.

Nenhum comentário: