quarta-feira, novembro 16, 2011

RENATA LO PRETE - painel

FOLHA DE SP - 16/11/11


Para sair do traço

A preocupação mais imediata do QG de Fernando Haddad é garantir a presença engajada de Marta Suplicy no evento petista do próximo dia 27, que de prévia se transformou em ato de lançamento da campanha do ministro à prefeitura paulistana. A tropa quer intensificar a agenda do pré-candidato na cidade. O objetivo é "anabolizar" sua intenção de voto nas primeiras pesquisas de 2012, de modo a facilitar alianças.
Enquanto Haddad se mantiver no MEC, o PT pretende estimular sua ida a programas populares de rádio e TV e construir um roteiro de visitas a associações de bairros nos maiores colégios eleitorais da capital.

Geral... Não é só em São Paulo que, conforme constatado num levantamento encomendado por tucanos, a popularidade de Dilma Rousseff está em ascensão.

...e irrestrita Pesquisas monitoradas pelo Planalto indicam que o fenômeno se repete em vários Estados, inclusive no Rio, onde os políticos ameaçam veladamente a presidente com perda de apoio caso ela não atenda a demanda local na questão dos royalties do petróleo.

Tia Dilma Alexandre Padilha (Saúde) geralmente escapa das broncas da chefe, que, no entanto, costuma brincar com o ministro em reuniões: "Você é que nem aquele aluno que é bom, mas que a gente tem de ficar no pé pra estudar, fazer lição...".

É daqui... Alheia aos protestos da "ala ética", a maioria silenciosa do PDT tem outro temor no que diz respeito a Carlos Lupi: se o ministro sobreviver até a reforma atingido por denúncias em ritmo diário, é bem capaz de Dilma usar seu estado de decomposição como argumento para tirar a pasta do partido.

...para pior Embora os pedetistas se queixem de que, sob Dilma, o Trabalho só perdeu espaço, eles acreditam que, numa eventual troca, acabarão ficando com algo ainda mais periférico.

Cada um... A defesa de Orlando Silva trabalha para tentar desvincular os fatos atribuídos ao ex-ministro do Esporte das acusações que pesam contra o governador Agnelo Queiroz (PT-DF) no escândalo de desvio de recursos públicos do programa Segundo Tempo.

...por si O relator do processo no STJ, César Asfor Rocha, prometeu conferir prioridade ao caso assim que os autos retornarem da Procuradoria Geral da República.

Quem dá mais? A Secretaria de Justiça inspeciona hoje 38 lotes de bens apreendidos de traficantes que serão leiloados em 14 de dezembro. Comissão montada pelo governo paulista tenta antecipar a venda dos itens, que atualmente só pode ocorrer depois de esgotadas as possibilidades de recurso judicial. O dinheiro será aplicado em programas antidrogas.

Ponto futuro A cada dia mais distante de um acordo com o PT em Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB) acena ao PSDB agitando o bilhete de 2014. Ciente de que não existe nome natural tucano para a sucessão de Antonio Anastasia, o prefeito oferece ao partido a chance de indicar seu vice em 2012, esperando ser ungido candidato ao governo dois anos depois.

Dois tempos Enquanto negocia a manutenção da aliança com Geraldo Alckmin em São Paulo, o PSD está sintonizado com Aécio Neves em Minas Gerais. Na eleição de BH, seguirá a orientação do senador, sobretudo porque a coalizão de Lacerda é chancelada por Eduardo Campos (PSB-PE), melhor amigo de Gilberto Kassab.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"A palavra do governador, neste caso, é a prova de um crime e não de inocência. Agente público que reconhece que emprestou R$ 5.000 a um lobista está prevaricando."
DO DEPUTADO ONYX LORENZONI (DEM-RS), em resposta a Agnelo Queiroz (PT-DF), segundo quem sua palavra vale como prova de que o valor que recebeu de um lobista, quando na Anvisa, seria pagamento de empréstimo.

contraponto
Não esquenta...

Em depoimento para o filme "Tancredo - A Travessia", Francisco Dornelles narra episódio ocorrido em 1962, quando o tio virou primeiro-ministro, e ele, secretário do Conselho de Ministros. O hoje senador conta que foi a uma festa e lá encontrou alguém distribuindo cartões como se ocupasse o cargo que, todos sabiam, lhe pertencia. "Indignado, relatei isso ao Tancredo", lembra Dornelles.
-E ele estava satisfeito fazendo isso?- indagou o tio.
-Muito!- assentiu o sobrinho.
-Então não desmente que o problema está resolvido!

Nenhum comentário: