segunda-feira, novembro 14, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Nos calcanhares
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 14/11/11

Pesquisa feita para o Palácio dos Bandeirantes mostra o governo de Dilma Rousseff, pela primeira vez, com uma taxa de "ótimo/bom" ligeiramente superior à obtida pela administração de Geraldo Alckmin no Estado de São Paulo. Trata-se de apenas um ponto percentual de diferença: ela registra 51%; ele, 50%. Numa outra abordagem, em que os entrevistados dizem somente se "aprovam" ou "desaprovam" a gestão, o tucano aparece à frente da petista (71% de aprovação contra 67%).

O resultado chama a atenção porque, embora os patamares de ambos sejam semelhantes desde o início do ano, o movimento dela é mais claramente de ascensão.

Lanterna O mesmo levantamento confere à administração de Gilberto Kassab (PSD) na capital paulista um percentual de "ótimo/bom" expressivamente inferior aos de Dilma e Alckmin: 27%. Os que "aprovam" são 39%.

Luz amarela Tudo somado, os "azuis" concluíram que Lula não será o único cabo eleitoral de peso à disposição de Fernando Haddad em 2012. Tal diagnóstico dá argumento aos que consideram imprescindível a aliança entre Estado e prefeitura, já no primeiro turno, para enfrentar a máquina petista.

Ironia O quadro projetado pela pesquisa tenderá a estimular, entre tucanos locais, a pregação informal do voto "dilmalckmin" em 2014. Se for candidato à Presidência, Aécio Neves poderá provar em São Paulo do mesmo veneno servido a José Serra em Minas em 2002 e 2010.

Restos a pagar Apesar do flerte de seus dirigentes com Gabriel Chalita (PMDB), o DEM tem claro que não poderá contrariar frontalmente a orientação de Alckmin na disputa pela prefeitura paulistana. O governador deu sobrevida à sigla no Estado quando ela sofria ataque especulativo do PSD de Kassab.

Em suspenso Com o anúncio da aposentadoria política do vice Frank Aguiar (PTB), Luiz Marinho (PT) tenta conter a disputa por esse posto na chapa com a qual pleiteará a reeleição em São Bernardo. O prefeito disse ao secretariado que o assunto será tratado a partir de março. Como pretende concorrer ao governo paulista em 2014, o vice poderia ganhar de presente dois anos de mandato.

Prerrogativa 1 Na semana passada, cercado de caciques peemedebistas em jantar na casa de Michel Temer, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro defendeu mudança constitucional que permita aos ministros do STF indicar um novo membro da Corte caso o presidente da República demore mais de um mês para fazê-lo.

Prerrogativa 2 Kakay, como é conhecido o criminalista, argumenta que a vacância prolongada dá ao Executivo o poder de influenciar em alguma medida a pauta do Supremo, pois certas matérias exigem quórum mínimo de oito ministros. Com frequência, há entre os 11 membros do tribunal quem esteja em viagem ou de licença.

Hiato Cem dias se passaram entre o anúncio da aposentadoria de Ellen Gracie e a escolha de Rosa Maria Weber Candiota para substituí-la. A indicada ainda terá de ser sabatinada pelo Senado.

Penta Além do ex-velejador olímpico Lars Grael, o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, conversou com o ex-jogador de futebol Cafu.

Assíduo Lula conta aos que o visitam que, desde o anúncio de sua doença, recebe telefonemas diários de José Sarney. Na sexta-feira passada, o presidente do Senado foi a São Bernardo do Campo.

tiroteio
"De tanto peso, tanta bala perdida e tanto esforço para permanecer no cargo, apesar das contradições, acho que a memória do ministro do Trabalho foi embora."

DO SENADOR AGRIPINO MAIA (DEM-RN), sobre Carlos Lupi haver negado em audiência no Congresso qualquer relação com Adir Meira, dono de rede de ONGs, com quem viajou pelo interior do Maranhão.

contraponto
Eternamente jovem

Ao receber os atletas que foram ao Panamericano, Dilma fez questão de saudar Bernard Rajzman, chefe da delegação brasileira em Guadalajara.

-Você é uma referência para a minha geração!- afirmou a presidente sobre o ex-jogador de vôlei, inventor do saque "jornada nas estrelas".

Assessores palacianos presentes à cerimônia se divertiram com a pequena confusão de Dilma, nascida nos anos 40. Bernard, que veio ao mundo na década seguinte, destacou-se entre o final dos 70 e início dos 80.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Nenhum comentário: