domingo, novembro 13, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Vizinho incômodo
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 13/11/11

Ao mapear os conflitos com aliados na formação dos palanques de 2012, o PT concluiu que, hoje, sua maior dor de cabeça é o PSB. Em praças importantes, como Recife e Belo Horizonte, o entendimento com a sigla de Eduardo Campos parece cada dia mais distante.

Na capital pernambucana, onde o governador ameaça lançar o ministro Fernando Bezerra (Integração), o PT sustenta ser quase impossível não ter candidato a uma prefeitura que o partido ocupa há três mandatos. Em BH, o vice petista Roberto Carvalho está em rota de colisão com Márcio Lacerda (PSB). A direção nacional recomendou um "mergulho" às lideranças mineiras.

Aqui entre nós Durante recente conversa palaciana na qual os temas administrativos deram lugar à discussão política, alguém mencionou o nome de Eduardo Campos e Dilma disse não saber "qual é a ambição dele, o que ele vai querer em 2014".

Espelho meu Desde que voltou da reunião do G20, Dilma Rousseff tem disparado críticas pontuais na direção de Angela Merkel. Segundo a presidente, a chanceler alemã "não ouve ninguém".

Plantão A equipe de nove médicos a serviço da Presidência da República ganhou o reforço da geriatra Virgínia Satuf. Pesou na escolha da especialidade da nova integrante do time a presença, no Palácio da Alvorada, da mãe e da tia de Dilma. Recentemente, dona Dilma Jane, 88, foi hospitalizada com uma leve embolia pulmonar.

Em progresso Limado do último balanço do PAC em razão do escândalo que derrubou Alfredo Nascimento, o Ministério dos Transportes promete apresentar dados favoráveis no próximo balanço do programa, a ser divulgado no dia 18 de novembro.

Fica... Em virtude do tratamento quimioterápico a que Lula se submete, a Executiva Nacional do PT achou por bem não pedir ao ex-presidente que grave participação no programa de TV do partido, com exibição marcada para o dia 8 de dezembro.

...para a próxima A peça, a cargo do marqueteiro João Santana, usará uma série de imagens de Lula, mas não deverá contar com um depoimento inédito, como inicialmente planejado.

Morde e assopra Enquanto Lula se mantém empenhado em atrair o PMDB para a chapa de Fernando Haddad, o PT cuidará de elogiar publicamente Gabriel Chalita. No melhor cenário, pavimenta-se a aliança no primeiro turno. Se ela não acontecer, o pacto de não-agressão facilitará o alinhamento na etapa final.

Lá adiante O QG peemedebista manterá o discurso da "irreversibilidade" da candidatura própria, vocalizado pelo vice Michel Temer. Uma eventual janela para novas tratativas será aberta somente depois do Carnaval.

Sala de visitas A campanha de Chalita quer repaginar os palanques em 2012. O pré-candidato a prefeito prefere o formato de talk-show, usado em seu programa na TV Canção Nova. O primeiro teste ocorreu na sexta, quando o deputado recebeu a direção do PMDB em hotel do centro paulistano.

Por que não? Além dos quatro pré-candidatos inscritos nas prévias, o PSDB voltará a testar o desempenho de José Serra nas pesquisas de intenção de voto que pretende contratar até dezembro.

Vem comigo Gilberto Kassab tenta atrair o PR para seu bloco em 2012 oferecendo vaga à sigla no Tribunal de Contas do Município.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"Eu avisei aos líderes governistas: vocês podem adotar o caminho do Código Florestal ou o da Comissão da Verdade. Ele optaram pelo primeiro. Agora, o estrago está feito."

DO LÍDER DA BANCADA DO DEM, ACM NETO (BA), acusando o Planalto e expoentes da base aliada de repetir, na votação da DRU na Câmara, os mesmos erros cometidos, poucos meses atrás, na apreciação do novo Código Florestal.

contraponto
Nunca antes
Especialista em Previdência, o economista Marcelo Caetano criticava, em seminário promovido pelo PSDB, a disparidade entre o teto das aposentadorias do INSS, de R$ 3,7 mil, e a falta de limite para os servidores públicos.

-Não se deveria usar dinheiro do Orçamento para custear a aposentadoria de alguém- afirmou, arrancando entusiasmados aplausos da plateia tucana.

Espantado, ele fez uma pausa e comentou:

-Estou sendo aplaudido aqui, mas normalmente levo tomate quando falo isso. É a primeira vez!

Nenhum comentário: