quinta-feira, novembro 03, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Bondade preventiva
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 03/11/11

O governo de Dilma Rousseff discute apoiar alteração no Orçamento de 2012 para incluir reajuste linear, acima do concedido em anos recentes, a todos os servidores da União. A obrigatoriedade anual da correção está prevista na Constituição, mas, em geral, o percentual não passa de 1%. Desta vez, há quem defenda que ele se aproxime da previsão de inflação.

O objetivo seria ganhar argumento para barrar discussões por categoria no ano eleitoral de 2012, quando o Planalto estará suscetível a todo tipo de pressão. Neste ano, a política restritiva desencadeou onda de greves que desgastou a relação governo-sindicatos.

Liberado O governo deverá dar sinal verde à aprovação, em dezembro, do reajuste de 5,2 % para juízes.

Calendário Se as prévias forem eliminadas do processo de formalização da candidatura de Fernando Haddad em São Paulo, dificilmente ele deixará o MEC antes de 2012. O entendimento geral é que a antecipação não seria mais necessária.

Simples assim Nem Lula nem ninguém no PT pedirá a Eduardo Suplicy que desista das prévias. Mas, se ele não o fizer, pode estar certo de que terá de enfrentar o mesmo procedimento na tentativa de obter a legenda para renovar seu mandato de senador, em 2014.

Raízes Sem prejuízo da extraordinária força de Lula, Marta Suplicy não teria, dada sua densidade eleitoral, sido escanteada da sucessão de 2012 com tanta facilidade se não tivesse, pelo menos desde 2010, enveredado por uma trilha de progressivo isolamento no PT.

Colateral Praticamente selada, a escolha de Haddad fez renascer, entre tucanos, a especulação de que José Serra poderia aceitar a candidatura -hoje rejeitada por ele de modo peremptório. O estímulo maior vem do Palácio dos Bandeirantes.

Sabendo usar O BC e o Sinal (sindicato dos funcionários) estão formando profissionais para ensinar "boas práticas bancárias" à população. Os "multiplicadores" explicam como "fazer bom uso do dinheiro", em temas que vão do reconhecimento de notas falsas a dicas de investimentos.

O céu... Prevista para a próxima semana, a divulgação, pelo governo Alckmin, dos dados relativos a emendas de 2007 a 2011 demolirá o mito de que os deputados paulistas estariam, desde a gestão Serra, restritos a um teto de R$ 2 milhões cada um em emendas ao Orçamento.

...é o limite Na peça de 2010, muitos mais do que dobraram esse valor. A maioria é da base aliada, mas entre os felizardos há vários petistas.

É ouro Com R$ 7 milhões, o tucano Barros Munhoz, hoje presidente da Assembleia e na legislatura anterior líder do governo, foi o campeão em emendas no ano passado.

Barata voa Consequência do escândalo nascido das acusações de Roque Barbiere (PTB), a iminente revelação de nomes e números deflagrou corrida de deputados ao palácio. Muitos queriam "desapadrinhar" emendas.

Quatro queijos Do deputado Domingos Dutra (PT-MA), sobre o fato de que, durante rápida ausência de Roseana Sarney, o vice e os presidentes da Assembleia e do TJ se revezaram, um dia cada um, na cadeira da peemedebista: "Conheço rodízio de pizza, de picanha, de sorvete. O Maranhão resolveu fazer rodízio de governadores".

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"O Brasil está lançando mais uma novidade. Em vez de prender o contraventor, prefere exportar a vítima."
DO CIENTISTA POLÍTICO RUBENS FIGUEIREDO, sobre a decisão do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), ameaçado de morte por milícias que controlam favelas, de deixar temporariamente o país acompanhado da família, a convite da Anistia Internacional. Freixo, que inspirou personagem do filme "Tropa de Elite 2", é pré-candidato à Prefeitura do Rio.

contraponto
#prontofalei

Em recente viagem de parlamentares brasileiros a Pequim, representantes do governo chinês frisaram que a área agricultável não supre as necessidades do país e defenderam a política de compra de terras no exterior para cultivo. Por isso, reclamaram dos critérios utilizados por Dilma Rousseff para restringir essa prática no Brasil.
O deputado Pedro Uczai (PT-SC) rebateu:
-E se eu quiser comprar terras aqui, posso? Ou a China não está preocupada com sua soberania?
O silêncio contrariado dos anfitriões encerrou o papo.

Nenhum comentário: