quarta-feira, novembro 02, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Soft landing
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 02/10/11

Quem conhece a fundo o PT paulistano e sabe fazer contas não tem dúvidas quanto ao desfecho de eventual consulta interna sobre a eleição de 2012. "O resultado dessa prévia todo mundo conhece", diz um cardeal do partido, prevendo a vitória de Fernando Haddad.

Feito o diagnóstico, ninguém pediu nem pedirá a Marta Suplicy para desistir. As abordagens serão todas no sentido de tornar confortável uma atitude que, acredita-se, a senadora tomará por iniciativa própria. A real preocupação dos apoiadores do ministro da Educação -Lula e Dilma à frente- é garantir o "pouso suave" de Marta e seu engajamento na campanha.

Incógnita 
Não obstante inscrições anunciadas para os próximos dias, dirigentes apostam que, se Marta recuar, Jilmar Tatto e Carlos Zarattini acabarão por segui-la. A dúvida é Eduardo Suplicy.

Pauta 
No Sírio-Libanês, Lula orientou Dilma a martelar, no G20, a necessidade de manter a Europa unida: "A criação da UE foi uma conquista da democracia mundial. Qualquer dissolução disso afeta o mundo inteiro".

Passatempo 
No período de cinco dias em que deverá ficar "de molho", Lula pretende "ler bastante, ver muito filme e conversar o que der".

Agenda 
Assim que terminar de receber a primeira dose de quimioterapia, Lula quer retomar, ainda que de leve, a rotina no instituto.

Aquele abraço 
José Dirceu conversou ontem por telefone com o ex-presidente. "Eu disse que ele sabe que pode contar comigo sempre." Ficou de visitá-lo domingo.

Conte comigo 
Diante da notícia de que seu partido poderia lançá-lo à presidência da Câmara em aliança com o PSD, Márcio França (PSB-SP) tratou de ligar para Henrique Alves (PMDB-RN), desde sempre candidato ao posto: "Se você tiver dois votos nessa disputa, um será seu, e o outro, meu".

A pé 1 
Para garantir aos moradores de Itaquera acesso seguro ao futuro estádio do Corinthians, o governo estadual construirá a maior passarela da Grande SP, com 180 m de extensão e vãos de 110 m e 70 m. A ligação suspensa cruzará a Radial Leste, a avenida José Borges Pinheiro e os trilhos da CPTM.

A pé 2 
A obra fará parte do pacote viário de R$ 478 mi previsto para o entorno da arena de abertura da Copa. Técnicos da CET apontaram à Dersa, responsável pelas melhorias, que, sem a passarela, só usuários de trem e metrô teriam caminho livre e desimpedido às arquibancadas.

E então... 
O caso da nomeação de Suzana Dieckmann para a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo já percorreu os mais altos gabinetes de Brasília. Na segunda, os peemedebistas Michel Temer e José Sarney ligaram para o ministro Gastão Vieira, em tese da cota do partido, cobrando a prometida substituição de Dieckmann por Fábio Rios Mota. Vieira jurou à dupla ter encaminhado o pedido à Casa Civil.

...como é... 
Dilma discutiria o assunto com o vice na segunda, mas teve de antecipar a saída de Brasília. Os peemedebistas, antes indignados somente com o ministro, já começam a procurar outros culpados.

...que fica? 
Ontem, Temer e Gilberto Carvalho conversaram. O Planalto soube que o episódio fez crescer a tensão no PMDB. E que, com a votação da DRU batendo à porta, líder sem controle da bancada não pode ser responsabilizado por eventuais resultados adversos.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"Túnel faraônico, escolas superfaturadas. Parece que o partido do Kassab vai ter um preço elevado para os paulistanos."

DO VEREADOR ANTONIO DONATO, PRESIDENTE DO PT MUNICIPAL, sobre a obra na região da avenida Roberto Marinho e a revelação, feita ontem pela Folha, de que escolas e creches a serem construídas pela prefeitura ficaram 28% mais caras entre a fase de pré-qualificação das empreiteiras e a assinatura dos contratos para a realização das obras.

contraponto
Leite das crianças

Em conversa com a deputada Ângela Albino (PC do B-SC) pouco antes de embarcar em Florianópolis no voo 3075 da TAM, anteontem, rumo a Brasília, o ex-titular da Pesca Altemir Gregolin falava de suas atuais atividades:
-Estou muito feliz, com consultorias no Ministério da Pesca e da Agricultura. Está dando para ganhar um bom dinheiro. Tenho que agradecer à Dilma.
O petista ainda acrescentou:
-Sabe, eu até queria voltar à política, mas preciso de uma base financeira...

Nenhum comentário: