sexta-feira, novembro 25, 2011

Recuo - ILIMAR FRANCO



O GLOBO - 25/11/11

O governo Dilma desistiu de apensar a proposta de prorrogação da DRU aprovada na Câmara à que está em tramitação no Senado. O objetivo era ganhar tempo, mas o Palácio do Planalto está com medo de um imbróglio jurídico. A oposição ameaçava entrar com um mandado de segurança no STF questionando a manobra. Com isso, o segundo turno de votação, em plenário, deve ocorrer no dia 20, dois dias antes do recesso legislativo.

Paranoia e constrangimento
No último dia 15, o assessor do vice Michel Temer, o jornalista Márcio Freitas, embarcou a trabalho para Beirute (Líbano), via Frankfurt (Alemanha). Ao desembarcar no aeroporto alemão, ao passar pelo raio-X, foi parado. A área foi isolada, não o deixaram abrir a mochila, e um especialista do esquadrão anti-bombas foi acionado. O expert chegou, abriu cuidadosamente a mochila e constatou que aquilo que suspeitavam ser explosivos eram simplesmente três carregadores de celular e iPad. Freitas perdeu a conexão e só conseguiu embarcar nove horas depois para o Líbano, onde o vice Michel Temer tinha agenda oficial a cumprir.

"Não podemos fazer acordo, porque a oposição pode não querer um acordo. Não tem dinheiro para dar 10% para a Saúde” — Romero Jucá, líder do governo no Senado (PMDB-RR), sobre a votação da DRU

QUEM DIRIA. Relator do Código Florestal, o senador Jorge Viana (PT-AC) virou um forte concorrente ao prêmio Motosserra de Ouro, do Greenpeace, depois de fazer concessões aos produtores rurais em seu parecer. “A primeira versão do relatório do Aldo Rebelo era melhor do que o do Jorge Viana, porque pelo menos proibia novos desmatamentos nos próximos dez anos”, disse o coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace, Nilo D´Ávila.

Torneira fechada
A tendência do governo é conceder apenas um reajuste de 5,2% para ministros dos tribunais superiores, desembargadores e juízes. Os servidores do Judiciário pedem um aumento salarial de 56%, enquanto os juízes reivindicam 15%.

PT x Haddad
Se depender do ministro Fernando Haddad (Educação), seu sucessor será seu secretário-executivo, Henrique Paim. O comando do PT, no entanto, tem outros planos para a pasta e vai tentar emplacar a senadora Marta Suplicy (PT-SP).

Michel Temer teve de entrar em campo
No meio da apresentação da candidatura de São Paulo para sediar a Expo Mundial em 2018, quarta-feira, em Paris, o vice Michel Temer recebeu um telefonema do Palácio do Planalto. Pediram que ele interviesse porque os senadores do PMDB decidiram retaliar o STF por este estar impedindo a posse de Jader Barbalho. Eles não queriam aprovar o nome da nova ministra, Rosa Maria Weber. Depois de conversar com vários deles, a rebelião foi contornada, e a sabatina, marcada para quarta-feira.

Na gaveta
O governo brasileiro só vai licitar novas áreas de exploração de petróleo no país depois que o Congresso aprovar a lei de redistribuição de royalties e a criação da nova empresa estatal do setor, que vai operar na área do pré-sal.

Tucano preso
Subchefe da Casa Civil no governo José Serra, em São Paulo, e integrante da direção nacional do PSDB, João Faustino foi preso ontem, em Natal (RN), pela operação Sinal Fechado da Polícia Federal, que investiga fraudes no Detran local.

INVESTIGAÇÕES da CGU estão comprovando a maioria das denúncias no Dnit e na Valec que derrubaram o ex-ministro Alfredo Nascimento e o ex-diretor Luiz Antonio Pagot.

PETISTAS da Câmara trabalham pela reaproximação do líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Dizem que está “bem encaminhada”.

O SENADOR Luiz Henrique (PMDB-SC) está em alta no Planalto. Relator na CCJ do Código Florestal, ele costurou com os ruralistas a aprovação de mudanças de interesse do Ministério do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: