quarta-feira, novembro 30, 2011

O DONO DA VOZ - MÔNICA BERGAMO



FOLHA DE SP - 30/11/11
A equipe médica que cuida de Lula festeja o fato de sua voz ter melhorado desde que ele começou a quimioterapia, há quase um mês. Seria um indicativo de que o tratamento está tendo o efeito desejado. No começo de janeiro, o ex-presidente fará os exames cruciais que dirão se ele pode ou não continuar a seguir a conduta adotada.

VOZ 2

Se o tumor não regredir no ritmo adequado, ele terá então que partir para a radioterapia ou para a cirurgia.

SALGADO E DOCE

A perda de sabor dos alimentos, efeito colateral da químio, está abalando o humor de Lula.

A amigos que telefonaram e perguntaram nos últimos dias se ele está bem, o ex-presidente respondeu que se sente "péssimo".

APOSTILA

Quase 2 milhões de crianças e adolescentes que recebem Bolsa Família não estão frequentando a sala de aula, como exige a lei. A constatação é do Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa. O número equivale a 13% do total de 17, 1 milhões de menores que recebem o benefício.

QUASE LÁ

O levantamento, feito nos meses de agosto e setembro, mostra que o Rio Grande do Norte está no topo do ranking, com 91,9% de crianças matriculadas. Em seguida vêm o Rio Grande do Sul, com 91%, e o Piauí, com 90%. No país, 87% frequentam as aulas -ou 14,9 milhões de crianças e adolescentes. O "desafio" dos gestores, diz a pasta, é localizar os outros 2 milhões.

VIDA NOVA

Caio Luiz de Carvalho faz na sexta a primeira reunião da Enter, empresa de eventos que está sendo criada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. Ele se despediu ontem da presidência da SP Turis, da prefeitura. Ex-ministro do Turismo, Carvalho assume o novo cargo com a responsabilidade de organizar shows, congressos, seminários e também a participação em eventos como Carnaval, Olimpíada de 2016 e Copa de 2014 em todo o país.

XADREZ

Marcelo Redher, secretário-adjunto de Comunicação do prefeito Gilberto Kassab, assumirá a SP Turis no lugar de Carvalho.

PAPAI NOEL BONZINHO

O ICF (Intenção de Consumo das Famílias) da Fecomercio, a federação do comércio e de serviços de SP, subiu 2,2% em novembro. O item de maior elevação foi o da perspectiva profissional (10%), por causa dos postos temporários de Natal. Ainda assim, os consumidores mostram receio em consumir. O Nível de Consumo Atual apresentou queda de 6,3%, ficando no patamar de insatisfação.

CONTAGEM PARA OS 104
Kadu Niemeyer

Oscar Niemeyer posou para a capa da edição de aniversário da "Drops" ao lado de Barbara Romer. O arquiteto foi clicado pelo neto Kadu em seu escritório no Rio e desenhou nos braços da modelo uma flor e um poema. Ele completa 104 anos no próximo dia 15. "A vida é um sopro e o importante não é a arquitetura, mas sim os amigos e este mundo injusto que devemos modificar", disse à revista.

MULHERES DE BRANCO

O número de mulheres médicas deve superar o de homens em 20 anos, segundo a pesquisa "Demografia Médica do Brasil", que os conselhos federal (CFM) e regional paulista (Cremesp) da profissão apresentam hoje. Hoje elas são 41,2% do total -145 mil contra 206 mil médicos. Na década de 60, eram apenas 12,9%.

CURVA

A demora da "virada" é explicada pelo pequeno número de mulheres que seguiam a profissão há alguns anos. Entre os médicos veteranos, os homens são 81% dos que têm mais de 70 anos, 82% dos que têm entre 65 e 69 e 74% dos que estão entre 60 e 64.

Elas são maioria (53%) entre os de menos de 29 anos.

NOVA DEFESA

Marcio Thomaz Bastos fará a defesa da CCR no caso Controlar. A empresa é acusada de ter se beneficiado da suposta fraude que permitiu que a Controlar fosse liberada para operar a inspeção veicular em SP. Meses depois da liberação, a Controlar foi vendida para a CCR.

ARTE NA ESTANTE

O livro "Newman Schutze, Nanquim, Óleo", sobre o artista plástico de mesmo nome, foi lançado anteontem na Livraria da Vila dos Jardins. Entre os presentes, o artista José Bechara e a produtora Fernanda Mil Homens.

IMAGEM E AÇÃO

O filme "Simples Mortais", de Mauro Giuntini, teve pré-estreia, anteontem, no MIS (Museu da Imagem e do Som). O longa conta com Leonardo Medeiros, Chico Sant'Anna e Tatiana Muniz no elenco, entre outros.

CURTO-CIRCUITO

Carlinhos Brown apresenta o show "Romântico Ambiente" no sábado, às 21h, no Auditório Ibirapuera. Classificação: livre.

A grife Bobstore recebe clientes hoje, às 18h, para apresentação da coleção Alto Verão 2012.

André Paoliello inaugura a exposição de fotos "Outdoor" no dia 8, às 19h, na Fauna Galeria.

Luiz França e Mauricio Meirelles comemoram aniversário na festa Menstruação, na Kitsch Club, às 23h. 18 anos.

Carol Keutenedjian lança coleção de joias na Magnum do Cidade Jardim.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: