sábado, novembro 19, 2011

Lado A - JORGE BASTOS MORENO - NHENHENHÉM



O GLOBO - 19/11/11

Poucas vezes, nos últimos anos, assistiu-se a tão bela e emocionante solenidade no Palácio do Planalto como a do lançamento do programa “Viver a Vida: Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência”.

Dilma chorou entre dois anjos: Ivy, filha do Romário, e Beatriz, filha do Lindbergh.

O programa foi organizado pela Secretaria dos Direitos Humanos, chefiada pela ministra Maria do Rosário, e executado pela ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil.

E envolveu ainda 15 dos 37 ministérios.

Lado B
Agora vem o lado curioso da história: nos bastidores da festa rolou o maior estresse entre as duas ministras — uma queria falar no lugar da outra. Quase rola um barraco mesmo. Desconheço detalhes da briga, mas certamente o babado deve estar fazendo o fim de semana do fofoqueiro Gilberto Carvalho.

Gilbertinho
É bom esclarecer que o ministro Gilberto Carvalho é um servidor competente, correto e leal ao comando da... do... Lula!

Gilbertinho faz fofoca, mas não faz intrigas.

E todo governo que se preze tem que ter seu fofoqueiro-mor. No império, era atividade oficializada. Na ditadura, tínhamos o general Hugo Abreu, mas este fazia intrigas também. Nos governos pré-ditadura, Augusto Frederico Schmitt e José Aparecido de Oliveira.

No governo Sarney, Aluízio Alves. No de Itamar, Henrique Hargreaves. Cleto Falcão, enquanto pôde, exerceu a função... No de FH, ele próprio dividiu a função com Andrea Matarazzo.

E, finalmente, chegamos à era Lua, onde tivemos o insuperável José Dirceu e o inesgotável Luiz Gushiken, a quem, sabiamente, minha comadre implicante apelidou de “Fushiken”.

Só que Gigi é campeão. É o chamado “profissa”.

Meta: tirar da mesa quase 2 toneladas de sal
Até o início de 2014, ano da Copa, a quase totalidade dos bares, restaurantes, lanchonetes e padarias de todo o país terá estampada em local visível o selo de qualidade do Ministério da Saúde, a exemplo do que já acontece em NY.

A meta do ministro Alexandre Padilha é reduzir, com essa medida, cerca de uma tonelada e 600 quilos de sal dos alimentos consumidos nesses estabelecimentos, dos quais uma tonelada já no fim de 2012.

Serão expostas nas entradas de todos esses estabelecimentos classificações semelhantes às usadas até pouco tempo atrás para a rede hoteleira, contendo percentuais de sais e gorduras servidas aos consumidores.

Os principais alvos do ministério continuam sendo macarrões instantâneos, pães e embutidos. O acordo com a indústria de alimentos prevê uma redução, no caso dos macarrões, de 30%.

O impacto de tudo isso deverá ser a redução de doenças graves, como hipertensão, infartos, derrames, diabetes e cânceres de estômago, entre outras doenças.

É isso aí, Padilhão. Vamos fazer uma campanha nacional contra o sal. Sal de cozinha, Cabral. Não o pré-sal da Dilma, que também é prejudicial à saúde. Do Rio.

A bela e a fera
A belíssima deputada estadual Clarissa Matheus, finalmente, foi jantar com o “pretendente” Rodrigo Maia, que a quer como vice na sua chapa de candidato a prefeito.

— Como é que é? Você me quer de vice e, em vez de me procurar, procura meu pai? A minha opinião não conta?

Adorei!

Cineastas
O jornalista Ricardo Amaral lança, no dia 13 de dezembro, véspera do aniversário da Dilma, o livro “A vida quer é coragem” — um relato sobre a campanha da presidente até sua posse.

Claro que Amaral revisita a trajetória da presidente, inclusive a sua experiência de cineasta em parceria com o tucano José Anibal.

Claro que não deu certo.

Faixa à vista
Faltam menos de 60 dias para Dilma tomar posse com um ministério seu.

Do bode ao camelo
Todo mundo tem sua Mombaça — terra natal do ex-deputado Paes de Andrade, visitada por ele no exercício da Presidência da República.

Dilma, recentemente, foi à Bulgária, terra do seu pai.

Michel Temer já está no Líbano, onde nasceu o avô que divide com o primo gente boa Jorge Adib.

Sheik
Na comitiva de Michel, o candidato do PMDB à prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita.

Foi lá pedir apoio dos chefes libaneses, donos de uma das maiores colônias de imigrantes de São Paulo.

Desmentido
A propósito da nota publicada aqui de que Eduardo Campos mora no Rio e governa Pernambuco pelo Twitter, seu assessor de imprensa esclarece que o governador não usa redes sociais e mora em Recife.

Nenhum comentário: