terça-feira, novembro 22, 2011

Genuflexório - RENATA LO PRETE



FOLHA DE SP - 22/11/11

Foi o bispo de Lorena, d. Benedito Beni, quem comunicou a Edinho Silva a decisão da TV Canção Nova de tirar do ar o programa do presidente do PT-SP, lançado em 3 de novembro. Durante a campanha eleitoral, d. Beni defendeu a divulgação de folhetos que pregavam boicote à candidata Dilma Rousseff, a quem religiosos atribuíam posição dúbia em relação ao aborto.

"Ele disse ter sofrido pressões", relata Edinho. Fiéis contrários à incorporação do petista ao quadro de apresentadores da Canção Nova promoveram movimento que incluiu, além de protestos, o estímulo à suspensão das doações que ajudam a financiar a emissora.

Sem-tela 1 Edinho diz ter sido convidado pela Canção Nova, em 2010, a comandar um talk-show que aproximasse as pastorais sociais da Igreja Católica e a Renovação Carismática, mais conservadora. "Lamento que esse espaço tenha sido suprimido."

Sem-tela 2 Mas o principal afetado pela suspensão dos programas ancorados por políticos é Gabriel Chalita (PMDB), pré-candidato à prefeitura paulistana. Nascido em Cachoeira Paulista, sede da Canção Nova, o deputado comandava o "Papo Aberto", um dos campeões de audiência do canal, com duas horas de duração e gravações itinerantes pelo país.

Trem da fé Em seu esforço de aproximação com a Canção Nova durante a campanha eleitoral, Dilma contou a dirigentes da comunidade católica ter feito pressões, quando ministra da Casa Civil, por uma estação do TAV em Cachoeira Paulista.

Vai ficando O Planalto avaliava ontem que, em reunião do PDT hoje, Carlos Lupi conseguirá obter nota de apoio do partido, até agora rachado quanto à sua permanência no Ministério do Trabalho. Foram chamados os presidentes regionais do PDT, majoritariamente pró-Lupi.

Papai Noel Paulinho da Força (PDT-SP) afirma que protocolará hoje na Comissão de Orçamento emenda para conceder 11,7% de reajuste a aposentados que ganham mais de um salário mínimo. Alérgico à ideia, o governo teme o comportamento da base aliada caso o deputado consiga votar a emenda separadamente, sobretudo às vésperas do Natal.

Trator Em semana decisiva para a tramitação do Código Florestal no Senado, Dilma encerrará amanhã seminário alusivo aos 60 anos da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil). A presidente da CNA, Kátia Abreu (PSD-TO), é defensora maior do novo texto.

Piti Em evento sábado na sede do PSDB-SP, José Serra discutiu feio com o presidente da Juventude Tucana, Paulo Mathias, partidário da pré-candidatura de Bruno Covas à prefeitura paulistana. Contrariado por ter não ter sido citado em revista sobre o Parlamento Jovem, o ex-governador se disse rompido com o grupo, que, segundo ele, estaria "se intrometendo em questões municipais".

#aeciofeelings Estimulados pela seção mineira, militantes da Juventude do PSDB de todo o país puxaram ontem corrente pela internet em solidariedade ao colega paulista inquirido por Serra.

Decibéis Disposto a dificultar a vida do PT, que planeja ocupar a vaga do vice, o cantor Frank Aguiar, na chapa reeleitoral do prefeito Luiz Marinho, o PTB vai inundar São Bernardo do Campo com adesivos do recém-lançado movimento "Fica, Frank".

Protocolo Pré-candidato do PTB à prefeitura, Luiz D'Urso será feito presidente do diretório paulistano.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio
"Será que Alckmin vai dar, no caso do presidente do metrô, a mesma aula de democracia que prescreveu aos alunos que ocuparam a reitoria da USP?"

DE ÊNIO TATTO, LÍDER DO PT NA ASSEMBLEIA, em resposta a declarações do governador, segundo quem foi "sem sentido" a decisão judicial que afastou Sérgio Avelleda em razão da suspeita de irregularidade na licitação da linha 5.

Contraponto
De olhos bem abertos

No sábado passado, durante evento de lançamento da seção paulista do Coletivo da Nova Política, liderado por Marina Silva, o engenheiro agrônomo e professor da USP José Eli da Veiga foi chamado a discorrer sobre os princípios do movimento. Ele começou por comentar o termo "sonhático", cunhado pela ex-senadora:

-Olha, eu discordo de muita coisa que está sendo dita aqui. Para começar, só sou "sonhático" quando durmo. Quando acordo, não consigo ser. É uma deformidade profissional...

Nenhum comentário: