domingo, novembro 27, 2011

Domésticas - ILIMAR FRANCO



O GLOBO - 27/11/11



O governo enviará ao Congresso, no início do próximo ano, a regulamentação da convenção da OIT concedendo às trabalhadoras domésticas os mesmos direitos dos demais trabalhadores, como FGTS. Mas, temendo a perpetuação da informalidade no setor, o Executivo parte do princípio de que nem todos os empregadores são iguais. Por isso, estuda a adoção de obrigações diferenciadas conforme a faixa de renda do patrão.

O PSD, São Paulo e Meirelles
Integrantes da direção nacional do PSD estão apostando na candidatura do presidente do Banco Central no governo Lula, Henrique Meirelles, para a prefeitura de São Paulo. Eles avaliam que o vice-governador paulista, Afif Domingos, só será candidato numa aliança com o PSDB. Ocorre que os tucanos resistem a abrir mão da cabeça de chapa, e seria constrangedor para Afif concorrer contra o partido do governador Geraldo Alckmin. Por ora, Meirelles não quer ouvir falar: "Eu não sou candidato a prefeito de São Paulo. Minha entrada no PSD foi para colaborar no programa do partido na área econômica."

"Se você for candidato de novo (a presidente), não pode vir apenas pelo partido, mas também por um movimento, seja pela ética ou para enfrentar as adversidades da economia” — Cristovam Buarque, senador (PDT-DF), para o tucano José Serra

ME DÊ MOTIVO. A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) conversou, na quinta-feira, com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), sobre o adiamento da votação da indicação de Rosa Weber para o STF. Ele explicou que retirou da pauta para evitar que a magistrada naõ tivesse aprovação unânime devido à rebelião no PMDB inconformado com a demora do restabelecimento do mandato de Jader Barbalho, na foto, ao lado do ministro Moreira Franco (Assuntos Estratégicos).

A Justiça tarda
Cinco anos após a eleição de 2006, o ministro Marco Aurélio Mello deu parecer, no TSE, pela cassação do senador Alfredo Nascimento (PR-AM). Se ele obtiver a maioria, quem assume é Pauderney Avelino. O DEM está exultante.

Reorganização
Depois que a LATAM, empresa resultante da fusão da TAM com a LAN, anunciou que vai dobrar sua frota de aviões, a SKY Airline, também chilena, firmou parceria de compartilhamento de voos com o grupo Avianca/TACA.

PSDB desiste do voto distrital
Sem votos para aprovar o voto distrital, o PSDB está mudando de posição. O partido está propondo manter a eleição proporcional, mas dividindo os estados em distritos. Assim, por exemplo, São Paulo, que tem 70 vagas na Câmara, seria dividido em sete regiões, e cada uma delas elegeria dez deputados. O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) explica as vantagens: "Gera maior identidade com as bases, aproxima os candidatos dos eleitores e barateia o custo das campanhas".

Vapt-vupt
Na expectativa de reduzir queixas contra a demora na concessão de licenças ambientais, a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) conseguiu financiamento de US$ 24 milhões do Banco Mundial para investir na área de licenciamento.

Made in Brazil
Missão da Venezuela coordenada pela ONU chegará ao Brasil amanhã, interessada em experiências de combate à violência, principalmente na campanha do desarmamento. A comitiva visitará Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

CAUTELA. O senador Clésio Andrade (PR-MG) espera resultado de consulta ao TSE, sobre fidelidade partidária, para entrar no PMDB. Ele alega divergências com a direção do partido.

DOBRADINHA. Com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o PSB faz congresso nacional a partir do dia 2 de dezembro, em Brasília.

ESCADA. Em busca de votos em Belo Horizonte para embates futuros, o ex-ministro Hélio Costa pretende disputar a prefeitura no ano que vem. Ele planeja voltar a disputar o Senado dois anos depois.

Nenhum comentário: