quarta-feira, novembro 23, 2011

Dedos e anéis - RENATA LO PRETE



FOLHA DE SP - 23/11/11

Apesar da maioria folgada à sua disposição no Senado, o Planalto começou a perceber que dispõe de pouquíssimo tempo para ver a DRU (Desvinculação de Receitas da União) prorrogada até o final do ano.

Horas depois de reunião a portas fechadas com a oposição, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), passou a defender abertamente um acordo: PSDB e DEM se comprometeriam a aprovar a DRU dentro do prazo, desde que antes se vote a emenda 29, regulamentadora dos gastos com saúde. "Estamos no limite. Qualquer acidente de percurso pode comprometer a votação da DRU", sustenta Jucá.

Onde pega Além do texto principal, senadores da oposição querem submeter a voto a emenda que prevê aplicar 10% das receitas da União em saúde, objeto maior de temor do Planalto. Jucá avalia que a base é grande o bastante para derrubar este item.

Vamos ver O Planalto, que na Câmara rejeitou acordo com a oposição, não gosta muito da ideia de Jucá, mas tudo vai depender do tamanho do risco de não ver a DRU prorrogada em tempo hábil.

Muralha Renan Calheiros (AL), líder do PMDB, será o relator da DRU na Comissão de Constituição e Justiça.

Cheio de amor O já célebre ªDilma eu te amoº não foi a primeira declaração político-apaixonada de Carlos Lupi. O hoje ministro disse o mesmo a Leonel Brizola numa reunião do PDT na qual, depois de uma briga feia, tentava reatar com o líder.

Bem na foto A atuação da engenheira Magda Chambriard em reunião no Planalto sobre o vazamento de petróleo no campo de Frade, na bacia de Campos, chamou a atenção do entorno da presidente. Magda, hoje em cargo de diretoria na ANP, é cotadíssima para assumir a cadeira de Haroldo Lima (PC do B), cujo mandato expira nas próximas semanas.

Ato de contrição Pesou na decisão da Canção Nova de retirar do ar programas de TV ancorados por políticos o fato de a comunidade cumprir espécie de ªperíodo probatórioº frente ao Vaticano para a obtenção do reconhecimento pontifício definitivo Ðcertificação que facilitará sua expansão internacional.

Tucanocídio 1 O PSDB-SP rachou até na nota "conjunta" divulgada ontem para reafirmar a candidatura própria à Prefeitura de SP. Embora sua assinatura apareça no documento, Julio Semeghini, presidente da sigla na capital, discorda do trecho que critica o PT pela escolha de Fernando Haddad sem prévias. E sustenta que a direção estadual ignorou seu pedido para modificação do texto.

Tucanocídio 2 A reação da cúpula tucana às articulações que visam protelar as prévias e ampliar o arco de alianças para 2012 contraria a lógica do Palácio dos Bandeirantes. Geraldo Alckmin gostaria que a consulta interna ocorresse em março -e não em janeiro, como querem os pré-candidatos. E expressa, em privado, simpatia pelas tratativas com o grupo de Gilberto Kassab (PSD).

Tucanocídio 3 O senador Aloysio Nunes prestou solidariedade ontem, por telefone, ao presidente da Juventude Tucana de São Paulo, Paulo Mathias, 20 anos, com quem José Serra discutiu publicamente no sábado.

Em todas Um observador anotou: o não-candidato Serra acompanhou Alckmin em três compromissos desde sábado. Foi à entrega de casas em Cubatão, à posse do núcleo sindical do PSDB paulista e à inauguração do Poupatempo de Sorocaba.

Visita à Folha Federico Carli, vice-presidente da Associazione Guido e Maria Carli, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Giorgio Trebeschi, representante do Banco d'Italia no Brasil e adido financeiro da embaixada italiana.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"A Caixa pagou R$ 3 mi a empresas de consultoria que nada enxergaram de errado no PanAmericano. Surpreso está o cidadão diante de tamanha imprudência."

DO DEPUTADO PAUDERNEY AVELLINO (DEM-AM), sobre o fato de o vice-presidente de Finanças da CEF, Márcio Percival, ter declarado à PF que o rombo de R$ 4,3 bi foi uma "surpresa" para o banco estatal.

contraponto
Plano B

Garibaldi Alves (Previdência) foi a um restaurante em Natal (RN) no fim de semana passado e lá encontrou, ao piano, José Eduardo Cardozo (Justiça). Impactado pela queda serial de ministros, brincou com o colega:

-Que bom saber que o senhor desenvolve uma segunda atividade! Com a situação que estamos vivendo em Brasília, isso é sempre prudente...

Nenhum comentário: