domingo, novembro 06, 2011

ANCELMO GOIS - Galeão 2014


Galeão 2014
ANCELMO GOIS
O GLOBO - 06/11/11

A Infraero calcula que, se a final da Copa de 2014 for entre Brasil e Alemanha, 1.000 aviões, entre jatinhos particulares e jatões de carreira, voarão para o Rio, acredite, no dia do jogo.

No mínimo.
Estacionamento...
O grande problema, segundo a Infraero, mais do que o tráfego aéreo, seria onde estacionar tantos aviões. Não haverá espaço suficiente no Galeão ou no Santos Dumont.

As aeronaves terão de desembarcar os passageiros e seguir para estacionar em outros aeroportos, como os de Macaé, Cabo Frio etc.

Por que Alemanha?...
O cálculo se baseia nos deslocamentos de torcedores das duas seleções nas Copas da África do Sul, em 2010, e da própria Alemanha, em 2006.

‘Vietnã go home’
Veja as voltas que o mundo dá. Nos anos 1970 e 1980, o Vietnã era símbolo da luta contra o “imperialismo americano”.

Agora que virou uma economia de mercado, o país asiático tenta comprar terras em Serra Leoa para produzir arroz. Daqui a pouco, vai ter africano gritando: “Vietnã go home!”

Lá vão os noivos
Jane Di Castro, o transformista, deu entrada na papelada para se casar com o companheiro Otávio Bonfim, em maio de 2012, no Rio.

— Eu sonhava em me casar toda de branco desde o tempo em que brincava de pique-esconde em Oswaldo Cruz...

Que sejam felizes.

Bolsa-deputado
A partir deste mês, a ex-atriz de cinema pornô Cicciolina receberá pensão mensal de 3 mil euros do governo italiano, por ter sido deputada de 1987 a 1992.

Deve ser terrível viver num pais onde há políticos que vivem a mamar nas tetas do governo.

TV Globo/Matheus Cabral
O DOMINGO É de Camila Pitanga, 34 anos, a atriz que reúne numa só existência toda a beleza mestiça da mulher brasileira. A formosa estará na série “A grande família”, da TV Globo, quinta agora. Será Kelly, estagiária de curvas generosas que vai enlouquecer a repartição e maltratar o coração do chefe, Mendonça (Tonico Pereira). Mas Kelly, na verdade, é uma interesseira. Usa a beleza para subir na vida. Caberá a Lineu (Marco Nanini) desmascarar a vilã e não deixar que engane Mendonça. Engana eu

Rei do gado
Roberto Carlos, que outro dia, como saiu aqui, comprou um gado da raça nelore, não é novo, digamos, no pasto.

O Rei e seu empresário, Dody Sirena, investem pesado na pecuária há quase cinco anos.

Muuuuuuuu...
Roberto e Dody começaram com a vaca Lady Sisca, da raça simental, comprada por R$1,8 milhão, e com o touro King, que custou R$800 mil.

Os dois bichos já renderam muitos lucros ao Rei.

O petróleo é nosso I
Quinta, dia 10, das 13h às 15h, no sentido Centro, e das 20h às 22h, no retorno para casa, o carioca não vai pagar passagem de trem, barca e metrô.

As concessionárias decidiram não cobrar. Aderiram à passeata da Candelária à Av. Rio Branco contra a tunga dos royalties do petróleo do Rio.

O petróleo é nosso II
Sérgio Cabral e Eduardo Paes vão decretar ponto facultativo a partir das 14h.

Light e Cedae também aderiram. A previsão do governador e do prefeito é que mais de 150 mil pessoas participem do ato.

Deus fashion
Surgiu na Rua Carolina Machado, em Cascadura, no Rio, a loja Marileide Moda Evangélica, cujo slogan é “a roupa que veste o povo de Deus”.

Calma, moço
Há testemunhas. O estresse venceu um motorista da linha 427 (Vila dos Teles-Praça XV), da Viação Regina, dias atrás.

Na Avenida Brasil, na altura do Caju, sentido Centro, acredite, o moço parou o ônibus, desceu e... foi embora a pé.

‘Não fui eu, amor’
Veja como pardal de trânsito pode ser dedo-duro.

A desembargadora Helda Meireles, da 15ª Câmara Cível do Rio, negou a indenização que um motociclista pedia ao estado por ter recebido em casa a foto de uma infração em que aparecia com... uma popozuda na garupa. Ele alegava que a foto prejudicara seu casamento, e garantia não ser ele na imagem, mas... o antigo dono da moto. Ah, bom!

O Kremlin censurou FH
Perto do 20º aniversário do colapso do regime soviético (oficialmente, a URSS deixou de existir em 31 de dezembro de 1991), a coleguinha Vivian Oswald lança o livro “Com vista para o Kremlin”, um mergulho de 20 mil léguas submarinas na vida e na alma do povo russo, fruto de muito garimpo nos dois anos em que viveu em Moscou, como correspondente do GLOBO.

Um dos capítulos é sobre a vetusta Biblioteca Lenin, uma das mais importantes do planeta (aliás, uma lei do tempo de Lenin garantia a todo cidadão acesso a uma biblioteca a uma distância de, no máximo, 15 minutos de casa). Ali, Vivian visitou o Arquivo Especial, antiga seção secreta, onde ficavam os livros censurados pelos comunistas.

A lista de autores brasileiros censurados é um samba do bolchevique doido. No “index” soviético, livros de Fernando Henrique Cardoso, Agildo Barata, Moniz Bandeira, Celso Furtado, Carlos Lacerda, Afonso Arinos de Melo Franco, Gilberto Freyre, Graciliano Ramos, Erico Verissimo, Golbery do Couto e Silva e até um do... comunista Jorge Amado (“Bahia de todos os santos”).

Vivian, que morou no mesmo prédio onde residiu o lendário Luís Carlos Prestes, descobriu que “salada russa” é coisa de brasileiro. Não existe por lá. Como também o que chamamos de montanha-russa, lá, o nativo conhece como “montanha-americana”. Já “strogonov”, tudo bem. É russo mesmo, receita de 300 anos de uma família do mesmo nome — mas sem creme de leite, e também só de carne bovina. Estrogonofe de galinha ou de camarão deve ter sido inventado por algum cozinheiro cearense, povo mais criativo na cozinha que a coluna conhece e aprecia.

Vivian entrevistou Helène Ludinghausen, última descendente da família Strogonov, e descobriu, veja só, que ela viveu no Rio dos 5 aos 15 anos.

Aliás, sobrevive uma lenda de que dois navios russos aportaram em Recife, em 1804, e que os tripulantes fizeram apresentações de suas danças nativas. Isto teria levado os anfitriões a imitarem os passos e os saltos dos visitantes, dando origem, no caso, ao frevo. Mas aí é outra história.

Nenhum comentário: