quinta-feira, novembro 10, 2011

ANCELMO GOIS - Cabeça raspada


Cabeça raspada
ANCELMO GOIS
O GLOBO - 10/11/11

A 5ª Câmara Cível do Rio deu liminar à Defensoria Pública que proíbe o estado de cortar compulsoriamente o cabelo e a barba dos detentos que chegam às penitenciárias. Agora, o preso escolhe se vai querer ir ao barbeiro.

Aliás...
A humilhação de raspar a cabeça de presos é antiga por aqui. Na ditadura, Caetano e Gil tiveram os cabelos raspados na cadeia. Em março, os estudantes detidos numa manifestação contra a visita de Obama ao Rio sofreram o mesmo castigo. A desculpa é que o corte com máquina zero evita disseminação de doenças na prisão.

Hora de Clarice
Depois do Dia D, de Drummond, vem aí a Hora de Clarice. Dia 10 de dezembro, quando Clarice Lispector faria 91 anos, vai-se celebrar a escritora. José Miguel Wisnik fará palestra no Instituto Moreira Salles. A Rocco promete pôr lenha na fogueira das celebrações.

Nada grave
A reação de Lula à quimioterapia não tem sido boa.

No mais
O Brasil adora uma miudeza. Essa ideia de Aldo Rebelo de uma cota de ingressos para índios e para o pessoal do Bolsa Família é pura demagogia. Em relação à Copa, há assuntos mais relevantes para o ministro cuidar, como vigiar o destino dos bilhões e bilhões que serão usados — dinheiro meu, seu, nosso — na construção de estádios. Com todo o respeito.

Problemas
O CD “Ensaio de cores”, de Ana Carolina, gravado ao vivo com banda só de mulheres, chega às lojas semana que vem. Traz a inédita “Problemas”, além de versões suas para músicas de Caetano Veloso, Djavan, Lenine, Tom Zé e Chico César.

DIOGO NOGUEIRA, o cantor, passeia todo-todo num calhambeque pelas ruas de Havana. Veja na foto o momento em que o sambista passa em frente ao Callejón de Hamelo, tradicional casa cubana de rumba. Diogo, filho do saudoso João Nogueira, foi à ilha fazer um show e gravar um documentário. De lá, seguiu direto para... Las Vegas, EUA, onde acompanha hoje a festa de premiação do Grammy Latino

O potássio é nosso
Sob a bênção de Dilma, está praticamente fechado o acordo de arrendamento, da Petrobras à Vale, da área onde a mineradora tocará novo projeto de potássio, de US$ 4 bi, em Sergipe.

Bruno ou Nardoni
O ex-policial Roger Franchini, que está lançando o livro “Richthofen — o assassinato de Suzane”, pela Editora Planeta, já tem outras histórias em mente. Seu próximo livro será sobre o goleiro Bruno ou sobre a menina Isabella Nardoni.

Rega-bofe tucano
FH, Serra, Tasso Jereissati, Aécio, Eduardo Azeredo e outros tucanões devem se encontrar hoje à noite em Recife. São convidados de honra da festa de aniversário do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, que faz 64 anos.

Rumo a Macaé
Cientes de que a UPP ia chegar à Rocinha, os chefes do tráfico local montaram um plano de fuga que incluía um esconderijo em Macaé.

Morte em campo
Domingo, por volta de meio-dia, um homem de 37 anos passou mal numa pelada no Tijuca Tênis Clube, no Rio. Era grave, e não havia serviço médico na hora. Ele morreu.

‘Down no society’
Segunda, na inauguração de um restaurante japonês na Barra, no Rio, com tudo de graça, a mulherada emergente se fartou de umas garrafinhas de... ic!... saquê. Mas, no fim, souberam que a cachacinha de arroz era... paga (R$15, cada). O chabu foi geral. Só seria possível pagar em dinheiro. Umas madames tiveram de socorrer outras.

Luxa do Pandeiro
Vanderlei Luxemburgo será pandeirista da roda de samba de Moacyr Luz, segunda, na festa de 116 anos do Flamengo, na Fundição Progresso, na Lapa.

Pedra Selada
Cabral e Minc vão criar o Parque Florestal de Pedra Selada, com 7 mil hectares, em Mauá. O nome vem do ponto mais alto da região, que possui, veja, a forma de uma sela de cavalo.

Nenhum comentário: