terça-feira, outubro 18, 2011

SERGIO BARROSO - Abertura da Copa sem aventuras


Abertura da Copa sem aventuras
SERGIO BARROSO
FOLHA DE SP - 18/10/11

Por critérios técnicos e pela meritocracia, o Mineirão, sem correr riscos, está à frente dos outros estádios que disputam a abertura da Copa no Brasil


O dia em que a Fifa definirá o local da abertura da Copa de 2014 se aproxima. O Mineirão é um dos quatro concorrentes ao jogo inaugural.

Por critérios técnicos e pela meritocracia, estamos à frente, sem improvisação, sem aventuras e sem arrogância. As obras do estádio estão dentro do cronograma e serão concluídas em dezembro de 2012, 18 meses antes de a bola rolar.

O Mineirão estará pronto e receberá partidas da Copa das Confederações, em 2013. Portanto, tempo e oportunidades de sobra para os testes. Além disso, Belo Horizonte teve todos os seus oito projetos de mobilidade urbana aprovados pelo Ministério das Cidades, sendo que cinco dessas obras já começaram.

Vale destacar também a intensa preparação no setor hoteleiro da região metropolitana de Belo Horizonte e adjacências. Estão em construção 28 hotéis, e outros 17 empreendimentos se encontram na reta final do processo de licenciamento. Com isso, serão 51 mil leitos na Grande Belo Horizonte.

Do ponto de vista institucional, a reforma do Mineirão se dá em sintonia com a Fifa, com o Tribunal de Contas da União e com o Ministério Público -o que é fundamental para uma parceria público-privada, como no Mineirão, em que o consórcio Minas Arena conduz a obra, poupando o Estado de vultosos desembolsos.

A prefeitura da cidade prepara a concessão de 900 licenças de táxi; a sociedade civil capacita profissionais que atenderão os turistas-torcedores; micro e pequenas empresas se articulam em torno das 900 oportunidades de negócios detectadas por estudo do Sebrae-FGV -o maior número entre as sedes.

Minas Gerais trabalha pelo legado. Em setembro, Minas foi colocada na vitrine da Copa. O Estado sediou a cerimônia oficial da Fifa dos mil dias para o início da competição e a inauguração do cronômetro regressivo em Belo Horizonte.

Para marcar essa data tão simbólica, a presidente Dilma Rousseff e o eterno Pelé, embaixador honorário do Brasil para a Copa do Mundo, escolheram o Mineirão para a primeira visita a um dos estádios em obra para a Copa.

Eis o balanço da presidente na ocasião: "Eu estive no Mineirão, e lá eu vi a imensa e extraordinária obra feita pelo governo do Estado e pela prefeitura, no sentido de viabilizar, com a parceria de empresários privados, um estádio em um prazo excepcional, que vai atender não só a Copa do Mundo, mas a Copa das Confederações".

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, fez coro e disse que Belo Horizonte devia inspirar as demais sedes. Com planejamento, responsabilidade, respeito ao interesse público e excelência na gestão, o Mineirão vem se consolidando como um bom exemplo.

Por isso, acredito sinceramente que o Brasil está maduro o suficiente para fugir dos riscos com projetos que ainda não demonstraram a necessária responsabilidade e o devido comprometimento.

É hora de dizer não às aventuras!



SERGIO BARROSO é secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo do Governo de Minas.

Nenhum comentário: