sábado, outubro 01, 2011

RENATA LO PRETE - Ponto de combustão


Ponto de combustão
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 01/10/11

O anúncio de uma nova fábrica de automóveis no Rio, a ser feito hoje no Palácio do Planalto, colocará frente a frente Dilma Rousseff e Sérgio Cabral pela primeira vez desde a escalada de temperatura no debate sobre os royalties do petróleo. Nesse período, o governador tentou mais de uma vez resolver o assunto diretamente com a presidente. Mas ela tem repetido que atingiu seu limite na negociação, cabendo agora a Estados produtores e não produtores chegar a um acordo -do qual até o momento não há sinal. Ontem, Cabral disse a integrantes da bancada fluminense estar se preparando "para radicalizar".

Sem-tela 1 Enquanto Aloysio Nunes, excluído das inserções de TV do PSDB paulista, protestou no Twitter, José Serra, outro omitido, queixou-se à direção estadual. Para atendê-los, o partido propôs gravar material a ser veiculado nos próximos meses.

Sem-tela 2 Correligionários de Geraldo Alckmin lembravam ontem: quando ele estava sem mandato (e Serra no governo), também foi submetido a um longo jejum de propaganda partidária.

Pontes Ideli Salvatti (Relações Institucionais) articula encontro entre Dilma Rousseff, cuja relação com o alckmismo já está bem encaminhada, e o serrista Aloysio Nunes. O motivo alegado é o fato de o tucano ter assumido a relatoria da Comissão da Verdade no Senado.

Aviso 1 Insatisfeitos com a conduta do Palácio dos Bandeirantes no escândalo das emendas, deputados da base de Alckmin ameaçam aderir à CPI proposta pelo PT. Foram demovidos na reunião de líderes, mas ainda consideram a hipótese de assinar.

Aviso 2 Os parlamentares alegam que o governo, a quem cabe liberar e fiscalizar os recursos solicitados via Assembleia, tenta se eximir de responsabilidade por quaisquer irregularidades.

Não mexe Dilma determinou que nenhuma diretoria do BB seja transferida de Brasília para São Paulo, na contramão de especulações de que isso poderia ocorrer com áreas como a de marketing. A presidente ficou especialmente contrariada diante de relatos de que o pai da ideia seria Ricardo Berzoini.

É festa 1 Em reunião ontem com prefeitos do ABC, Ideli Salvatti, que já morou na região, confidenciou sentir falta de cachaça de cambuci, fruta típica da Serra do Mar. Sem demora, Luiz Marinho, de São Bernardo do Campo, providenciou garrafa para a ministra, que arregalou os olhos de satisfação.

É festa 2 Ideli aproveitou o compromisso em São Paulo e, em vez de seguir para Santa Catarina, sua base, fez conexão para o Rio, onde assistirá amanhã, ao lado do marido, aos shows de encerramento do Rock in Rio.

Aqui não Pressionados por Lula e pelo PT nacional a apoiar Manuela D"Ávila (PC do B) em Porto Alegre, a seção local do partido promoverá manifestação nesta segunda-feira, sob o lema é "Sou PT, quero votar 13".

Aqui sim De sua parte, o PC do B deixou claro a Lula: a presença do PT na chapa de Manuela é condição essencial para que os comunistas do Brasil entreguem seu modesto porém útil tempo de TV ao candidato petista em SP.

Quarentena Franklin Martins entregará nos próximos dias o primeiro volume de sua obra de história da política brasileira contada por meio da música, trabalho ao qual se dedica desde que deixou o governo.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Quem se dispõe a homenagear um assassino condenado três vezes na Itália deveria no mínimo convidar os parentes das vítimas para participar da cerimônia."

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA PAULISTANA, FLORIANO PESARO, sobre a proposta, de autoria do colega Juscelino Gadelha (PSB), de concessão de título local de cidadania ao ex-terrorista Cesare Battisti,.

contraponto

Centro cirúrgico


Prestes a abrir, anteontem à noite, a reunião do PSDB em que seriam discutidas as regras das prévias para escolher o candidato do partido à prefeitura paulistana, o presidente estadual, Pedro Tobias, assustou os integrantes do diretório exclamando ao telefone:

-Eu ponho você na faca amanhã!

Atônitos com Tobias, que é médico, os tucanos foram tranquilizados por um assessor presente à mesa:

-Calma, pessoal! Ele está apenas marcando uma cirurgia no hospital em Bauru...

Nenhum comentário: