terça-feira, outubro 25, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Teste de resistência
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 25/10/11

A ida de Orlando Silva hoje à Câmara é vista, no Palácio do Planalto e no entorno do ministro do Esporte, como um laboratório da "agenda positiva" que Dilma Rousseff o orientou a perseguir. Ninguém espera que ele consiga se restringir à Lei Geral da Copa, pauta que motivou a visita. O grau de contaminação do debate pelas denúncias de fraude envolvendo a pasta contará para definir seu futuro imediato.

Para além da abertura de sindicância interna, anunciada ontem, o governo quer de Orlando, no curto prazo, medidas efetivas contra subordinados sobre os quais pesam acusações de desvios.

Coreografia Quem acompanha os bastidores do balé Dilma-Lula duvida da narrativa segundo a qual a presidente e seu antecessor discordam em relação ao que fazer com Orlando Silva.

Interrogatório O PC do B espera contar com a experiência de delegado do deputado Protógenes Queiroz (SP) na tentativa de emparedar João Dias, acusador de Orlando, amanhã na Câmara.

Menos, menos Na contramão da tática belicista do PC do B, o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), vai orientar a base a dar de ombros na sessão: "O PM já se enrolou. Deixa a oposição se enrolar junto com ele".

O retorno 1 Um jantar há uma semana na casa do deputado Luciano Castro (RR), com a presença de outros dez parlamentares do PR e do ministro Paulo Sérgio Passos, selou o apadrinhamento dos novos diretores da Valec, estatal ferroviária que operava com cúpula provisória desde julho, quando explodiu o escândalo nos Transportes.

O retorno 2 A reaproximação da bancada com o governo ajuda a explicar o silêncio do PR diante do duplo padrão do Planalto: a "faxina" nos Transportes derrubou cerca de 30 pessoas; por ora, ninguém caiu na pasta controlada pelo PC do B.

Como está... Contra o desejo de Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab, o Planalto quer sepultar a hipótese de construção de um terceiro aeroporto na Grande SP. Dilma orientou os ministérios mobilizados para o estudo das concessões de Guarulhos, Campinas e Brasília a concentrar esforços na ampliação e na adequação de terminais regionais, sobretudo os controlados pela Infraero.

...fica? Em discussão desde 2008, a implantação de um novo aeroporto no Estado foi abraçada pelo governador e pelo prefeito paulistano como compromisso inaugural do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano.

Tucanocídio Reunidos domingo na casa de Ricardo Trípoli, os quatro pré-candidatos do PSDB à prefeitura promoveram sessão de queixas contra a direção paulistana, por supostamente fazer o jogo do Palácio dos Bandeirantes ao sinalizar o adiamento das prévias para 2012. O buraco do protesto, porém, é mais embaixo: trata-se da perspectiva de aliança com o PSD, dando a cabeça da chapa ao partido de Kassab.

Nem aí Alheios aos apelos de dirigentes do PT paulistano para que Marta Suplicy desista de disputar a prefeitura, militantes de oito zonais iniciaram coleta de assinaturas para protocolar oficialmente a candidatura da senadora às prévias, marcadas para 27 de novembro. São necessárias 3.200 adesões.

Visita à Folha Elyakim Rubinstein, ministro da Suprema Corte de Israel, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Ilan Sztulman, cônsul-geral em São Paulo.

tiroteio
Na semana passada, ficou demonstrado que a antiga máxima continua valendo:
o PC do B unido jamais será vencido. Se Orlando resistir, vai virar herói na Esplanada.
DO DEPUTADO FEDERAL ANDRÉ VARGAS (PT-PR) sobre a atitude aguerrida do pequeno partido diante da ameaça de perder o controle do Ministério do Esporte, no qual Orlando Silva ganhou sobrevida.

contraponto
Está em todas

Em visita a Brasília para um seminário sobre energia e clima, um grupo de ex-presidentes latino-americanos foi levado, na quinta-feira passada, a uma conversa com Michel Temer, naquele dia presidente em exercício.
Logo no início do encontro, o boliviano Jaime Paz Zamora elogiou o partido do vice: -O PMDB é um exemplo de governabilidade.
Em seguida completou, para gargalhada geral: -Na verdade, o Brasil hoje é uma espécie de PMDB da América Latina: participa de tudo!

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Nenhum comentário: