sexta-feira, outubro 14, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Fiel da balança
RENATA LO PRETE
FÁBIO ZAMBELI -interino 
FOLHA DE SP - 14/10/11

Assinada por Dilma Rousseff e publicada ontem, a nomeação de Luciana Lóssio, que atuou no corpo jurídico da campanha petista, para o cargo de ministra-substituta do TSE, é interpretada por especialistas em direito eleitoral como uma mudança no perfil do colegiado. A advogada ocupará a vaga de Joelson Dias, que nutria expectativa de recondução para novo biênio e constava na lista tríplice entregue à presidente.
Dias foi quem acolheu a maior parte dos direitos de resposta reivindicados por José Serra na disputa de 2010, em particular quando o PT explorou na TV as acusações de caixa-dois que envolviam Paulo Preto.

Decolagem O Planalto definiu as primeiras obras licitadas pelo recém-regulamentado Regime Diferenciado de Contratações para a Copa e a Olimpíada: a ampliação do estacionamento do aeroporto de João Pessoa, a construção da nova torre do terminal de Salvador e a instalação do sistema de manuseio de bagagens do Galeão.

Scanner Os contratos serão monitorados pelos ministérios da Casa Civil e do Planejamento, com aval da CGU.

Toga justa Os relatórios preliminares do Orçamento e do Plano Plurianual, que serão entregues na quarta ao Congresso, não trarão previsão de reajustes para o Judiciário. Com isso, a inclusão do aumento para a categoria fica para a votação de dezembro.

Inflação Senadores envolvidos no debate sobre os royalties estão atônitos: a cada dia surge um novo número para a redistribuição dos recursos sem que se mencione a origem do dinheiro. Wellington Dias (PT-PI), que defendia R$ 8 bilhões para Estados não produtores, agora já fala em R$ 9 bilhões.

Linha cruzada Em conversa recente com um ministro, Marco Maia (PT-RS), reclamou: "Não aguento mais receber telefonemas do Lula. Ele liga toda semana como se ainda fosse presidente".

Cobiça As eleições municipais vão esquentar novamente a briga de bastidores por postos importantes do segundo escalão do governo, a começar pelo Paraná. Ontem, durante passagem de Dilma por Curitiba, o assunto dominante era a possível candidatura de Jorge Samek, diretor-geral de Itaipu, à Prefeitura de Foz do Iguaçu, para onde acaba de transferir seu domicílio eleitoral.

Jurisprudência O PSDB paulistano recorreu ao TRE-SP antes de definir, na próxima semana, as regras das prévias que devem escolher o candidato da sigla à prefeitura. Os tucanos têm dúvidas legais sobre o colégio eleitoral e a data da consulta, itens que preocupam os quatro postulantes.

À distância No epicentro da escândalo das emendas da Assembleia paulista, Bruno Covas foi a ausência mais sentida no Bandeirantes em evento de sua pasta, ontem, no qual foram apresentada pesquisa sobre o uso de sacolas sustentáveis nos supermercados. O secretário de Meio Ambiente preferiu prestigiar o lançamento do plano de preservação de minas d'água em Guararapes, a 540 km da capital.

Clique aqui Enquanto o Conselho de Ética investiga a venda de emendas parlamentares, o deputado Beto Trícoli (PV) abriu sua página no Facebook para receber de seus eleitores pedidos de verba para o Orçamento de 2012.

Overlapping A uma semana do anúncio da sede da abertura da Copa-2014, Geraldo Alckmin esteve ontem com o diretor do escritório da Fifa no Brasil, Fúlvio Danilas.

tiroteio

Uma chapa composta por Rodrigo Maia e Clarissa Garotinho só serve para unir os maiores índices de rejeição do Rio.
É um presente para Eduardo Paes.
DO PRESIDENTE DO PSD-RJ, INDIO DA COSTA, analisando a anunciada aliança entre os filhos de Cesar Maia, do DEM, e de Anthony Garotinho, do PR, na corrida pela prefeitura da capital fluminense em 2012.

contraponto

Terra arrasada


Pouco antes do embarque de Guido Mantega para a reunião de ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais do G-20, em Paris, encontro preparatório à cúpula de presidentes em novembro que vai tentar alinhavar soluções para a crise econômica que aflige notadamente a Europa, Dilma Rousseff pediu pressa ao seu auxiliar, em tom de brincadeira:
-Ô Guido, veja se vocês se apressem por lá. Senão daqui a pouco não vai ter muita coisa para salvar...

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA

Nenhum comentário: