quarta-feira, outubro 12, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL



Encargo indigesto
RENATA LO PRETE
FÁBIO ZAMBELI (interino) 
FOLHA DE SP - 12/10/11

Surpreendido, o governo tenta abortar movimentação do aliado PC do B com potencial para tumultuar a votação da Desvinculação das Receitas da União, prioridade zero de Dilma Rousseff no Congresso. Instados por Jandira Feghali (RJ), deputados do partido redigiram emenda que torna obrigatória a destinação de 10% dos recursos da DRU à saúde pública.
Emissários do Planalto entraram em cena para evitar que o aditivo alcance as 171 assinaturas necessárias. "O PC do B não tem razão para ter comportamento dúbio em relação ao governo. É um constrangimento inaceitável", reagiu o vice-líder José Guimarães (PT-CE).

Na linha Também envolvido na "operação DRU", Michel Temer aproveitou ligação de Gilberto Kassab ontem para se certificar sobre a posição de seu novo partido na votação da matéria. "Vocês podem contar com todos os votos do PSD", respondeu o prefeito paulistano.

Acelerador Dilma assinou ontem o decreto de regulamentação do Regime Diferenciado de Contratação de obras para a Copa e a Olimpíada, que será publicado amanhã no Diário Oficial. A primeira licitação lançada pelo novo sistema, contestado pelo Ministério Público Federal, contemplará a Infraero.

Compensação Em telefonemas a Kassab e Geraldo Alckmin, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ofereceu a São Paulo a prerrogativa de sediar o sorteio das chaves da Copa das Confederações, marcado para dezembro de 2012. A cidade foi excluída da competição em razão do atraso no início das obras do Itaquerão.

Tró-ló-ló No programa do PSDB que vai ao ar amanhã, caberá a José Serra e aos líderes Duarte Nogueira (SP) e Álvaro Dias (PR) o tom mais crítico ao governo. Serra, que lembrará a paternidade dos remédios genéricos, dirá que a saúde sob a gestão petista não avançou e que a segurança "está cada vez pior".

Legado A abertura será conduzida por FHC. O ex-presidente falará dos feitos de sua gestão, entre os quais citará o combate à inflação e a estabilidade da economia. Aécio Neves (MG) aparece no trecho final com discurso sobre o "modo tucano de governar" nos Estados.

Voo solo Até a nota divulgada ontem pela bancada do PT na Câmara, a ministra Iriny Lopes (Mulheres) se queixava, em privado, do pouco respaldo do Planalto à controversa investida de sua pasta contra a publicidade de lingeries e o conteúdo sexista de programas de TV.

Onde pega Em pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Vitória divulgada domingo, Iriny, pré-candidata do PT, aparece com a maior taxa de rejeição.

Autofagia Quando cobra do governo paulista a divulgação de todas as emendas pagas à bancada desde o 2007, o PSDB atinge Bruno Covas. A publicação dos dados permitirá o mapeamento das indicações do então deputado que, em entrevista, disse ter recebido oferta de propina de um prefeito.

Assim não A resposta redigida pelo secretário de Meio Ambiente ao Conselho de Ética de Assembleia não agradou ao Bandeirantes. A avaliação no núcleo político de Alckmin é a de que o tucano, pré-candidato à prefeitura paulistana, coloca em xeque sua credibilidade ao tratar como "hipotética" declaração que indica fraude.

Visitas à Folha Paulo Chapchap, superintendente de Estratégia Corporativa do Hospital Sírio-Libanês, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Walter Nori, assessor de imprensa.

Alvaro Furtado, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava com Thais Abrahão, assessora de imprensa.

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA

tiroteio

"Não sei o que levou o ministro a defender agora o gasto de 10% do PIB em Educação. Deve ser uma decisão política, já que ele vai deixar o MEC para se candidatar a prefeito."
DA SOCIÓLOGA MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, ex-secretária paulista da Educação, sobre Fernando Haddad (PT) ter admitido reserva de 7% a 10% do Produto Interno Bruto para o setor no plano nacional em debate na Câmara.

contraponto

Deferência sanitária


Durante reunião, ontem, na qual deputados analisavam quatro projetos que dariam nome de ex-congressistas a espaços físicos na Câmara, Nelson Marquezelli (PTB-SP) provocou Marco Maia (PT-RS), diante das opções cada vez menores de escolha:
-Daqui a pouco, presidente, só vão sobrar os banheiros para homenagear vossa excelência!

Nenhum comentário: