segunda-feira, outubro 03, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Paciência no limite
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 03/10/11

As declarações belicosas do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) contra a redistribuição da receita de royalties irritaram os Estados não-produtores de petróleo, que ameaçam fazer valer o peso da bancada que têm no Congresso.

"Temos 23 Estados que têm clara maioria e aceitam um acordo para perder R$ 8 bilhões. Cada provocação do outro lado aumenta a impaciência", adverte o senador Wellington Dias (PT-PI), autor de projeto que pode ir a voto nesta semana. Os dois blocos voltam à mesa amanhã para negociar acordo que evite a votação do veto do ex-presidente Lula à divisão do dinheiro.

Via expressa Para evitar a votação do veto de Lula, o Senado tentará correr com o projeto de Wellington Dias. Para isso, relatores de três medidas provisórias que trancam a pauta prometeram entregar os pareceres hoje.

Caldeirão
Do senador Walter Pinheiro (PT-BA), sobre a tentativa de levar a voto nesta semana alguma proposta sobre a redistribuição dos royalties: "Se um grão de sal faz subir a pressão, imagine o sal do pré-sal todo".

Morde Ari Pargendler, presidente do STJ, submeteu aos ministros da Corte uma nota, já redigida, semelhante àquela lida por Cezar Peluso no CNJ: não citava Eliana Calmon, mas condenava a corregedora por mencionar bandidos ocultos sob a toga.

Assopra Apesar das ponderações de que estariam criticando uma colega, a nota de Pargendler foi aprovada por 10 votos a 9. Mas foi para a gaveta, graças ao alerta do ministro João Noronha de que decisões colegiadas do STJ requerem 17 votos.

Cacife Apostas sobre a reforma ministerial de Dilma dividem os ministros entre os que ficam, os que trocam de pasta e os que saem. No último grupo estão Mário Negromonte (Cidades), Carlos Lupi (Trabalho) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário).

Sujou 1 A mudança no plano de despoluição do rio Pinheiros, em São Paulo, trouxe para o seio do governo paulista embate envolvendo secretários de Geraldo Alckmin que devem disputar as prévias do PSDB para a eleição na capital em 2012.

Sujou 2 José Aníbal (Energia) reclamou de Bruno Covas (Meio Ambiente) ter comunicado antes ao Ministério Público a suspensão da flotação, sistema de remoção de resíduos do rio que custou R$ 160 milhões. A Emae, autarquia subordinada a Aníbal, cuidava do projeto.

Cronologia O programa havia sido instituído em 2000, na gestão de Ricardo Tripoli no Meio Ambiente. Também postulante à candidatura tucana em SP, Tripoli é defensor do modelo.

Stand by Quem esteve com Lula nos últimos dias diz que ele desistiu, por ora, de tentar demover o PMDB de lançar Gabriel Chalita em São Paulo. O ex-presidente negocia com Michel Temer apoio a Fernando Haddad (PT) num eventual segundo turno ou caso o petista seja eleito.

Foco Todo o empenho de Lula agora está nas tratativas com o PR de Valdemar Costa Neto, maltratado por Dilma Rousseff, mas dono da maior fatia do tempo de TV entre os potenciais aliados na praça.

Cereja do bolo O que Gilberto Kassab mais espera na derradeira semana de filiações é levar o petista Assis do Couto, do Paraná, para o seu PSD. Se vingar a negociação, conduzida por Eduardo Sciarra, terá pescado em todas as siglas, menos no PSB do aliado Eduardo Campos.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Do jeito que as coisas andam no PSDB, Serra só conseguirá ser candidato a presidente, em 2014, se for para o PSD do amigo Gilberto Kassab".

Do deputado JOSÉ MENTOR (PT-SP), sobre as mais recentes divergências entre o ex-governador e a direção de seu partido, como o fato de o tucano ter sido excluído de rodada de comerciais exibidos na semana passada.

contraponto

Fórmula do amor


Em jantar oferecido pela embaixada da Coreia do Sul, o presidente em exercício do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), e sua mulher, a deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), ouviam explicações do embaixador sobre os ingredientes e o modo de preparo de comidas típicas do país servidas no evento. Em tom bem-humorado, o anfitrião informou ainda que o vinho escolhido para a ocasião, também de origem coreana, era muito conhecido por suas propriedades afrodisíacas.

-Então bebe mais!- ordenou Marinha ao marido.

Nenhum comentário: