domingo, outubro 30, 2011

REGINA ALVAREZ - Mais que um porto


Mais que um porto
REGINA ALVAREZ
O GLOBO - 30/10/11

Nosso mundo está cheio de fatos e versões. Aqueles são incontestáveis; estas têm pernas curtas que, com as asas da imaginação, voam ao sabor da criatividade do autor ou à força da repetição. Ou da compilação. Mas, não são nem fazem a História. O livro que o jornalista Carlos Garcia e o falecido economista Josué Mussalém escreveram – “Suape – mais que um porto” –, que será lançado na próxima quinta-feira, na Livraria Saraiva, do Shopping Recife, é mais que bem escrito livro-reportagem. É o resgate de um fato que precisava ser contado e que coloca Pernambuco como raridade no cenário político-administrativo do país. E por vários motivos. O complexo industrial portuário é obra pública que atravessou uma dezena de administrações estaduais, recebendo de todos atenções e investimentos. E mais – revela o livro – Suape nasceu da teimosia de um grupo que pensou Pernambuco décadas adiante. Não foi um simples projeto. Foi uma trama para superar os tempos difíceis da estagnação econômica. Grupo quase anônimo, sem mandatos ou procuração praticou a melhor das políticas: a do bem comum. Não há um só entre os pioneiros de Suape que tenha tirado proveito dos grandes investimentos. As únicas ações adquiridas foram as de servir à causa pública sem se servir delas. Nem mesmo como mote para palestras.

Energia limpa
A previsão da Eletrobrás é que daqui a 20 anos o grande desafio da geração de energia será utilizar todas as fontes disponíveis, com a expansão da energia eólica e biomassa. O tema será debatido durante palestra do presidente da Eletrobrás, José da Costa, nesta segunda-feira, às 16h, no JCPM. É uma promoção da ADVB-PE.

Consumo cresce
O crescente consumo dos setores comercial e residencial e o aumento do ganho real da população, que sobe desde 2004, foram os dois grandes responsáveis pelo maior dispêndio com a energia elétrica, no terceiro trimestre deste ano. O consumo avançou 4,2% na comparação com igual período de 2010, e atingiu 108.008 gigawatts-hora.

Bicicletas
Um sistema de aluguel de bicicletas, existente em várias cidades europeias, está funcionando desde sexta-feira no Rio de Janeiro. É iniciativa da prefeitura em parceria com o banco Itaú e a concessionária Serttel. O sistema chegou a ser sugerido para o Recife, mas não foi adiante. Aqui, nem placas a prefeitura exige das bicicletas.

Explosão urbana
O desordenado crescimento urbano da periferia de Ipojuca, onde estão Suape e a badalada praia de Porto de Galinhas, assusta a administração municipal. Até assessores do município já advertiram o prefeito Pedro Serafim para o fato de que o desenvolvimento está atraindo forasteiros das mais diversas procedências.

Novos invasores
Semana passada, a polícia desalojou uma ocupação irregular num morro do município onde havia gente vinda de outros estados. A prefeitura está construindo um conjunto habitacional de 520 casas no distrito de Camela e aguarda a desapropriação de uma área em Nossa Senhora do Ó, mas é pouco. Ipojuca está inchando.

Nenhum comentário: