terça-feira, outubro 11, 2011

PAULO SANT’ANA - A greve dos Correios


A greve dos Correios
 PAULO SANT’ANA
ZERO HORA - 11/10/11

Tempos atrás, eu andava muito depressivo.

Fui a um psiquiatra e ele parecia ter descoberto um sexto continente quando me aconselhou, para combater minha depressão, que eu fizesse uma grande viagem pelo Exterior.

Pensei comigo que era um conselho absurdo do meu psiquiatra, se eu fosse viajar, minha depressão iria junto comigo, ora bolas!

Mesmo assim, resolvi fazer a grande viagem, pensando que ela pudesse me salvar, caso desse certo um plano que tinha.

Segui para o aeroporto. Eu e, junto comigo, é óbvio, a minha depressão.

Agora, no aeroporto, resolvi desfechar o meu plano: quando passei pela Alfândega, o funcionário me perguntou: “Algo a declarar?”.

Eu respondi que sim.Tinha a declarar a minha depressão. E pedi ao funcionário da Alfândega que taxasse a minha depressão em US$ 200 mil. Eu não poderia pagar esse imposto e a depressão seria obrigada a não embarcar.

Genial, mas as nossas autoridades alfandegárias engatinham, elas não bolaram ainda uma forma de taxar a depressão.

Vão ter de criar lei ou regulamentação que impeça as greves dos Correios de causarem danos financeiros aos usuários.

Sei que uma greve de serviço essencial só tem eficácia quando causa transtornos aos usuários.

No entanto, não pode causar transtornos financeiros específicos. Dou como exemplo um DOC que tenha de ser pago com vencimento em uma data qualquer. Os Correios não entregam o referido DOC até a data do vencimento. E, muitas vezes, não entregam inúmeros DOCs para um só usuário.

Então, o usuário fica obrigado a multa com juros para pagar esse compromisso fora da data. Isso é de um inominável absurdo e um atentado à bolsa popular.

Não pode mais continuar assim. E é assim.

Não adianta virem me dizer que o usuário, nesse caso, pode recorrer à Justiça para não pagar juros pelo compromisso vencido. Não pode. Não tem como fazê-lo. Uma demanda na Justiça leva muito tempo e o usuário tem de manter o serviço ativo, não tem como esperar o resultado da Justiça.

Então, essa greve dos Correios, assim como está posta, causa uma esculhambação na sociedade, com danos altos às comunidades.

Vão ter de pôr ordem nessa bagunça

Já.

Nenhum comentário: