quarta-feira, outubro 26, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


São Carlos avança como polo de voo não tripulado
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 26/10/11

A prefeitura de São Carlos anunciou ontem que será instalada no município a produção de Vants (Veículos Aéreos Não Tripulados) da empresa brasileira XMobots. A chegada decorre da fusão com outra brasileira, a AGX Tecnologia.

"Estamos fundindo as áreas de pesquisa e desenvolvimento", diz Adriano Kancelkis, diretor-presidente da AGX e do novo grupo. A transferência da fabricação representa mais um passo para a formação de um polo da tecnologia no Brasil, segundo o executivo. Além da segurança, o produto tem como alvo os negócios agrícolas e ambientais. "O mercado envolve tudo o que se pode fazer com uma câmera no alto, como fotografar uma região, avaliar desmatamento, segurança pública e satélite", diz Roberto Ferraz, sócio da XMobots.

Os Vants têm eficiência superior aos aviões tripulados devido ao peso menor, que pode ser substituído por mais combustível e elevar as horas de voo, segundo Ferraz. A nova empresa produzirá aeronaves não tripuladas, sistemas embarcados, como piloto automático, sistemas de controle, softwares para gestão de informação, inteligência computacional e outros. A estimativa é gerar 500 empregos no próximo ano.

LABORATÓRIO DE ENSINO
Para atender à demanda por profissionais, que cresce cerca de 15% ao ano nos laboratórios Fleury, o grupo inaugurou há dois meses as novas instalações da Universidade Corporativa. O número de vagas quadruplicou e hoje 300 pessoas de diferentes especializações podem ser atendidas ao mesmo tempo, em cursos que duram até três meses. Em 2010, o Grupo Fleury ofereceu 67 horas de treinamento por colaborador, 16% a mais que em 2009.

O modelo combina aulas presenciais e virtuais e o aprendizado é mensurado por metodologias internacionais, segundo Omar Hauache, presidente do grupo. Além de 20 salas de treinamento e dinâmica, com tecnologia de última geração, a estrutura tem ambientes de simulação de atendimento com bonecos que representam pacientes. "Seria fácil aumentar nossa margem cortando esses investimentos, mas isso colocaria em risco nosso desenvolvimento a médio e a longo prazos", afirma. "Nosso trabalho depende de conhecimento, um dos diferenciais do Fleury."

VELHO MUNDO DESANIMADO
Consumidores italianos se conscientizaram da atual situação econômica só nos últimos três meses, segundo estudo da GfK com 12 países. A expectativa de renda da Itália foi a que teve maior queda no período: passou de -28 para -43. O indicador usado pela empresa varia de -100 a + 100. Valores negativos mostram que a avaliação do consumidor está abaixo da média no longo prazo. Na Polônia, onde o índice havia registrado seu menor valor em abril (-47), a expectativa melhorou -passou a -27 em junho e alcançou -20 em setembro. O PIB do país deve crescer 4,5% em 2011 e o consumo privado, 0,5%. A taxa de desemprego, porém, ficará em 11,8%.

REFEIÇÃO FÁCIL
Os moradores dos Jardins são os que mais pedem comida por serviços delivery em São Paulo, segundo estudo da Disk Cook e da iFood. Os pedidos feitos no bairro representam 15% do total, entre os 65 restaurantes analisados, todos afiliados à Disk Cook, que intermedeia solicitações dos clientes. A preferência dos paulistas é por sanduíches, em 17% dos casos. Em seguida aparecem casas de comida italiana e árabe, cada uma com 13%.

No Rio de Janeiro, Leblon e Copacabana lideram a quantidade de solicitações, com 18% e 15% do total. O levantamento foi feito com base em 8.000 pedidos em São Paulo e 4.000, no Rio. A iFood oferece serviços de tecnologia para restaurantes.

ESTRATÉGIA DESTILADA
Abrir uma loja por dois meses apenas para lançar um produto. A estratégia foi montada para o lançamento de uma nova vodca da sueca Absolut. A bebida, mantida em tonéis de cobre de destilação, é artesanal e tem especialistas que degustam cada lote, segundo Bryan Fry, presidente da Pernod Ricard Brasil, dona da marca. Cada garrafa custará R$ 190. O Brasil é o mercado em que a grife cresce mais rápido.

"O brasileiro tem demanda crescente por isso", diz. A loja será aberta hoje no shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Nenhum comentário: