terça-feira, outubro 18, 2011

MARCIA PELTIER - Troca-troca


Troca-troca
MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 18/10/11 

Pesquisa da KPMG aponta que os negócios em fusões e aquisições continuam aquecidos no país. Entre janeiro e setembro foram 606 operações, resultado 14% acima do registrado no mesmo período de 2010 (531). Destaque para as transações domésticas, empresas brasileiras comprando companhias brasileiras, que somaram 293 acordos, contra 244 nos nove primeiros meses de 2010. Entre os setores que mais se movimentaram estão tecnologia da informação (28), imobiliário (24), educação (22) e mídia e telecomunicação (20).

Apetite 

Cresceu também o número de negócios de empresas estrangeiras adquirindo companhias brasileiras no país. Foram 157 acordos frente aos 125 do ano passado, alta de 26%. Na dianteira novamente aparece o setor de TI, com 12 operações, seguido do de serviços, com 11.

Game Dior 

A Dior se rendeu ao mundo virtual. Após o lançamento da linha de maquiagem nas redes sociais, agora é a vez das joias da marca. Vai ao ar, hoje, o curta em 3D Mise en Dior, no qual uma pérola toma o lugar da bola dentro de um jogo de pinball. O jogo segue até a formação do colar inteiro. O nome do vídeo é uma homenagem ao primeiro colar criado por Camille Miceli, diretora criativa de acessórios para a grife.

Bola na rede 
O futebol, os jogadores e as suas torcidas fanáticas serão o enredo do próximo desenho de Carlos Saldanha na Fox, que lucrou muito nos últimos anos com as animações A Era do Gelo e Rio. A estreia está prevista para 2013, véspera da Copa do Mundo. O pano de fundo será o novo estádio do Maracanã e as escolinhas de futebol espalhadas em todo o país. Famosos como Pelé e os Ronaldo, Fenômeno e Gaúcho, serão homenageados com personagens especiais.

Poesia maior 

O ator Alexandre Borges apresenta pela primeira vez no Brasil seu projeto Poema Bar. Ao lado do pianista português João Vasco, ele organiza uma semana dedicada a Vinícius de Moraes, que completaria 98 anos este mês, e a Fernando Pessoa. A extensa e bela obra de ambos será declamada e cantada pelas vozes do ator e das cantoras Mariana de Moraes, neta de Vinícius, e Sofia Vitória, vinda diretamente de Portugal para o evento. A abertura é hoje, na Casa Villarino, no Centro. Poema Bar estreou na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, e, em seguida, foi apresentado no teatro alemão Bühne der Kulturen, em Colônia.

Amigas de NY 

Por falar em Vinicius, foi sua viúva Gilda Mattoso quem ciceroneou William Dafoe e a mulher dele, a cineasta Giada Colagrande, pela cidade. É que, numa viagem a Nova York, Gilda foi apresentada à italiana. Ela elaborou uma programação intensa: a noite de sexta começou com o show de Adriana Calcanhoto no Espaço Tom Jobim, local que Dafoe achou tão especial, com o verde do Jardim Botânico em torno, que disse que dava vontade de se apresentar numa peça por lá.

'Tour de force' 

O trio rumou em seguida para o jantar que Eduardo Paes oferecia no Palácio da Cidade e emendou com a Acadêmicos da Rocinha, onde o Grupo Santa Clara, liderado por Rodrigo Lampreia e Beto Landau, fervia a quadra com muito Jorge Benjor e sambalanço no repertório. No dia seguinte, degustaram a feijoada do Festival do Rio e terminaram a noite na Unidos de Vila Isabel.

Fã de Pixinguinha

No domingo, Gilda levou o casal a um sarau na casa de Elba Ramalho, em São Conrado, no qual também estavam Maria Gadu e Moska. O veterano pianista e arranjador Aécio Flávio tocou a pedido de Giada a música Rosa, de Pixinguinha. É aquela belíssima canção que começa com: “Tu és, divina e graciosa estátua majestosa do amor, por Deus esculturada”. Giada e Dafoe deixaram o Rio ontem.

Diva em pessoa 

Marlene finalmente foi assistir, domingo, na Maison de France, ao musical Emilinha e Marlene. Aos 87 anos e amparando-se em muletas, a cantora já havia assistido a uma parte do musical em ensaio, mas não se considerou emocionalmente pronta para estar presente à estreia, em agosto. No final, visivelmente tocada, ela comentava sobre o espetáculo: “É tudo verdade!”. Seu fã-clube, incansável, não deu trégua e tirou fotos e pediu autógrafos da artista.

Marcia Peltier entrevista o produtor cinematográfico Luiz Carlos Barreto, conhecido como Barretão, nesta terça-feira. No programa, ele revela que sua paixão pela fotografia nasceu quando foi morar na França, onde era correspondente: "Adorava fazer cobertura dos grandes desfiles de moda. Acho que sou um costureiro frustrado'', brinca. Acreditando que o cinema brasileiro tem uma vocação internacional, Barretão revela a origem de seu apelido dado por Nelson Rodrigues e declara seu amor à mulher Lucy. "Quando perguntam quem sou eu, respondo que sou a Lucy Barreto. Sem ela, não teria conseguido realizar tudo o que realizei", garante. Começa às 23h de hoje, na rede CNT.

Livre Acesso

A futuróloga americana Nancy Giordano, CEO da Play Big, está no Rio e fala, hoje, sobre a importância da opinião do turista comum nas decisões estratégicas do setor de viagens corporativas. A palestra será para convidados do Grupo Alatur, nos salões do Windsor Atlântica.

Falecido na última semana, Leon Cakoff, criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, será homenageado na abertura do evento, sexta-feira. Será exibido um curta-metragem com material especial feito pela organização da mostra após a morte do diretor.

Hoje e amanhã tem bazar da Associação das Antigas Alunas do Sion, na rua Visconde de Caravelas 177, Botafogo.

Sônia Carneiro e João Bosco Rabello tiveram seus aniversários festejados, sábado, no almoço do Piantella, em Brasília.

O arquiteto Ruy Rezende, autor de inúmeros projetos sustentáveis na Cidade Nova, faz palestra dias 20 e 26, no IAB-Rio, e no evento Façades, em São Paulo, sobre projetos de prédios corporativos sustentáveis com fachadas em vidro, que economizam energia.

Claudio Crispi, Marco Aurélio Oliveira, Flávio Malcher, José Carlos Damian e Paulo Ayroza lançam o Tratado de Endoscopia Ginecológica, pela Editora Revinter, dia 26, no Clube dos Caiçaras.

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro promoverá de hoje a sexta, em sua sede, o V Colóquio dos Institutos Históricos, reunindo as 23 entidades estaduais.

É hoje o lançamento do livro O vestido vermelho, prêmio Cruz e Souza de Literatura. A autora, Vera Moll, dará autógrafos na Livraria Cultura do Fashion Mall, a partir das 19h.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: