sexta-feira, outubro 14, 2011

MARCIA PELTIER - Pista limpa


Pista limpa
 MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 14/10/11

O Rio de Janeiro, com a nota 7,9, e Curitiba, com 7, são as capitais brasileiras com melhores indicadores de mobilidade urbana sustentável. É o que mostra o Estudo Mobilize 2011, feito pelo portal Mobilize Brasil, a partir de informações de órgãos governamentais e institutos de pesquisa. Segundo o estudo, o Rio se destaca pela parcela relativamente pequena de deslocamentos por carros e motos. Marcos de Sousa, um dos coordenadores da pesquisa, completa que, das 20 milhões de viagens diárias no município, cerca de 21% são feitas a pé ou de bicicleta. Apenas 13% utilizam o automóvel ou moto – em SP, esse índice é de 30%. O restante usa metrô e ônibus.

Ônibus adaptado

Curitiba obteve nota máxima em outros indicadores. A capital paranaense apresentou a maior porcentagem de ônibus acessíveis a pessoas com deficiências (90% da frota é adaptada) e o menor número de mortos em acidentes de trânsito (5,2 por grupo de 100 mil habitantes). Foram avaliadas nove capitais brasileiras.

Imperdível 

John Malkovich vem aí, para um único espetáculo no Teatro Municipal do Rio, dia 2 de novembro. Em A Comédia Infernal ele interpreta a história real do serial killer Jack Unterweger, que, ao ser considerado recuperado pela justiça norte-americana, chegou a ter seu momento de celebridade e participou de talk shows, mas voltou a cometer assassinatos e foi preso novamente. O monólogo, com lances de humor negro, é pontuado o tempo todo pela música de Beethoven, Haydn, Weber, Vivaldi e Mozart executada por orquestra e com o contraponto de dois sopranos.

Meus cabelos 

Malkovich será homenageado, dia 1º de novembro, com coquetel oferecido no Parque Guinle pela empresária Myrian Dauelsberg. Ele ficará hospedado no Copacabana Palace e fez uma única solicitação até agora, não se sabe se para valer ou em tom de piada. Já bastante calvo aos 57 anos, o ator pediu “uma pessoa para pentear os seus cabelos nos bastidores” (!).

Múltiplo 

Apesar de ter um restaurante, o Bica do Sapato, em Lisboa, e ser sócio de uma das melhores danceterias da Europa, a Lux, também na terrinha, Malkovich não domina o português tão bem quanto o francês, no qual é fluente. O ator, versátil, é dono de uma grife masculina, a Technobohemian. Alô, Paulo Borges, que tal trazê-la para desfilar no Brasil?

Busca certeira 

Presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho é o entrevistado da revista Poder, nas bancas dia 18. Há sete meses no comando da empresa, uma das mais valiosas do mundo, o executivo aposta no mercado brasileiro, diferente do ocorre nos EUA e na Europa. Segundo ele, o número de brasileiros conectados à internet aumentará de 80 milhões para 150 milhões, com a chegada do Plano Nacional da Banda Larga. “A internet é como eletricidade, deveria ser um direito universal”, analisa. Coelho confirma que a empresa está perto de bater US$ 1 bilhão de faturamento no país. Em 2010, o Brasil contribuiu com US$ 500 milhões para a receita global da companhia.

Superprodução 

A Osklen e a designer Francesca Romana Diana assinam, respectivamente, os figurinos e adereços do espetáculo ao ar livre Ensaio sobre a Beleza, este sábado, na Cinelândia, que irá marcar a abertura do Momento Itália-Brasil 2011/12 . O ator Nicola Siri será o condutor da história, com clássicos da música dos dois países na trilha sonora. O diretor italiano Valério Festi levará à Praça Marechal Floriano coreografias aéreas e de solo executadas por 100 artistas de ambos os países.

Perigo 
Pesquisa feita com moradores das áreas rurais do Brasil preocupou estudiosos do Journal of Sexual Medicine, que publica mês que vem detalhes do levantamento. A constatação de que 60% dos entrevistados já tiveram algum tipo de relação sexual com animais foi relacionada com alta incidência de câncer genital e do aparelho reprodutor. Nas mulheres, a doença avançou de forma mais rápida.

Juntos de novo 
Antes mesmo da produção italiana dar detalhes da única apresentação do tenor Andrea Bocelli no Brasil, a cantora Sandy topou na hora fazer dueto com ele. No espetáculo marcado para o dia 6 de novembro, em Belo Horizonte, a dupla cantará Vivo por ele, música gravada há 15 anos pelos dois. Serão acompanhados pela Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais.

Livre Acesso

O Herbarium vai reunir os colaboradores cariocas do Grupo FQM, do qual faz parte, para uma meditação coletiva este sábado, no Jardim Botânico. O grupo será conduzido pelo especialista em meditação transcendental Klebér Tani. Marcelo Geraldi, presidente do grupo, é adepto da prática.

Bel Lobo e Bob Neri recebem convidados para coquetel, segunda-feira, no espaço Deca, ambientado pela dupla no Casa Cor Rio.

Os advogados Ana e Hermann Baeta integram a equipe de pesquisadores que lançará, dia 20, no Rio, mais um volume do livro Memórias da OAB.

Amador Perez inaugura exposição dia 20, na Galeria Jaime Portas Vilaseca, no Leblon.

A Fundação Nacional da Qualidade lança este mês um livro comemorativo pelos 20 anos da instituição. Além do panorama sobre a evolução da gestão em companhias brasileiras, a publicação vai mostrar o contexto socioeconômico do país em diferentes épocas.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia se prepara para comemorar seu centenário com congresso no Rio, em setembro de 2012, presidido pela dra. Márcia Ramos e Silva.

O presidente do Sindpd, Antônio Neto, lidera, hoje, seminário com palestra de Max Gehringer no hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo.

A Kaebisch Schokoladen, no Shopping da Gávea, acaba de lançar um cofre de chocolate no formato de porquinho. O produto vem recheado de moedas de chocolate ao leite.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: