quarta-feira, outubro 19, 2011

ILIMAR FRANCO - Vital, o paulista


Vital, o paulista
ILIMAR FRANCO 
O GLOBO - 19/10/11

O Senador Vital do Rego (PMDB-PB) fez um relatório que vai retirar receitas de petróleo do Rio e transferir para o estado mais rico do país: São Paulo. Vital adotou em seu relatório, para os futuros contratos, proposta da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), quando exercia mandato no Senado, que muda o critério de projeção das linhas divisórias dos estados no mar territorial. Se seu relatório for aprovado como está, a receita do pré-sal vai acabar no cofre do governo paulista. Ricardo Ferraço denunciou a manobra
Coube ao Senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) denunciar a mais nova manobra para reduzir as receitas dos atuais estados produtores de petróleo (Rio e Espírito Santo). Se a regra que o relator quer adotar estivesse em vigor hoje, os campos de Iara, Tupi e Guará, com 10,7 bilhões de barris de petróleo, teriam São Paulo como estado confrontante. O mesmo ocorreria com Júpiter e Parati. O relator também beneficia a sua Paraíba, aumentando a projeção de seu território no mar, em detrimento de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. "Ele não conversou isso com ninguém", protestou o líder do PMDB, Henrique Alves (RN).



 Isso é muito bonito. Um dia de oposição. Vendo o governo falar mal do governo" 
- Demóstenes Torres, líder do DEM no Senado (GO), sobre a divisão dos Senadores governistas no debate dos royalties do petróleo

SANÇÃO GARANTIDA? Mesmo reduzindo receitas da União, o que contraria o governo, os líderes do governo no Congresso diziam ontem que dificilmente a presidente Dilma vetará a nova lei dos royalties. Argumentam que a presidente delegou a decisão ao Congresso e garantiu aos líderes que não se envolveria na discussão, ao contrário do que reivindica o governador Sérgio Cabral (RJ). Os líderes governistas garantem que a presidente não irá contrariar a maioria de sua base parlamentar.

Estratégia de açãoA bancada de deputados do Rio decidiu ontem que vai obstruir a votação da prorrogação da DRU, como forma de pressionar o governo a intervir a favor do estado no debate dos royalties. Dependendo do quorum que conseguirem reunir em ato marcado para hoje na rampa do Congresso, os deputados cariocas pretendem marchar até o Palácio do Planalto para pedir uma audiência com a presidente Dilma na semana que vem.

Clima ruimO líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), não compareceu à reunião de líderes e faz coro com a insatisfação reinante. O problema é a liberação das emendas parlamentares. "Os ministérios barraram as liberações", se queixa.

Sem holofotesOs governadores dos estados não produtores submergiram na discussão dos royalties do petróleo a pedido do Palácio do Planalto. O governo não quer uma polarização que flagre o isolamento do governador Sérgio Cabral (RJ).

Na linha de tiroO ministro Orlando Silva (Esporte) manteve ontem o o apoio da presidente Dilma. Mas o estrago na sua imagem está feito. Além disso, a Procuradoria da República, aquela que inocentou Palocci, um dia antes da demissão, vai entrar no jogo.

DesesperoO deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) propôs à bancada do Rio ocupar, fisicamente, hoje, a Mesa Diretora do Senado para impedir a realização da sessão. "Precisamos de um ato forte. Ou criamos um impasse ou somos atropelados", disse.

O Senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) critica o relatório do Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) sobre royalties: "Vossa Excelência está parecendo aquele programa do Silvio Santos "Quem quer dinheiro?"".

SERÁ CRIADA hoje no Congresso a Frente Parlamentar em defesa do Biodiesel. Com cerca de 260 integrantes, ela tem o apoio da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil.

O BOLSA FAMÍLIA completa oito anos amanhã. Nesse período, repassou R$76,5 bi a cerca de 52 milhões de pessoas.

Nenhum comentário: