quinta-feira, outubro 27, 2011

ILIMAR FRANCO - Vetado?


Vetado?
ILIMAR FRANCO
0 GLOBO - 27/10/11

Por causa do embate na votação do Código Florestal na Câmara, a presidente Dilma tem dúvidas sobre a nomeação do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para o Ministério do Esporte. Relator do Código e aliado dos ruralistas, Aldo é o nome preferido pelo partido para a pasta. O futuro ministro será conhecido hoje ou amanhã, e, para evitar prato feito, a presidente pediu várias "alternativas".

A tarefa do futuro ministro do Esporte
A saída de Orlando Silva não resolve os problemas da pasta, na visão de assessores no Palácio do Planalto. A presidente Dilma quer que o futuro ministro faça uma limpa, tirando os militantes que respondiam pelas áreas onde há irregularidades. Por isso, Dilma está refletindo sobre a capacidade de um novo ministro do PCdoB fazer o que tem de ser feito: cortar na própria carne. Segundo um assessor, "as coisas ainda não estão claras na cabeça da presidente". Além disso, há petistas contrários à nomeação de Aldo. Veem no ministério um trampolim para que ele volte a disputar a presidência da Câmara em 2013.

"Vamos acabar com essas prerrogativas do Ibama. O Ibama quer parar o Brasil. Não vai parar não” — Flexa Ribeiro, senador (PSDB-PA)

AFIRMATIVO. Buscando construir sua candidatura presidencial, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) promoveu ontem uma sessão especial, para políticos e jornalistas, do filme “Tancredo, a travessia”, de Silvio Tendler. O político mineiro quer vincular sua imagem à luta pela redemocratização do país, enquanto é alvo de cobranças internas em seu partido para que assuma uma postura mais ativa e enérgica de oposição ao governo Dilma.

Estrago menor
Tinha gente no PCdoB lamentando ontem que o partido não tivesse construído uma saída para o ministro Orlando Silva (Esporte) na última sexta-feira, quando ele conversou com a presidente Dilma, antes da abertura do inquérito pelo STF.

Ser ou não ser
As bancadas do Rio e do Espírito Santo estão divididas quanto à obstrução da DRU para pressionar o governo a negociar a redistribuição dos royalties do petróleo. A maior entusiasta é a vice da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). "Está todo mundo com medo de obstruir a DRU. Temos que mostrar que nós existimos", disse ela. No grupo dos moderados está o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele ponderou que a medida vai implodir todas as pontes de negociação com o governo.

Dois senhores
O governador Eduardo Campos (PE) fez ontem discurso sob medida para a festa do heterogêneo PSD: elogiou o ex-presidente FH pela regulamentação do sistema financeiro nacional; e o ex-presidente Lula, pelo combate à pobreza.

Pressão
Os líderes governistas na Câmara condicionaram a votação da DRU, no dia 8, à liberação das emendas parlamentares. O xeque-mate foi dado ontem, em reunião, com as ministras Ideli Salvatti, Gleisi Hoffmann e Miriam Belchior.

A DEPUTADA Luciana Santos (PCdoB-PE) ganhou um entusiasta defensor de sua nomeação para o Ministério do Esporte: o governador Eduardo Campos (PSB-PE). O outro cotado, Aldo Rebelo, concorreu com sua mãe, Ana Arraes, que ontem assumiu o TCU.

A MINISTRA Ideli Salvatti (Relações Institucionais) comemora. O Pronatec foi aprovado em seis meses, o ProUni demorou dois anos.

O PRESIDENTE do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), conseguiu, na terça-feira, convencer o deputado Berinho Bantim (RR) a não migrar para o PSD.

Nenhum comentário: