sexta-feira, outubro 28, 2011

ILIMAR FRANCO - A seis mãos


A seis mãos
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 28/10/11

Os governadores Sérgio Cabral (RJ), Geraldo Alckmin (SP) e Renato Casagrande (ES) decidiram lutar juntos na Câmara para mudar o texto da lei dos royalties aprovado no Senado. Pediram para o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), organizar uma reunião com o colégio de líderes. A lei de redistribuição dos royalties vai entrar em pauta na primeira semana de dezembro, logo depois da votação pelos deputados da prorrogação da DRU

Lavando as mãos
Apesar dos apelos do governador Sérgio Cabral, a presidente Dilma continua, até agora, insensível aos argumentos dos estados produtores de petróleo. Ela está firme na posição de que a União não vai colocar mais dinheiro, além dos R$ 2,5 bilhões já negociados pelo ministro Guido Mantega (Fazenda). Dilma considera que tem dificuldades para mediar uma saída. Ela considera que esse problema tem que ser resolvido no Congresso entre estados produtores e não produtores. Diante desse cenário, cariocas e capixabas vão tentar convencer os não produtores a diminuir sua fatia inicial do bolo, fixado em R$ 8 bilhões.

"A Lei Geral da Copa não depende do ministro do Esporte” — Cândido Vaccarezza, deputado federal (PT-SP) e líder do governo na Câmara, sobre as mudanças na pasta

MEIA-ENTRADA. Senador mais jovem desta legislatura, com 38 anos, e tendo militado no movimento estudantil, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) vai ser o relator do Estatuto da Juventude na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Ele vai manter o texto aprovado na Câmara. Já o governo quer tirar do projeto a meia-entrada para estudantes nos jogos da Copa, incluída pelo PCdoB, que controla a UNE e o Ministério do Esporte.

Aldo x ONGs
A relação do novo ministro Aldo Rebelo (Esporte) com ONGs é péssima desde que ele assumiu a relatoria do Código Florestal. Ontem, Rebelo já anunciou que substituirá essas organizações por prefeituras nos convênios da pasta.

Estranha no ninho
A secretária nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer, Rejane Rodrigues, é a única no Ministério do Esporte que não é militante do PCdoB. Rejane é do PT do Rio Grande do Sul. O PCdoB é acusado de aparelhar a pasta.

Reserva de mercado
A seção paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entrou com um pedido de veto no Conselho Nacional da entidade para tentar impedir a associação de escritórios de advocacia brasileiros com estrangeiros. Com as perspectivas geradas pelo pré-sal e pelas Olimpíadas de 2016, essas negociações têm crescido na área de direito comercial internacional. A decisão deverá sair no primeiro semestre do ano que vem.

Promoção
A chefe da Casa Civil do governo da Bahia, Eva Schiavon, vai deixar o cargo. Na semana que vem, ela assume a secretaria-executiva do Ministério do Planejamento. A ministra Miriam Belchior gostou de sua gestão no PAC baiano.

Sobrando
Sobre o número de falas do ex-governador José Serra, superior às do ex-presidente Fernando Henrique, no filme "Tancredo, a Travessia", o senador Aécio Neves (PSDB-MG) brincou: "Isso aí é a minha generosidade. Registre-se".

PRAGMATISMO. Apesar de ter perdido quadros para o PSD, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, foi à festa do novo partido alegando alianças regionais em São Paulo, Minas, Paraná, Goiás, Pará e Santa Catarina.

EX-PRESIDENTE do Banco Central, Gustavo Franco será a grande estrela de evento que o Instituto Teotônio Vilela, do PSDB, promove em novembro no Rio, para debater uma nova agenda para os tucanos.

O PT quer empurrar para o PMDB a relatoria da lei da redistribuição dos royalties na Câmara.
ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes

Nenhum comentário: