segunda-feira, outubro 31, 2011

ANCELMO GOIS - Xanadu de Xexéo


Xanadu de Xexéo
ANCELMO GOIS
O GLOBO - 31/10/11

O musical “Xanadu”, clássico da Broadway, vai ganhar uma montagem no Rio, na onda atual de grandes musicais.
Estreia dia 5 de janeiro, no Oi Casa Grande, em versão do coleguinha Arthur Xexéo, com direção de Miguel Falabella.

ESTÁ MARCADO para dia 16 agora o início das obras de restauração deste casarão histórico, de estilo renascentista, na Gamboa, Zona Portuária do Rio. A data não é por acaso. Bem na semana da Consciência Negra, o prédio abriga o Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira, o único do gênero na América Latina. Inaugurado por Dom Pedro II como o primeiro colégio público do continente, em 14 de março de 1877, o imóvel deu lugar ao Centro Cultural José Bonifácio. A obra, no valor de R$ 3,205 milhões, tem conclusão prevista no prazo de 300 dias corridos, e correrá sob supervisão da Secretaria municipal de Cultura. Vamos torcer, vamos cobrar

‘Segura esse choro’
Dilma, ex-paciente de quimioterapia, foi quem segurou a onda dos amigos de Lula no governo após a notícia do câncer do ex-presidente. Repetia a ministros e assessores que o tumor “é curável”.
No melhor estilo “segura esse choro”, consolava quem derramava uma lágrima: “Parem com isso. Ele vai superar essa.”

Amém
Ana Maria Braga, a apresentadora, rezava ontem no Santuário de Fátima, em Portugal, agradecendo pela cura do seu câncer.

Retratos da vida
Veja como a vida é indecifrável. Toninho Vaz, autor do livro “Solar da fossa”, foi ao “Programa do Jô”, há dois meses, e Miltinho, da banda do apresentador, disse ter conhecido o velho Solar, pensão carioca onde viveram muitos artistas nos anos 1960.
Toninho reagiu: “E quem te levou foi o músico Jorge Arena.”

Segue...
Sexta agora, o telefone de Toninho tocou. Era uma mulher, perguntando se ele tinha mesmo falado em Jorge Arena no Jô. O escritor confirmou, e ela disse que... era filha de Arena! Havia perdido o contato com o pai, porque a mãe saíra de casa e a levara.
Toninho deu o telefone do amigo e, mais de 20 anos depois, pai e filha, que vive na Baixada Fluminense, vão se rever hoje.

No mais
Hoje, dia D de Drummond, vale refletir sobre um verso do poeta, que faria hoje 109 anos: “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.”

Filho de Glauber
Eryk Rocha, 33 anos, filho de Glauber, cineasta como o pai, foi convidado pelo Museu do Filme de Düsseldorf para exibir sua obra em dez cidades da Alemanha, de 5 a 19 de novembro.
O rapaz é autor de quatro documentários e da ficção “Transeunte”, melhor filme do Festival de Cinema Latino-Americano de 2011, em São Paulo.

Esperança vã
Ariane Mnouchkine, diretora do Théâtre du Soleil, monta numa ilha de edição na Gávea, no Rio, “Les naufragès du fol espoir” (“O naufrágio da esperança vã”), seu segundo longa.
Filha de Alessandre Mnouchkine, produtor de “Cinema Paradiso”, ela trabalha enquanto é montada a tenda para o Soleil se apresentar na Arena Multiuso.

Laços de família
Uma disputa familiar pôs fim à tradicional agência de propriedade intelectual Momsen & Leonardos, fundada em 1919.
Luiz Leonardos vai abrir outro escritório com Otto Licks e cinco sócios.
Viraram parceiros
Não foi só na Portela que os cartolas mudaram a letra do samba-enredo de 2012.
Os caciques de Beija-Flor, Mocidade, Mangueira, Ilha e Porto da Pedra fizeram a mesma coisa. Fala sério.

Eu acreditei
Cahe Rodrigues, carnavalesco da Grande Rio, pôs o ponto final no livro “Eu acreditei”, sobre os 26 dias de reconstrução do carnaval da escola após o incêndio na Cidade do Samba, em fevereiro de 2011.
Agora, procura editora para lançar antes do carnaval.

Preta na Mangueira
Preta Gil fará um show de préréveillon para 5 mil pessoas na Mangueira, dia 30 de dezembro.
Nossa cantora, que não pisa na quadra da escola desde que foi madrinha de bateria, em 2007, cantará com a bateria.

A pena de Accioly
Alexandre Accioly, o empresário, assinou contrato com a editora Casa da Palavra.
Vai lançar o livro “Sem medo de errar”, em que conta sua trajetória no mundo dos negócios. A ideia é lançar no dia 15 de julho de 2012, data em que faz 50 anos.

Museu da Umbanda
Amanhã, a Comissão de Intolerância Religiosa vai fazer um ato em frente à prefeitura de São Gonçalo, RJ, às 14h, pela criação do Museu da Umbanda no terreno onde a religião surgiu no Brasil, em 1908, com o médium Zélio Fernandino de Moraes.
Saravá!

ZÉLIA DUNCAN, a cantora, recebe, num encontro cheio de alegria, a coleguinha Leilane Neubarth, nos bastidores do show de
lançamento do DVD “Pelo sabor do gesto — em cena”, no Vivo Rio

LETÍCIA SABATELA, a atriz, repete a cena da índia Tuíra, que protestou com um facão contra Belo Monte, numa gravação para o projeto Gota D’Água, campanha que quer discutir a construção da hidrelétrica

FELIZ DA VIDA, Lenine, o cantor pernambucano, festeja o encontro com Ariano Suassun seu conterrâneo e mestre da nossa cultura, em Recife
COM ANA CLÁUDIA GUIMARÃES, DANIEL BRUNET E AYDANO ANDRÉ MOTTA

Nenhum comentário: