segunda-feira, outubro 24, 2011

ANCELMO GOIS - O conselheiro


O conselheiro
ANCELMO GOIS 
O GLOBO - 24/10/11

Lula interrompeu um giro pelo México para ajudar Dilma a descascar alguns pepinos. Volta hoje, e viajam juntos a Manaus.

Cartão amarelo
A declaração do cartola da Fifa Jérôme Valcke, que descartou Orlando Silva do diálogo com o Brasil sobre a Copa de 14, e o sorriso de Ricardo Teixeira ao saber da crise no Ministério do Esporte azedaram ainda mais as relações de Dilma com a CBF e a entidade máxima do futebol.

Calma nessa hora
Dilma recomendou a Sérgio Cabral falar menos.
O Planalto avalia que a exaltação do governador contribuiu para a derrota do Rio nos royalties. Há controvérsias.

Marcas da África
Integrantes da comitiva de Dilma na ida à África do Sul ainda têm marcas roxas nos braços.
Efeito, digamos, do jeito meio bruto da segurança de Zuma.

Vovôs gênios
Frans Krajcberg, 90 anos, visitou ontem, último dia, a exposição de suas esculturas no MAC, museu projetado por Niemeyer em Niterói. Impressão do gênio sobre a obra do outro gênio, que vai fazer 104: “É bonita a fachada. Por dentro é frágil...”.
É. Pode ser.

Os ex-líderes
O grupo The Elders, criado por Mandela e composto por exlíderes mundiais, inclusive FH, reúne-se esta semana no Rio.
Na agenda, uma palestra da cineasta Júlia Bacha, que dirigiu “Budrus”, sobre a luta palestina.

Portinari 2014
Gastão Vieira, ministro do Turismo, costura com o MinC e a Fundação Candido Portinari, para 2014, uma grande exposição multimídia de obras do fabuloso pintor brasileiro (1903-1962).
Será simultânea nas 12 cidades-sede da Copa.

COMO NOS VERSOS de Enéas Brites da Silva e Aloísio Augusto da Costa, de 1956, Mangueira, teu cenário é uma beleza. Veja como ficou o entorno do morro-símbolo do samba agora que a prefeitura limpou a área, após a polêmica retirada das antigas barracas. O sopé da favela vai ganhar barraquinhas padronizadas, legais, para que os comerciantes, já cadastrados, possam trabalhar enquanto não fica pronta a obra de uma praça de alimentação. São previstos 55 quiosques, em fase de licitação. Vamos torcer, vamos cobrar

Bolsa ditadura
Na semana em que a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça tomou a decisão inédita de reduzir o valor de 129 indenizações, o TRF/RJ negou um pedido da advogada Joselice Cerqueira de Jesus, militante do PCdoB presa em 1970, que alega ter sofrido perseguição política.
O tribunal reformou a sentença da primeira instância, que mandava a União pagar R$ 100 mil à advogada.

Segue...
No processo, a juíza Maria Alice Lyard lembra indenizações elevadas dadas a anistiados às custas dos cofres públicos e fala sobre “deturpação” dos casos:
— Todos reconhecem os constrangimentos e a injustiça que muitos tiveram no regime fechado. E até hoje muitos têm com miséria, falta de esgoto, moradia, escolas e assim por diante. Mas não é o suficiente para justificar a indenização pretendida.

No mais...
É um bom debate.
Tragédia social
O número pode não surpreender. Mas é o retrato de uma tragédia. Pesquisa da Secretaria de Assistência Social de Cabral mostra que 28% dos jovens entre 15 e 29 anos nas comunidades pacificadas não estudam nem trabalham.
O quadro nas outras favelas deve ser igual ou pior.

Ou seja...
Alguém duvida que este universo forma uma espécie de exército de reserva também para o crime?

Calma, gente
Moradores da Muzema, na Barra, no Rio, estão chateados com a novela “Fina estampa”, da TV Globo.
É que, na trama, a região é chamada de... favela, e a turma não gostou. Um abaixo-assinado é feito para pedir que o lugar seja chamado de “comunidade”.

Os olhos da Biblioteca
A direção da Biblioteca Nacional diz que interrogou seus 33 seguranças e assistiu a todas as gravações captadas quinta passada pelas câmeras e não flagrou um deficiente visual ser barrado na entrada por estar com seu cão-guia, como saiu aqui.
Melhor assim.

Ônibus de Priscilla
“Priscilla, a rainha do deserto”, o musical da Broadway, estreia em São Paulo em março do ano que vem.
A produtora Geo ainda não sabe se trará o espetáculo para o Rio. É que, acredite, não há na cidade teatro no qual possa entrar o ônibus, principal peça do cenário.

MONIQUE ALFRADIQUE, a linda atriz que será rainha de bateria da Viradouro, faz a festa dos ritmistas na final da disputa do samba da escola de Niterói, usando vermelho, a cor da agremiação

ENCONTRO DE mestres nos bastidores do CopaFest, festival de música instrumental no Copacabana Palace: Marisa Monte, Jorge Ben Jor e Lincoln Olivetti

O MÚSICO boa-praça Marcos Valle, de passagem pela Rússia, cumprimenta o embaixador do Brasil naquele país, Carlos Antônio da Rocha Paranhos, e sua mulher, Margarida Paranhos
COM ANA CLÁUDIA GUIMARÃES, MARCEU VIEIRA, DANIEL BRUNET E ELISA TORRES

Nenhum comentário: