domingo, outubro 30, 2011

ANCELMO GOIS - Confira só Ministro Saci


Confira só Ministro Saci
ANCELMO GOIS 
O GLOBO - 30/10/11

De um gaiato do Planalto sobre a nomeação do nacionalista Aldo Rebelo, inimigo de estrangeirismos a ponto de propor na Câmara dos Deputados a criação do Dia do Saci:

— O primeiro ato dele como ministro do Esporte será acabar com o... beach soccer. Agora, será futebol de areia e ponto.

Faz sentido.

De fato...
Beach soccer é o cacete.

O DOMINGO É de Leilah Moreno, 27 anos, a formosa mulata que brilha como a Grace Kelly da novela “Aquele beijo”, de Miguel Falabella, na TV Globo. Para viver seu primeiro grande papel, a atriz deixou o programa de Serginho Groisman, “Altas horas”, no qual trabalhava desde 2004. Aproveitou a mudança profissional para trocar São José dos Campos, SP, pelo Rio. Para interpretar a vilã, Leilah clareou os cabelos e se inspirou em Beyoncé.

A esperança do Rio
Na avaliação de um interlocutor constante de Dilma, o Rio ainda não perdeu a guerra dos royalties. É que, acredita, custaria caro demais para o governo permitir a derrota de Cabral.

O raciocínio é político. Dilma, diz o tal interlocutor, perderia seu principal aliado no Sul-Sudeste. “Imagine este quadro em 2014: Alckmin (governador de São Paulo), Aécio (senador por Minas), Renato Casagrande (governador do Espírito Santo) e Cabral juntos. Seria um cenário ruim para o PT.” É. Pode ser.

Aliás...
Cabral não jogou a toalha. Acha que a passeata que organiza com Eduardo Paes, no Centro do Rio, em defesa dos royalties, pode sensibilizar Dilma:

— De qualquer maneira, dia 10 de novembro, seremos mais de 150 mil pessoas nas ruas.

Carrinho de compras
A Rádio Gôndola diz que o grupo chileno de varejo Cencosud, já dono por aqui dos supermercados Bretas, de Minas, está de namoro com uma rede carioca. A conferir.

O amor dos baianos
Caetano, Gil e Ivete Sangalo vão homenagear a mulher brasileira num especial de fim de ano da TV Globo.
Só terá canções dos dois compositores, cantadas por eles e Ivete, com letras sobre o amor, a alma e as dores femininas.

Aerogay
O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, de uma lista de reivindicações apresentada há dois meses pelos trabalhadores, para evitar uma greve na data-base, em pleno Natal, só topou, até agora, uma.

A “garantia de direitos iguais para casais do mesmo sexo.”

A vaca fria...
Dia 3, haverá uma nova rodada de negociações.

A classe pede 13% de reajuste e ameaça com uma greve na virada do ano-novo.

Joaquim, tens mãe?
A TAP ME Brasil, empresa de manutenção da portuguesa TAP, enviou ao Sindicato Nacional dos Aeroviários daqui a proposta de “não dar dissídio na data-base (1 o- de dezembro) a nenhum gerente” (são 60).
Para os 2.000 funcionários miúdos, propõe reajuste “abaixo da inflação”, de 1 a 2%, e “parcelar em quatro vezes o 13o-”.


Dia D
O Projeto Reprodução Portinari, que cuida da memória do genial pintor (1903-1962), também decidiu celebrar
Carlos Drummond de Andrade, segunda agora, quando o poeta faria 109 anos.

Vai pôr na internet um vídeo no qual Portinari, autor deste retrato de Drummond, pinta, enquanto o poeta declama. Veja em http://bit.ly/rPU1Qs.

Por falar no poeta...
Chico Alencar, o deputado do PSOL, preparou um discurso em versos para homenagear Drummond, amanhã, na Câmara.

Cueca do rei
O Museu Imperial, de Petrópolis, acaba de receber uma importante doação para seu acervo: 91 peças das chamadas “roupas brancas” da nobreza — as de uso, digamos, íntimo.
São do século XIX e das primeiras décadas do XX.

A fila andou
Bebel Gilberto, nossa querida cantora, e Didier Cunha estão separados. O casamento durou um ano e oito meses.

Retalhos de cetim
A União de Vaz Lobo, escola miúda do Grupo E do Rio, berço de Silas de Oliveira, perdeu a quadra para a Transcarioca, via que vai ligar a Barra ao Galeão.
A quatro meses do carnaval, será também, aos 82 anos, despejada do barracão. Sem dinheiro, criou um disque-doações (8207-0385). Deus a ajude.

O que é isso, companheiro?
Adormecida há uns 30 anos, desde quando Lula ainda comandava greves no ABC, Brizola assustava os militares com a possibilidade de chegar à Presidência e Zico (Mengoooo!) fazia gols pelo Flamengo, a briga entre PCB e PCdoB pelo legado do comunismo no país ressurgiu semana passada com as denúncias contra o pecedobista Orlando Silva no Ministério do Esporte.

Em nota, o velho Pecebão acusou os camaradas do PCdoB de “propaganda enganosa, falsidade ideológica, estelionato político e apropriação indébita” por terem divulgado em seu programa na TV que o partido deles vai fazer 90 anos em 2012. “Todas as pessoas razoavelmente informadas, todos os intelectuais, historiadores, militantes políticos e sociais sabem que o PCdoB foi fundado em 1962 por uma insignificante minoria do Comitê Central do PCB. O PCB, sim, vai fazer 90 anos. O PCdoB fará 50 anos em 2012.”

Na verdade, o Pecebão atual representa também um grupo que não aceitou as resoluções do X Congresso, em 1992, que alterou o nome e a sigla de Partido Comunista Brasileiro, PCB, para Partido Popular Socialista, PPS, sob o comando de Roberto Freire.

Já o PCdoB garante que, ao romper com o Partidão, em 1962, levou junto — além da preposição “do” que constava do nome original (o PCB, até ali, chamava-se Partido Comunista do Brasil) — o ideário da fundação, em 1922.

Calma, gente.

Aliás...
Também ressurgiram do túnel do tempo as diferenças entre os dois ramos da família do grande líder comunista Luís Carlos Prestes. Anita Leocádia, a filha de Prestes com Olga Benário, escreveu carta ao PCdoB em protesto contra o uso da imagem do pai no programa do partido na TV num momento de crise.

Logo depois, Luiz Carlos Prestes Filho e sua mãe, Maria Ribeiro, 81 anos, segunda mulher do Cavaleiro da Esperança, também escreveram carta ao PCdoB — só que para agradecer pela menção ao velho Prestes no programa.

Calma, gente.

Nenhum comentário: