sábado, setembro 17, 2011

SÉRGIO VALE - Brasil adota mais medidas protecionistas

Brasil adota mais medidas protecionistas
 SÉRGIO VALE
O Estado de S.Paulo - 17/09/11

Não contente em meter os pés pelas mãos na política monetária, o governo resolveu atuar "setorialmente" agora. A mais recente diatribe do governo pretende aumentar o componente nacional nos veículos fabricados aqui, mas provavelmente terá como resultado preços mais elevados e menor qualidade dos carros.

Os preços mais elevados vêm, em parte, do aumento de preços dos importados que não conseguirão se adequar ao limite de 65%. Além disso, por forçar o componente nacional diminui a possibilidade de importar componentes por preços menores quando fosse mais adequado. Num momento em que a maior parte dos componentes do IPCA é pressionada, o governo consegue dar uma ajuda de aumento de preço num dos únicos itens que ajudava a controlar a inflação.

A baixa qualidade virá pela diminuição da competição com carros importados mais equipados. A exigência de inovação pelas empresas lembra a velha política de informática da década de 80, aliás, muito querida a uma parte do governo. A tendência é que as montadoras acabem importando mais carros de México e Argentina, que não estão dentro do acordo e produzem carros muito mais baratos que os nacionais. Parece que o governo tem saudade das "carroças" que infestavam o País antes da abertura na década de 90. Abre ainda a brecha para que essas distorções sejam estendidas para outros setores, nos moldes do que já se fez para o setor de petróleo. Aliás, que tentação para o governo será não fazer a mesma coisa em informática.

O que o governo deveria ter feito então? Sabendo que políticas setoriais específicas de proteção nunca funcionaram a contento no País, o governo deveria perseguir políticas horizontais de aumento de competitividade, que buscassem diminuição da carga tributária e do custo de infraestrutura para as empresas. Mas isso é pedir demais para o atual governo, que tem buscado o contrário.

ECONOMISTA-CHEFE DA MB ASSOCIADOS

Nenhum comentário: