sexta-feira, setembro 16, 2011

RUY CASTRO - Fiasco


Fiasco
RUY CASTRO
FOLHA DE SP - 16/09/11

RIO DE JANEIRO - Nove entre dez mesas de debates na recente Bienal do Livro discutiram, em certo momento, a questão: o e-book -ou o livro digital, ou "as novas mídias"- vai acabar com o livro impresso? Nem a velha pergunta "Quem somos, de onde viemos, para onde vamos?", nem a formulação de Freud "Afinal, o que querem as mulheres?", nem o terceiro segredo de Fátima interessou tanto nos últimos cem anos. Parece que não chegaremos a 2012 se alguém não der uma resposta a isto.
Dito assim, tem-se a impressão de que as massas estão se organizando em batalhões e comprando mais e-books do que a indústria editorial está sendo capaz de produzir. Que, nos aviões, ônibus, metrôs, praias e cabeceiras, não se veem mais livros de papel na mão das pessoas, só tablets. E que os e-books estão disparando nas listas de livros mais vendidos.
Na verdade, não é assim -não no Brasil. As maiores editoras brasileiras, levadas pelo que parecia ser uma tendência incontornável, fizeram enormes investimentos e, de um ano para cá, "disponibilizaram" centenas de títulos nesse formato. E como vão de vendas? Uma supereditora já vendeu 70 exemplares dessas centenas. Não 70 exemplares de cada título, mas 70 no total. E há outras no mesmo caso. Donde inúmeros títulos estão há meses à míngua de um único leitor. Todo mundo fala e quer saber, mas ninguém compra.
Mas, nos EUA, todo mundo está aderindo ao e-book -dirá você. Sim, é o que afirma a Amazon, pai e mãe do brinquedo e principal interessada em que o mundo arrase em e-books. Só faltou combinar com o resto do planeta. Os números que a Amazon apregoa não batem com os dos livreiros brasileiros, que se sentem mais próximos dos números de venda de e-books na Europa -que também falam de um fiasco.
O e-book é um sucesso. Só não tem leitores, nem compradores.

Nenhum comentário: