sábado, setembro 24, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Nomes, por favor
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 24/09/11

O presidente do Conselho de Ética da Assembleia paulista, Hélio Nishimoto (PSDB), considera "gravíssimo" o caso do deputado Roque Barbiere (PTB), que em entrevista acusou "até 30%" dos colegas de vender emendas ao Orçamento do Estado. "Ele colocou o Legislativo sob suspeita. Está claro que isso é motivo para fazer investigação e convocações. Teremos muito trabalho pela frente". Além de cobrar que Barbiere nomine os episódios que afirma conhecer, Nishimoto diz que o órgão deverá punir o petebista, em grau que dependerá de suas explicações. Se ele se retratar publicamente, pouca gente acredita na perda do mandato.

Deixa disso 1 De Campos Machado, presidente do PTB-SP e líder do partido na Assembleia, sobre Barbiere: "É meu companheiro correto e leal há mais de 20 anos. Tenho toda a confiança nele".

Deixa disso 2 A respeito da acusação, Campos alega que as declarações de Barbiere estariam "fora de contexto". "Ele está estupefato", diz. "Esse não é o pensamento nem o sentimento dele." 10 - 7 = 4 Do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) sobre a relatora Nancy Andrighi, que, ao defender o registro ao PSD, contabilizou 514,9 mil assinaturas em apoio à sigla: "A conta da ministra só pode estar baseada no livro de matemática do MEC".

Marcação 1 Com a batalha final em torno do PSD adiada, aliados e adversários de Gilberto Kassab voltam atenções para os ministros do TSE. As pressões tendem a se concentrar em Teori Zavascki e Marcelo Ribeiro. Apesar de o primeiro ter sinalizado viés contrário ao registro, há quem aposte que ele possa virar o voto.

Marcação 2 Sobre Ribeiro pesa o fato de ter sido relator da resolução que exige número mínimo de assinaturas reconhecidas pela Justiça para a criação de partido. Com base nesse texto, o DEM sustenta que o PSD não terá direito ao regsitro.

O astro Na parte reservada de seu café da manhã com a Força Sindical, ontem, José Dirceu previu ser "muito difícil" uma vitória de Fernando Haddad sobre Marta Suplicy na disputa pela candidatura do PT em São Paulo. O ex-ministro se declarou convencido de que haverá prévias.

Velinhas Michel Temer, que ontem completou 71 anos, foi comemorar em Nova York. Assim como Dilma, hospedou-se no Waldorf Astoria. Na segunda, o vice falará no seminário "Brasil - A Nova Economia Global Verde", do Fórum das Américas.

Ao mestre O próximo livro de Gabriel Chalita, "Sócrates e Thomas More - Correspondências Imaginárias", a ser lançado em outubro, é dedicado a Temer, patrocinador da candidatura do deputado à sucessão paulistana.

Exportação Ainda colhendo os louros da eleição da mãe ao TCU, Eduardo Campos (PSB-PE) será palestrante no Fórum das Américas e em seminário do Grupo Lide em Roma.

Em tempo Sem prejuízo de suas desavenças com Saulo de Abreu Filho, Luiz Antônio Marrey não era mais procurador-geral de Justiça à época das ações movidas contra o então secretário da Segurança. No cargo estava Rodrigo Pinho, sucessor e integrante do grupo de Marrey noMinistério Público.

Visita à Folha José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Flávio Crocce Caetano, chefe de gabinete, e Larissa Squeff, assessora de comunicação.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"O feitiço se voltou contra o feiticeiro. O senador Fernando Collor está reclamando porque fizeram com ele o que ele quer fazer com a sociedade brasileira."
DO SENADOR WALTER PINHEIRO (PT-BA), sobre a queixa do ex-presidente diante da alegada ausência de resposta a questionamentos que encaminhou ao Executivo sobre a Lei de Acesso à Informação, cuja votação ele tenta adiar.

contraponto

É hoje que eu não janto


No julgamento do TSE sobre o pedido de registro do PSD, os ministros discutiam quanto tempo seria destinado à sustentação oral dos advogados. Marco Aurélio Mello sugeriu ampliar de 15 para 20 minutos o limite de cada um. Ele argumentou que, não sendo tantas assim as partes que se manifestariam no caso em questão, o acréscimo causaria pouco transtorno aos trabalhos.
Com expressão de desalento, o presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski, retomou a palavra e desabafou:
-Então imagine a que horas sairemos daqui...

Nenhum comentário: