sábado, setembro 10, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Choro preventivo
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 10/09/11

Embora reconheçam que os estoques estão altos, devido ao aumento das importações, Planalto e sindicatos enxergam a concessão em cascata de férias coletivas pelas montadoras de veículos como pressão pela redução do IPI. A medida visaria ainda impedir novos acordos que resultem em aumento real de salário.

A indústria deseja, sobretudo, que o governo promova a diminuição do imposto sem exigir contrapartidas, como o índice de 60% de nacionalização de autopeças. Apesar das tratativas da Anfavea com a equipe econômica, a tendência hoje é que o martelo seja batido pela própria presidente.

Na onda 1 Em reunião ontem com a participação de Dilma, o governo bateu o martelo: quer aprovar a Comissão da Verdade na Câmara em 21 de setembro, dia em que a presidente fará seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU.

Na onda 2 O Planalto se esforçará para emplacar, na mesma semana, a lei de Acesso à Informação, pendente de votação no Senado. No dia 20, já em NY, Dilma participará de seminário sobre transparência em governos.

Cheiroso Dentro do festival de ideias de fontes alternativas para financiar a saúde, Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) propôs ontem no Senado "aumentar o imposto sobre perfumes franceses".

Reforço 1 O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), autonomeou-se membro da Comissão de Constituição e Justiça, para onde despachou também Onyx Lorenzoni (RS) e Ronaldo Caiado (GO). Tudo para reforçar o time oposicionista na comissão a partir da próxima semana.

Reforço 2 O partido fará obstrução total na CCJ na tentativa de evitar a votação da DRU (Desvinculação de Receitas da União), prioritária para o governo. Se a matéria for aprovada, Neto ameaça questionar no Supremo a constitucionalidade da DRU.

Maquininha Na alegação final entregue ao Supremo, a defesa de Delúbio Soares cita trecho de depoimento de Ivan Guimarães. Então membro da coordenação de finanças do PT, ele teria reagido assim ao orçamento de R$ 14 mi apresentado por Duda Mendonça para a festa da posse de Lula: "Não tem como fazer dinheiro para isso".

Para lembrar Em 2003, Guimarães, braço direito de Delúbio na arrecadação petista, ganhou a presidência do Banco Popular, perdida no terremoto de 2005.

Faroeste 1 Em nota distribuída à bancada federal do Paraná, Osmar Serraglio (PMDB) chama Zeca Dirceu (PT) de "inescrupuloso", acusando-o de tomar para si o crédito por emendas que seriam do peemedebista. O acusado diz que as emendas eram dele mesmo.

Faroeste 2 No documento, o ex-relator da CPI dos Correios afirma que o filho do ex-ministro José Dirceu ameaçou convocar claque para vaiá-lo se ele fosse a cerimônia de entrega de um caminhão em Alto Piquiri.

Aviso prévio O PSDB-SP notificará Walter Feldman, que anunciou sua saída do partido em abril, mas até hoje não apresentou carta de desfiliação. Com a medida, os tucanos pretendem evitar que o ex-secretário municipal de Esportes eventualmente assuma cadeira na Câmara como suplente.

Marineiro? Em privado, Feldman tem dito que não pretende aderir imediatamente a outra legenda, embora se declare entusiasta do movimento de Marina Silva.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Como o governo não se entende, o último recurso é mesmo a gritaria. O perigo é o Gabrielli gritar fora de casa como Tarzan e dentro, como Piu Piu."

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, DUARTE NOGUEIRA (SP), comentando declaração do presidente da Petrobras de que já teria gritado com Dilma Rousseff em "discussões acalarodas" sobre os rumos da estatal.

contraponto

Pai da matéria


Em encontro do "Conselhão" para tratar da Copa, Orlando Silva falava das complexidades do evento, citando como exemplo a ocupação do Ministério do Esporte por manifestantes que questionavam critérios de desapropriação para obras. O presidente da Embratur, Flávio Dino, lembrou que Orlando tinha experiência no ramo, pois no passado havia feito ações similares como presidente da UNE. O conselheiro Murillo de Aragão brincou:

-É a confirmação do ditado: "pau que dá em Chico, dá em Francisco". Aguente, ministro!

Nenhum comentário: