domingo, setembro 04, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Jogo de duplas
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 04/09/11

Instado a comparar a relação Dilma Rousseff-Alexandre Tombini à de Lula com Henrique Meirelles, um observador privilegiado dos dois governos conta que o presidente anterior ouvia as explanações do titular do Banco Central, normalmente as aceitava e de vez em quando lhe dava uns ralhos. Meirelles, por seu turno, buscava acordos de longo prazo com o chefe -um desenho de política que Lula acompanhava a intervalos dilatados. Já entre Dilma e Tombini a conversa é mais técnica, e os entendimentos, de prazo mais curto -ela segue os dados amiúde.
Lula exigia de Meirelles que fosse a público se explicar. Nesse quesito, Dilma cobra menos de Tombini.


Semelhanças Assim como Lula e Meirelles, Dilma e Tombini pouco se conheciam antes de trabalharem juntos. E, em ambos os casos, desenvolveu-se uma relação de respeito mútuo.

Ruptura O queixo caído dos ministros do Supremo Tribunal Federal diante do "perdido" que o governo ameaçou dar no reajuste do Judiciário se explica: desde a presidência de Carlos Velloso (1999-2001), o Executivo não mexia na proposta orçamentária do Judiciário.

Ponta cabeça 1 Causou estranheza no próprio governo a entrevista coletiva na qual a ministra Miriam Belchior (Planejamento) apresentou o Orçamento de 2012 e, ato contínuo, disse que ele sofrerá um contingenciamento de mais de R$ 25 bi.

Ponta cabeça 2 Em geral, o Executivo atribui a necessidade de promover cortes aos "jabutis" acrescentados pelo Congresso -que, neste caso, ainda não havia nem recebido a peça. Ou seja, o governo admitiu a necessidade de rever o próprio trabalho -ao anunciá-lo.

Edição Sem prejuízo da opinião geral de que Dilma estava desenvolta como nunca antes em sua aparição no congresso do PT, alguns correligionários mais afiados ainda esperam ver três expressões banidas do discurso da presidente: "eu acho", "eu queria" e "no meu governo" -em vez de "nosso".

Confecom 2.0 A malhação da imprensa revelou-se o assunto principal do congresso do PT. No partido, há quem reconheça que não havia outro disponível.

Bíblico Do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), prevendo no Twitter aliança PT-PMDB já no primeiro turno da eleição paulistana: "Lula quer o apoio do PMDB a [Fernando] Haddad. Logo veremos [Michel] Temer vestido de Salomé oferecendo a cabeça de Chalita na bandeja ao Guia Genial dos Povos".

Parceria 1 Na tentativa de conter o PSDB no seu principal reduto, Temer negocia diretamente com os petistas um pacote para a Baixada Santista em 2012. O vice convenceu o prefeito peemedebista de Santos, João Paulo Papa, a lançar candidato de seu grupo à sucessão, vetando pacto com os tucanos.

Parceria 2 O nome provável é o de Sérgio Aquino (presidente da Autoridade Portuária), abrindo caminho para composição que envolveria até a ex-prefeita Telma de Souza (PT), hoje deputada estadual. Pelas mãos de Temer, as siglas também podem se unir em Praia Grande, Cubatão e Guarujá.

Eldorado Beneficiado pelo pré-sal e pela expansão da indústria naval, o litoral sul é alvo de Geraldo Alckmin, que anunciou obras bilionárias, como o VLT e o túnel. O governador patrocina a candidatura santista de Paulo Barbosa, seu secretário de Desenvolvimento.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Agora fica claro o motivo do isolamento do Serra. Ele está afinado com a gente, e o restante do PSDB, totalmente perdido."
DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR), sobre as críticas de tucanos à redução da taxa básica de juros determinada pelo Banco Central, bandeira histórica do candidato derrotado do partido à Presidência da República.

contraponto

Texto e contexto


Chico Alencar (PSOL-RJ) e Nelson Pellegrino (PT-BA) visitavam exposição na Câmara sobre os 50 anos da Campanha da Legalidade, quando pararam diante de reprodução do bilhete com o qual Jânio Quadros renunciou. Ao ler o trecho "deixando com o ministro da Justiça, as razões de meu ato", Alencar comentou:
-Quem diria: o presidente professor cometeu um erro gramatical, separando o verbo de seu objeto!
Pellegrino retrucou:
-Professor Chico, acho que o erro realmente grave do Jânio foi de análise de conjuntura...

Nenhum comentário: