sábado, setembro 03, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


O que é isso, companheiro?
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 03/09/11

Os petistas mais afinados com o governo chegaram ontem à abertura do congresso em Brasília um tanto preocupados com a dissonância entre o discurso do partido sobre juros e a paulada na taxa Selic anunciada quarta-feira pelo Banco Central. Na versão preliminar da resolução a ser aprovada no final do evento, a tônica é a histórica defesa da redução das taxas e a cobrança por medidas "mais ousadas" nessa área.
"É ridículo. A decisão do Copom é tudo o que o PT sempre defendeu. O clima tem de ser de euforia", disse o senador Lindberg Farias (RJ). Ao falar, o presidente da sigla, Rui Falcão, elogiou a decisão do BC, mas manteve o tom programático da resolução.


Grande audiência
O Planalto vibrou com o episódio de "A Grande Família" no qual Nenê (Marieta Severo) convence Dilma a recuar do plano de demolir o clube do bairro. A presidente ainda patrocina a reconciliação da personagem com o marido, Lineu (Marco Nanini). Dilma soube da sátira quando o programa ainda estava no ar, na noite de quinta-feira.

Baixas Oswaldo Buarim, responsável pela agenda de Dilma, deixará o cargo. Meses atrás, Ester Homsani abandonou a chefia da equipe de ajudantes de ordens. Recentemente, Anderson Dorneles, espécie de "sombra" da presidente, pediu demissão, mas foi demovido.

Quem te viu... Quase não havia políticos ontem na posse dos novos diretores do Dnit, nomeados após a "faxina" de Dilma. No evento do outrora cobiçado órgão estavam só os deputados André Vargas (PT-PR) e Alexandre Silveira, este licenciado e à frente da Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana do governo de Antonio Anastasia (PSDB-MG).

...quem te vê Em seu discurso, porém, o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) cuidou de elogiar o trabalho dos diretores defenestrados Luiz Antônio Pagot e Hideraldo Caron.

Transição Mendes Ribeiro escolheu José Carlos Vaz para a secretaria-executiva do Ministério da Agricultura, selando o fim da rápida passagem de José Gerardo Fontelles pelo cargo. Ligado a Guido Mantega e a Reinhold Stephanes, Fontelles havia assumido a vaga do encrencado Milton Ortolan.

Santo... Contrariando estudos feitos na gestão de José Serra, o governo paulista decidiu criar a quarta região metropolitana do Estado: a do Vale do Paraíba (hoje, além da Grande SP, há as de Santos e de Campinas). O projeto seguirá para a Assembleia neste mês. Para os técnicos da administração anterior, o modelo ideal seria o de aglomeração urbana.

...de casa Geraldo Alckmin, contudo, concluiu que a mancha urbana onde fica Pindamonhangaba, seu berço político, reúne algumas das características que justificariam a nova denominação. A principal delas é a localização no corredor SP-RJ, que se encaixaria no conceito de megametrópole, preconizado pelo governo federal.

Herança Após o TJ-SP avalizar a permanência de Demétrio Vilagra (PT) na Prefeitura de Campinas, o grupo do deputado Gérson Bittencourt assumiu a articulação política do governo, com apoio da cúpula petista. O ex-secretário de Transportes é ligado a Marta Suplicy, de quem também foi assessor.

Visita à Folha Wesley Mendonça Batista, presidente da JBS-Friboi, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Alexandre Inacio, assessor de imprensa.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Do jeito que o governador Alckmin trata os servidores, os próximos pleitos não serão encaminhados aos sindicatos, mas à Comissão de Direitos Humanos."
DO DEPUTADO ESTADUAL MARCO AURÉLIO DE SOUZA (PT), sobre o projeto de reajuste dos funcionários do Centro Paula Souza, que cuida de escolas técnicas.

contraponto

#prontofalei


A ala peemedebista mais refratária à atual direção do partido reuniu-se na terça passada em jantar na casa do deputado Fábio Trad (MS). Osmar Terra (RS), que tem ligação histórica com o tucano José Serra, fazia um discurso crítico às práticas da sigla quando chegou o líder na Câmara, Henrique Alves (RN).
-Soube que vocês estão aqui promovendo uma avaliação do meu desempenho- disse Alves.
Alceu Moreira (RS) respondeu:
- Na verdade, nós estávamos, líder. Mas, agora que o senhor chegou, vamos mudar o tom....

Nenhum comentário: