sábado, setembro 17, 2011

PAULO SANT’ANA - A ameaça das doenças


A ameaça das doenças
 PAULO SANT’ANA
ZERO HORA - 17/09/11

Ontem, arrolei poucas coisas de que não gosto e esqueci-me das doenças.

No mesmo dia, esta semana, fiquei sabendo de uma doença em uma pessoa de minha família e outra doença num amigo e colega de trabalho. Desabei. Porque as doenças, quando me são noticiadas, sejam em mim, sejam nos meus seres queridos, me surpreendem em estado de pânico.

A doença sempre é uma ameaça. E, quando é diagnosticada como grave, como me aconteceu no início do ano, ela tem a propriedade de me colocar em desatino.

Eu ainda mais admiro a profissão dos médicos porque eles lidam com as doenças todos os dias e horas. Não há espaços nas vidas dos médicos separados da doença.

Esse meu terror com a doença se deve talvez à crença de que a doença é sempre a véspera da morte. Antes de quase todas as mortes surge a doença, desafiadora, ameaçadora, aterrorizante.

Existem as doenças físicas e, com mais ênfase na passagem do século, começaram a aparecer as doenças mentais ou emocionais.

E ao redor das doenças mentais e emocionais fiquei conhecendo esta semana um terror que as ronda: os pacientes que se tornam dependentes de determinados medicamentos e exorbitam por conta própria da autoministração de remédios, exageram na dose a tal ponto, que cinco dias atrás, no Hospital Mãe de Deus, apareceu um paciente que tomava 20 comprimidos de Dormonid por dia, uma dose que eu considero letal.

Pois, incrivelmente, uma doença paralela que assombra a equipe do Dr. Sérgio de Paula Ramos, no Mãe de Deus, é a dependência química não só de drogas ilícitas, mas frequentemente de drogas lícitas com licenças controladas, que gravemente está se institucionalizando porque, com o advento da internet, determinados pacientes têm facilidade para adquirir essas drogas sem receituário, no mercado negro.

Terrível.

Tenho familiaridade com uma doença perigosa, de vez que trato diariamente com meu diabetes.

O controle de minha glicemia é delicado. E todos os dias sou eu que o faço. Piso em ovos: qualquer descuido é fatal para o artista, pico-me e depois repico-me, vejo o nível de açúcar que há em meu sangue e em seguida injeto a dose de insulina correspondente.

Li esses dias que o Escurinho, grande jogador do passado no Internacional, já perdeu duas pernas com o diabetes. Pessoa doce o Escurinho, sorridente, amigo, quem puder ajudá-lo que o faça.

Por isso, vejo a encrenca em que estou metido, felizmente tenho sobrevivido a ela.

E lá vou eu, como milhares de pessoas, driblando as doenças, com o auxílio dos médicos e seus assistentes.

Por isso também, que tenho fixação jornalística no tratamento de saúde no Brasil.

Se os pacientes que conseguem comprar medicamentos, como eu, que conseguem se hospitalizar, já sofrem grandes atribulações, imagino por que passam os que não têm recursos para adquirir medicamentos e mendigam até à morte por um leito no hospital, nas filas mortais do SUS.

Por isso é que tanto escrevi nesses anos todos sobre o dilema da Saúde em nosso meio.

Deus há de nos dotar no futuro de governantes mais sensatos que se dediquem à causa do tratamento de saúde em nosso país.

Mas e no presente? Que faremos, se os ouvidos dos nosso governantes se mostram surdos?

Nenhum comentário: